Sou Iniciante
Dae.. Boa tarde!
eu tenho mta vontade de começar a programar, já me arrisquei a seguir algumas apostilas e fiz programas mto básicos do tipo: calculadora, editor de texto etc.
o negócio é que estou tentando fazer um programa para simular preços de vendas de veículos, funcionaria assim: à partir das informações contidas num banco de dados(modelo, preço de custo, preço de venda sugerido) o programa traria essas informacoes contendo campos para jogar o desconto, comissao etc. no final eu teria o resultado da venda, ou seja, o lucro.
A minha dificuldade é em fazer o programa se comunicar com o banco de dados, estou usando Delphi 7 e Firebird 1.5. Eu já criei o banco de dados a partir do IB Expert, mas não consigo fazer o programa puxar as informações. Quando eu compilo o GRID e o COMBOBOX não ´puxam´ as informacoes do banco. Já tentei de tudo e não sei mais o que fazer.
Em vista da minha pouquissima experiencia, creio que seja algo mto simples. Alguem tem alguma ideia de como me ajudar? Pode ser atraves de sites com tutoriais ou cursos.
Valeu!!
eu tenho mta vontade de começar a programar, já me arrisquei a seguir algumas apostilas e fiz programas mto básicos do tipo: calculadora, editor de texto etc.
o negócio é que estou tentando fazer um programa para simular preços de vendas de veículos, funcionaria assim: à partir das informações contidas num banco de dados(modelo, preço de custo, preço de venda sugerido) o programa traria essas informacoes contendo campos para jogar o desconto, comissao etc. no final eu teria o resultado da venda, ou seja, o lucro.
A minha dificuldade é em fazer o programa se comunicar com o banco de dados, estou usando Delphi 7 e Firebird 1.5. Eu já criei o banco de dados a partir do IB Expert, mas não consigo fazer o programa puxar as informações. Quando eu compilo o GRID e o COMBOBOX não ´puxam´ as informacoes do banco. Já tentei de tudo e não sei mais o que fazer.
Em vista da minha pouquissima experiencia, creio que seja algo mto simples. Alguem tem alguma ideia de como me ajudar? Pode ser atraves de sites com tutoriais ou cursos.
Valeu!!
Pardz
Curtidas 0
Respostas
Edilcimar
09/01/2006
inicialmente, quais os componentes que está utilizando para a conecção com o banco de dados?
GOSTEI 0
Pardz
09/01/2006
IBDatabase, IBTransaction, IBTable, DataSource
GOSTEI 0
Edilcimar
09/01/2006
conecte a ibtable a ibdatabase,
a ibtransaction a ibtable,
a datasouce a ibtable,
o dbgrid a ibtable,
coloque a ibtable como active = true e pronto
a ibtransaction a ibtable,
a datasouce a ibtable,
o dbgrid a ibtable,
GOSTEI 0
Pardz
09/01/2006
Faltava isso!!
Cara.. vc nao tem idéia do quanto eu precisava disso..
Muito obrigado mesmo!!
E me aguarde.. que com certeza voltarei com mais dúvidas bobas como essa!
Valeu!!!
GOSTEI 0
Pardz
09/01/2006
é.. já voltei..
Com grid funciona normal, mas com combobox não..
Edilcimar, pode me indicar algum site para aprender?
Com grid funciona normal, mas com combobox não..
Edilcimar, pode me indicar algum site para aprender?
GOSTEI 0
Edilcimar
09/01/2006
procure por uma apostila sobre delphi, creio que aqui mesmo tem para download, se não tiver veja em http://www.activedelphi.com.br/ que tem a biblia do dephi 6 (acho que também tem do 7)
GOSTEI 0
Edilcimar
09/01/2006
tem a do delphi 7
http://www.activedelphi.com.br/modules.php?op=modload&name=Downloads&file=index&req=viewsdownload&sid=1
http://www.activedelphi.com.br/modules.php?op=modload&name=Downloads&file=index&req=viewsdownload&sid=1
GOSTEI 0
Rafael Gomes
09/01/2006
nesse site voce encontra muitas apostilas muito boas!!
[url]www.planetadelphi.com.br[/url]
[url]www.planetadelphi.com.br[/url]
GOSTEI 0
Pardz
09/01/2006
Olá.. voltei :D
Estou tentando fazer o DBText_Resultado ser o resultado do Preço de Venda - Preço de Custo.
Mas nao estou conseguindo..
Podem me ajudar?
Estou tentando fazer o DBText_Resultado ser o resultado do Preço de Venda - Preço de Custo.
Podem me ajudar?
GOSTEI 0
Fernando_cunha
09/01/2006
Olá.. voltei :D
Podem me ajudar?
DBTEXT_RESULTADO.Caption:= StrtoInt(precoVenda.caption)- StrtoInt(precoCusto.caption)
GOSTEI 0
Fernando_cunha
09/01/2006
só nao eskeca de de converter de volta
usando
IntToStr
usando
IntToStr
GOSTEI 0
Pardz
09/01/2006
Deu esse erro:
[Error] Unit1.pas(49): Incompatible types: ´String´ and ´Integer´
[Fatal Error] Project2.dpr(5): Could not compile used unit ´Unit1.pas´
[Error] Unit1.pas(49): Incompatible types: ´String´ and ´Integer´
[Fatal Error] Project2.dpr(5): Could not compile used unit ´Unit1.pas´
GOSTEI 0
Edilcimar
09/01/2006
tem que transformar, strtoint, strtofloat, floattostr, inttostr
GOSTEI 0
Pardz
09/01/2006
como faz isso?
GOSTEI 0
Edilcimar
09/01/2006
leia o que o fernando escreveu
DBTEXT_RESULTADO.Caption:= StrtoInt(precoVenda.caption)- StrtoInt(precoCusto.caption)
GOSTEI 0
Pardz
09/01/2006
Fiz assim e deu certo.. :D
DBTEXT_RESULTADO.Caption := floattostr(strtofloat(DBText_Venda.caption)-strtofloat(DBText_Custo.caption));
e agora até consegui trocar o GRID por um TDBLookupComboBox
to quase lá..
valeuuuuuuuuuu
DBTEXT_RESULTADO.Caption := floattostr(strtofloat(DBText_Venda.caption)-strtofloat(DBText_Custo.caption));
e agora até consegui trocar o GRID por um TDBLookupComboBox
to quase lá..
valeuuuuuuuuuu
GOSTEI 0