somar colunas do dbgrid
Srs,
alguém já conseguiu somar duas ou mais colunas e mostrar a soma em uma outra coluna do dbgrid , sem usar queries ?
O dados vem de uma tabela teporária criada por um Clientdataset .
E o dbgrid esta liagado ao Clientdataset por um datasource.
Estou, sem idéias!
Grato!
erivando
alguém já conseguiu somar duas ou mais colunas e mostrar a soma em uma outra coluna do dbgrid , sem usar queries ?
Estou, sem idéias!
Grato!
erivando
Erivando
Curtidas 0
Respostas
Sremulador
13/04/2006
Você pode utilziar variaveis
ex
var
Total: Currency;
begin
if not tabela.eof then
repeat
total:= total + tabela.fieldbyname(´´).ascyrrenci;
tabela.nex;
until tabela.eof
caption.text...:= total...
claro que você tera que transformar o total para tipo texto, você pode utilizar o format flolat...
ex
var
Total: Currency;
begin
if not tabela.eof then
repeat
total:= total + tabela.fieldbyname(´´).ascyrrenci;
tabela.nex;
until tabela.eof
caption.text...:= total...
claro que você tera que transformar o total para tipo texto, você pode utilizar o format flolat...
GOSTEI 0
Martins
13/04/2006
Srs,
Estou, sem idéias!
Grato!
erivando
Seguindo a mesma linha do colega [b:862be72619]sremulador[/b:862be72619], vc consegue o q deseja, a menos q tenhamos entendido errado.
var valor : real; begin cds1.first; valor := 0; while not cds1.eof do begin cds1.edit; Valor := (Valor + Cds1.FieldByName(´Preco1´).AsCurrency + Cds1.FieldByName(´Preco2´).AsCurrency); cds1.FieldByName(´Total´).AsCurrency := Valor; Cds1.Post; cds1.next; end; ShowMessage(´Valores atualizados com sucesso...!´); end;
boa sorte!
GOSTEI 0
Erivando
13/04/2006
[quote:117dce981c=´INFORAMOS´]Srs,
Estou, sem idéias!
Grato!
erivando
Seguindo a mesma linha do colega [b:117dce981c]sremulador[/b:117dce981c], vc consegue o q deseja, a menos q tenhamos entendido errado.
var valor : real; begin cds1.first; valor := 0; while not cds1.eof do begin cds1.edit; Valor := (Valor + Cds1.FieldByName(´Preco1´).AsCurrency + Cds1.FieldByName(´Preco2´).AsCurrency); cds1.FieldByName(´Total´).AsCurrency := Valor; Cds1.Post; cds1.next; end; ShowMessage(´Valores atualizados com sucesso...!´); end;
boa sorte![/quote:117dce981c]
mas como saber qual coluna está selecinada no dbgrid ?
pode ser quando clicar em um botão obter o resultado de soma na outra coluna do dbgrid que poderar ser definida.
deu para enteder?
GOSTEI 0