Soluções intraweb

Delphi

24/06/2005

Bom dia,

estou inicando um projeto intraweb, como sou iniciante na programação p/ Web utilizando delphi 7, intraweb 5.0 (default) e inicialmente como StandAlone.....gostaria de entender alguns recursos básicos, como:

1- Centralizar o formulário principal da aplicação, caso a resolução utilizada pelo usuário final for diferente da aplicação compilada (800 x 600) por exemplo;
2- Um exemplo de OnMouseMove, com objetivo de mudar a fonte de um IWLabel por exemplo;
3- Fazer com q um Frame utilize um Scroll quando a aplicação publicada, pois em Designtime eu consigo isso, mas em Runtime o Scroll desaparece mesmo q a propriedade Autosize do Frame esteja como FALSE;

[b:c241f31726]Obs.: gostaria tb por através deste reivindica p/ o pessoal(colegas, fórum e revista) focar com maior intensidade esse tema, visto a escassez de material.....no qual vejo q não só eu como tb muitos colegas possuem vários dúvidas....sei q a revista já abordou esse tema (tecnlogia), mas não-assinantes da revista como eu, saem prejudicados nessa. [/b:c241f31726]

Att, Maiki Perin.

Maikiperin

Maikiperin

Curtidas 0

Respostas

Allen74

Allen74

24/06/2005

Olá Maiki,

Não utilizo Intraweb e nem mesmo Delphi para meus projetos na web, mas pela experiência que já tenho com aplicações deste tipo e do pouco que conheço da arquitetura do Intraweb, posso te dizer que:

A questão 1 se resume a um problema de Layout. Pode ser resolvida facilmente se você puder editar o template HTML que será gerado pelo intraweb para renderizar o formulário no navegador.

O segundo item já pode (ou não) ser complicado, já que os eventos são processados deste tipo são processados pelo Javascript do navegador. Não sei o quê o intraweb fornece para estas situações, mas isso pode ser realizado utilizando Javascript e DOM (tecnologias que você terá que começar a entender se quiser criar aplicações avançadas na web).

Quanto ao terceiro problema, não espere que suas telas na web sejam idênticas àquelas em designtime, porque apesar de fazer um bom trabalho gerando HTML e cuidando de outras questões de forma transparente para o desenvolvedor, não dá para replicar 100¬ (e sem um imenso esforço) os formulários de uma aplicação desktop no navegador.

Dito isso, eu fiz uma rápida pesquisa no Google e achei dois links que podem te ajudar a iniciar no intraweb. A maioria da documentação é em inglês, sendo que e o primeiro link tem bastante coisa na seção [b:3dd6431d5f]Resources[/b:3dd6431d5f], afinal é a página dos criadores do IntraWeb.

http://www.atozed.com/IntraWeb/
http://delphi.about.com/od/intraweb/

Um grande abraço

GOSTEI 0
Maikiperin

Maikiperin

24/06/2005

sobe !!

GOSTEI 0
Maikiperin

Maikiperin

24/06/2005

sobe !!

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

24/06/2005

´visto a escassez de material´
Isso é devido intraweb-vcl estar fora de cogitação no mercado.

Allen74 já deu boas dicas, pq nao respondeu?

GOSTEI 0
POSTAR