Somar campo em SQL
Ola pessoal
Tenho a seguinte situacao. Tenho uma grid na minha aplicacao, e um label.
Esta grid me informa o codigo do clientes, a descricao do servico prestado e o valor do servico. Preciso criar um query para que ele traga todas estas informacoes e jogue no label a Somatoria dos valoresl.
A tabela é RECEITAS e os campos sao CLIENTE, DESCRICAO e VALOR.
Obrigado
Tenho a seguinte situacao. Tenho uma grid na minha aplicacao, e um label.
Esta grid me informa o codigo do clientes, a descricao do servico prestado e o valor do servico. Preciso criar um query para que ele traga todas estas informacoes e jogue no label a Somatoria dos valoresl.
A tabela é RECEITAS e os campos sao CLIENTE, DESCRICAO e VALOR.
Obrigado
Sakamuta
Curtidas 0
Respostas
Rômulo Barros
01/12/2004
QUERY.SQL.ADD(SELECT SUM(VALOR) FROM RECEITAS WHERE CODIGOCLIENTE = ´ + INTTOSTR(CODIGODOCLIENTE)); QUERY.OPEN; LABEL1.CAPTION := QUERY.FIELDS[0].ASSTRING;
GOSTEI 0
Sakamuta
01/12/2004
ok ate ai tudo bem..
O meu problema eh que eu nao quero filtrar por cliente, na verdade nao preciso filtrar por nada.
O que eu preciso eh que na grid tenho o CODIGO DO CLIENTE, A DESCRICAO DO SERVICO, O VALOR DE CADA SERVICO e no LABEL tenha a SOMATORIA DOS VALORES>
Obridado..
O meu problema eh que eu nao quero filtrar por cliente, na verdade nao preciso filtrar por nada.
O que eu preciso eh que na grid tenho o CODIGO DO CLIENTE, A DESCRICAO DO SERVICO, O VALOR DE CADA SERVICO e no LABEL tenha a SOMATORIA DOS VALORES>
Obridado..
GOSTEI 0
Rômulo Barros
01/12/2004
Seu Grid, provavelmente, deverá estar ligado a um DataSet, Ok?
Então, dê um duplo click no seu DataSet e, com o botão direito do mouse, crie um [b:bf2df0eb82]campo Calculado[/b:bf2df0eb82] ´Add New Field´ - Name = total, type = float e Field Type = calculated.
Pronto, Agora no evento OnCalcFields do seu DataSet, faça:
Agora, no evento OnShow do seu formulário, faça:
Então, dê um duplo click no seu DataSet e, com o botão direito do mouse, crie um [b:bf2df0eb82]campo Calculado[/b:bf2df0eb82] ´Add New Field´ - Name = total, type = float e Field Type = calculated.
Pronto, Agora no evento OnCalcFields do seu DataSet, faça:
DataSet.FieldByName(´total´).asfloat := DataSet.FieldByName(´total´).asfloat + DataSet.FieldByName(´valor´).asfloat;
Agora, no evento OnShow do seu formulário, faça:
Label1.Caption := Grid.DataSource.DataSet.FieldByName(´Total´).AsString;
GOSTEI 0
Paulo Cesar
01/12/2004
naum sei se entendi direito mas tenta isso...
SELECT CLIENTE, DESCRICAO, (SELECT SUM(VALOR)
FROM RECEITAS) AS TOTAL FROM RECEITAS
SELECT CLIENTE, DESCRICAO, (SELECT SUM(VALOR)
FROM RECEITAS) AS TOTAL FROM RECEITAS
GOSTEI 0