somar colunas do dbgrid

Delphi

06/01/2011

ola pessoal, bom tenho um dbgrid que tem umas dez(10) colunas com numeros de 34 a 56, sao numeracao de calçados, estou fazendo um formulario de vendas..portanto alguem poderia me ajudar a fazer a soma desses campos e jogar o total de calcados no campo quantidade...meu dbgrid(itensvendas) tem os seguinte campos=

CODPROD DESCRICAO 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 QTD VALOR UNIT TOTAL

ENTAO...quero que me de a soma das quantidade das colunas(de cada produto logico), ou seja codprod 9477 - numero 34=1,36=2 e assim sucessivamente, a qtd q o usuario digitar em cada coluna, aparecendo o total no campo quantidade...sendo assim o usuario nao precisara fazer a soma manualmente da qtd de calçados.

lembro que ja estou usando o oncalcfields para somar a qtd * valor unitario e aparecer o total no campo total..
Aguardo retorno....
Jose Maria

Jose Maria

Curtidas 0

Respostas

Deivison Melo

Deivison Melo

06/01/2011

Qual engine de acesso a dados está utilizando?   Caso esteja utilizando o ClientDataSet porquê não utiliza um sumary?   Qualquer coisa estou à disposição!   Emanoel Deivison
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

06/01/2011

emanuel, por ser um sistema simples estou usando o Paradox(paradoido)...delphi 7...table..
GOSTEI 0
Carlos Júnior

Carlos Júnior

06/01/2011

Basta fazer um loop no Dataset e somar os valores do registro   Dataset.First; Variavel := 0;     while not Dataser. Eof do       begin          Variavel := Variavel + DatasetNomeCampo.Value;           Dataset.Next;        end;     Resultado.Text := Variavel     Você pode criar uma variavel para cada tamanho de calçado.   Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

06/01/2011

carlos obrigado pela  dica, sou iniciante, vc me explica onde vou fazer o loop? dentro do dbgrid...aguardo retorno... 
GOSTEI 0
Carlos Júnior

Carlos Júnior

06/01/2011

Cara, vc pode colocar em um botão tipo btnCalcular   E quando vc salvar pode disparar um btnCalcular.Click.   Vai muita da sua criatividade
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

06/01/2011

Cara, vc pode colocar em um botão tipo btnCalcular   E quando vc salvar pode disparar um btnCalcular.Click.   Vai muita da sua criatividade
cara, eu tentei usar um botao mas nao estou conseguindo...tentei criar um campo calculado para somar as qtd q o usuario digtar nas colunas, mas nao esta aceitando.  tipo..   tableitenspedidos34.value(ou asinteger) + tableitenspedidos36.value + etc..... quando informo 5 campos da tabela ele para..nao aceita mais nada...   me ajuda ai...  
GOSTEI 0
POSTAR