Sou obrigado a ter um aqruivo .ini??

Firebird

05/11/2004

Olá pessoal, tudo tranquilo? Gostaria de saber se sou obrigado a ter um arquivo .ini pra ´salvar´ o caminho do banco de dados onde o usuário instalou?? se sim.. como eu faço ele? como ele funcionaria na instalação do projeto?? Grato pela ajuda..

Allan Elias Ramos :roll:

Aersoftware

Aersoftware

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/11/2004

Você não é obrigado a ter um arquivo INI, pode usar outros recursos tb, como o registro. O uso desses recursos apenas te permite tornar a tua aplicação independente do lugar onde estará o banco de dados. Se você usa IBX para conectar ao seu banco de dados, uma boa sugestão é usar o componente IBDatabaseINI que facilita o uso de arquivos INI. Se não tiver esse componente em sua paleta, deve atualizar seu IBX.

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

05/11/2004

Hmmm.. eu utilizo o dbExpress.. com o componente gratuíto UIB.. e Firebird 1.5.. qual seria a melhor sugestão pra esse?

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/11/2004

Pode usar o INI ou registro, tanto faz, só que daí você vai ter que codificar para ler a informação e passar ao componente de conexão.

GOSTEI 0
Weber

Weber

05/11/2004

Você pode ainda procurar o banco de dados sempre na pasta atual + \dados por exemplo

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/11/2004

Colega,

Com o Firebird 1.5.x pode ser usado o recurso de álias (aliases.conf), onde pode ser informado apenas o álias do banco de dados no componente de conexão...

O arquivo aliases.conf, configurado no servidor e conténdo um álias apontando para o caminho real do banco de dados, permite conectar-se a este banco apenas com, por exemplo, [b:e334e4a00b]192.168.0.1:MeuBanco[/b:e334e4a00b]

No aliases.conf deve conter a linha : [b:e334e4a00b]MeuBanco=C:\sistema\dados\banco.fdb[/b:e334e4a00b]

T+

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/11/2004

Mas mesmo com o recurso de aliases do FB 1.5 é bom poder alterar dinamicamente o caminho do banco, para não ficar preso a um IP específico.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/11/2004

Mas mesmo com o recurso de aliases do FB 1.5 é bom poder alterar dinamicamente o caminho do banco, para não ficar preso a um IP específico.

Com certeza.

GOSTEI 0
Weber

Weber

05/11/2004

Outra opção é passar o caminho do banco por parametro, onde o caminho iria no atalho do programa.
A desvantagem é que só seria possivel acessar o banco de dados através do atalho do executar.

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

05/11/2004

Eu posso tb forçar uma instalação em determinado local do programa? Assim eu já teria o caminho certo configurado não? Ou esse processo não é recomendado?

Allan Elias Ramos :wink:

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/11/2004

Poder pode, mas se o sistema for em rede?

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

05/11/2004

Bom, nesse caso específico, ele não é em rede..

Bom, mas ainda persiste a dúvida.. como devo fazer esse arquivo .ini, supondo q eu use essa solução.. o q ele deve conter?

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/11/2004

Deve ter pelo menos o caminho da base de dados.

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

05/11/2004

Mas como eu faço pro arquivo receber o local onde esta sendo instalado o programa? E como eu coloco no dbExpress q é pra ele pegar o conteúdo do .ini??

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/11/2004

Dê uma pesquisada no help do Delphi sobre as classes TIniFile, TRegistryIniFile, TRegistry e TMemIniFile para ver como funciona para usar arquivos INI ou o registro em suas aplicações.

GOSTEI 0
POSTAR