sou iniciante e gostaria de pesquisar e selecionar produto no DBGRID
Então pessoal sou iniciante no delphi, estou usando o delphi7.
Estou criando um form para entrada de produtos, coloquei nele um dbgrid e criei um campo "nome produto" nesse campo eu busco meus produtos cadastrados.
No dbgrid já aparece todos os meus produtos, eu gostaria de filtrar os produtos, como faço ??
Estou usando um banco da dados access!!
Estou criando um form para entrada de produtos, coloquei nele um dbgrid e criei um campo "nome produto" nesse campo eu busco meus produtos cadastrados.
No dbgrid já aparece todos os meus produtos, eu gostaria de filtrar os produtos, como faço ??
Estou usando um banco da dados access!!
Tiago Zappelini
Curtidas 0
Melhor post
Fabio Cardoso
15/09/2015
Da uma olhada nesse tópico abaixo, vc vai fazer a mesma coisa que esta descrito la porem com o componente de acesso a dados do access. Caso você esteja usado bde para conexão e so fazer como esta descrito la no post que eu fiz.
https://www.devmedia.com.br/forum/filtro-em-tabela-paradox/531572
https://www.devmedia.com.br/forum/filtro-em-tabela-paradox/531572
GOSTEI 1
Mais Respostas
Allan
15/09/2015
olá.. então..não sei se entendi bem... mas...
geralmente eu uso o seguinte
adiciono um componente Edit e no envento onchange coloco
[]
procedure TFrm.ValorCampoChange(Sender: TObject);
begin
Dm.Tab_produtos.Locate('Nome',ValorCampo.Text,[loCaseInsensitive, loPartialKey]);
end;
[]
geralmente eu uso o seguinte
adiciono um componente Edit e no envento onchange coloco
[]
procedure TFrm.ValorCampoChange(Sender: TObject);
begin
Dm.Tab_produtos.Locate('Nome',ValorCampo.Text,[loCaseInsensitive, loPartialKey]);
end;
[]
GOSTEI 1
Tiago Zappelini
15/09/2015
Allan,
estou fazendo esta pesquisa em um dbgrid, pq estou buscando as informações em outra tabela,
tipo vou dar entrada em uma nota fiscal ai vou buscar o produto no meu cadastro de produto, qual clico em produto ele aparece a lista de todos os produtos cadastrados eu quero filtrar por exemplo só os que comecem com a letra A, conseguiu entender melhor?? desculpe minha ignorancia!!
estou fazendo esta pesquisa em um dbgrid, pq estou buscando as informações em outra tabela,
tipo vou dar entrada em uma nota fiscal ai vou buscar o produto no meu cadastro de produto, qual clico em produto ele aparece a lista de todos os produtos cadastrados eu quero filtrar por exemplo só os que comecem com a letra A, conseguiu entender melhor?? desculpe minha ignorancia!!
GOSTEI 0
Raimundo Pereira
15/09/2015
Tiago de Oliveira Zappelini.
function SelectSQL(qry: TClientDataSet; Instr: String): Boolean; *
begin
Try
qry.Close;
qry.CommandText := Instr;
qry.Open;
Result := True
Except
Result := False
End; // Try
end;
Para Chamar a função
SelectSQL(ClientDataSet1, "select * from NOME_DA_SUA_TABELA where NOME_DO_CAMPO like " + QuotedStr (Edit1.Text + "%"))
function SelectSQL(qry: TClientDataSet; Instr: String): Boolean; *
begin
Try
qry.Close;
qry.Open;
Except
End; // Try
end;
Para Chamar a função
SelectSQL(ClientDataSet1, "select * from NOME_DA_SUA_TABELA where NOME_DO_CAMPO like " + QuotedStr (Edit1.Text + "%"))
GOSTEI 1
Tiago Zappelini
15/09/2015
desculpe a minha ignorancia, mas esse comando eu coloco em qual lugar ???
GOSTEI 0
Raimundo Pereira
15/09/2015
implementation
{$R *.dfm}
//A função entra abaixo de {$R *.dfm}
//-----------------------------------------------------------------------------------------
function SelectSQL(qry:TClientDataSet; Instr: String): Boolean;
begin
Try
qry.Close;
qry.Open;
Except
End; // Try
end;
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Ao chamar a função >> Você pode adicionar no click de um button ou no event key press de algun edit
begin
SuaQuery.Close;
SelectSQL(SuaQuery, 'select * from NOME_DA_SUA_TABELA where NOME_DO_CAMPO like ' + QuotedStr (Edit1.Text + '%'));
SuaQuery.open;
end;
Testa ai .
Aguardo Retorno.
rcp@outlook.com.br
Whatz 71.93052489
{$R *.dfm}
//A função entra abaixo de {$R *.dfm}
//-----------------------------------------------------------------------------------------
function SelectSQL(qry:TClientDataSet; Instr: String): Boolean;
begin
Try
qry.Close;
qry.Open;
Except
End; // Try
end;
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Ao chamar a função >> Você pode adicionar no click de um button ou no event key press de algun edit
begin
SuaQuery.Close;
SelectSQL(SuaQuery, 'select * from NOME_DA_SUA_TABELA where NOME_DO_CAMPO like ' + QuotedStr (Edit1.Text + '%'));
SuaQuery.open;
end;
Testa ai .
Aguardo Retorno.
rcp@outlook.com.br
Whatz 71.93052489
GOSTEI 0
Ricardo Araujo
15/09/2015
você pode usar assim,
Query.Filtered := false;
Query.Filter := ' Nome_produto like ' + QuotedStr(Edit1.texte + '%');