SP - Como chamar?
Amigos,
desculpem minha inexperiência, mas estudando aqui mesmo no forúm essa poderosa ferramenta do banco de dados firebird com StoredProcedure, fiquei muito interessado em saber como ela realmente funciona..., pois bem já verifiquei várias aplicabilidades de SP até ai tudo bem elas são realmente eficazes, mas o que eu ainda não entendi como é que eu chamo e passo os parâmentos de uma SP. utilizo os o fireBird1.5 e componentes IBX/IBDataSet/DataSource.
quem puder mostrar um exemplo ai de como chama-la e qual componente eu utilizaria para fazer isso, eu agradeceria bastante.
T+
desculpem minha inexperiência, mas estudando aqui mesmo no forúm essa poderosa ferramenta do banco de dados firebird com StoredProcedure, fiquei muito interessado em saber como ela realmente funciona..., pois bem já verifiquei várias aplicabilidades de SP até ai tudo bem elas são realmente eficazes, mas o que eu ainda não entendi como é que eu chamo e passo os parâmentos de uma SP. utilizo os o fireBird1.5 e componentes IBX/IBDataSet/DataSource.
quem puder mostrar um exemplo ai de como chama-la e qual componente eu utilizaria para fazer isso, eu agradeceria bastante.
T+
Alexandre_torres
Curtidas 0
Respostas
Thomaz_prg
20/05/2006
Bom, em si, existem 2 tipos de stored procedures: selecionáveis e executáveis.
As executáveis, para serem ´chamadas´ é usado o comando Execute Procedure dessa forma:
Você pode usar parâmetros para serem passados pela aplicação:
E daí passa os parâmetros normalmente. Se for uma IBQuery é assim:
Ibquery1.ParamByName(´p1´).Value := ValorDoParâmetro.
O mesmo é para as SP´s selecionáveis ( no caso da passagem de parâmetros). Para serem chamadas, elas podem ser chamadas como se dá um select em uma tabela normal:
Porém para as Selecionáveis, usa-se Open,e para as Executáveis ExecSql.
O que difere uma da outra é simplesmente o fato de uma delas retornar valor e a outra não.
Bom, é uma ajuda rápida, mas espero que te ajude.
As executáveis, para serem ´chamadas´ é usado o comando Execute Procedure dessa forma:
Execute Procedure MinhaProcedure ( p1, p2, p3 )
Você pode usar parâmetros para serem passados pela aplicação:
Execute Procedure MinhaProcedure( :p1, :p2, :p3 )
E daí passa os parâmetros normalmente. Se for uma IBQuery é assim:
Ibquery1.ParamByName(´p1´).Value := ValorDoParâmetro.
O mesmo é para as SP´s selecionáveis ( no caso da passagem de parâmetros). Para serem chamadas, elas podem ser chamadas como se dá um select em uma tabela normal:
Select * from MinhaProcedure( :p1, :p2 )
Porém para as Selecionáveis, usa-se Open,e para as Executáveis ExecSql.
O que difere uma da outra é simplesmente o fato de uma delas retornar valor e a outra não.
Bom, é uma ajuda rápida, mas espero que te ajude.
GOSTEI 0
Alexandre_torres
20/05/2006
Amigo, thomaz_prg
Agora sim!!!!, brigadão pela dica...
T+
Agora sim!!!!, brigadão pela dica...
T+
GOSTEI 0