SQL 2005, ADO, DBexpres, Zeos, DTS, CDS, DSP, QRY, Session

Delphi

23/09/2008

Galera é o seguinte:
Li vários posts colocado no forum, mas cada um com uma opnião.
Tenho um sistema desenvolvido em 3 camadas já desenvolvo a 5 anos em Delphi 6 e pretendo passar para delphi 7 ou 2005 ainda estou decidindo.
Para conectar o banco SQL Server 2000 usei os componentes da paleta
BDE - Dadabase + Session + Dcom
os componentes que uso são:
- Data Source
- Cliente Data Set
- Data Set Provider
- Query

Queria algumas opiniões dos mais experientes para as seguintes modificações que quero fazer.

Passar a usar o SQL Server 2005 com banco na internet (é o banco que vou usar e não vou trocar para outro vai ser SQL Server mesmo) o banco não será mais local como é hoje e terá um ip onde poderei conectar o banco, usuário senha e etc...
Minha configuração de conexão ao banco hoje é feita via arquivo ini, podendo alterar o local do banco de acordo com a necessidade do cliente.

Minha dúvida é:

- Vou ter que trocar o componete de conexão com o banco isso já sei; o componente Database vai embora e o Session e Dcom? vou ter que tirar também? Levando em conta que os componentes TQuery são ligados ao Session.

- Para esse ambiente em específico 3 camadas, SQL 2005, qual componente de conexão vcs me indicam. Pensando em velocidade, praticidade, e estabilidade com o banco.

- Os componentes: Data Source, Cliente Data Set, Data Set Provider, Query formam uma boa combinação para ser usado a um banco na internet (remoto) ou vocês me indicam trocar algum deles? Lembrando que vou usa-lo junto com o novo componente de conexão do banco e que o sistema já roda redondinho sem problemas com nenhum deles.

Quero que minhas alterações sejam em cima do banco de dados, o resto quero que seja somente ajustes.

Abraços a todos ! :D


Nilsonalvernaz

Nilsonalvernaz

Curtidas 0

Respostas

Nilsonalvernaz

Nilsonalvernaz

23/09/2008

Ninguem tem uma sugestão?


GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

23/09/2008

eu manteria o conjunto Data Source, ClientDataSet e DataSetProvider, porém usaria os demais da dbExpress (SQLConnection + SQLDataset ou SQLQuery) ou ADO (ADOConnection + ADODataset ou ADOQuery) e deixaria de lado os componentes BDE.


GOSTEI 0
Nilsonalvernaz

Nilsonalvernaz

23/09/2008

Se eu usar o ADO ou dbExpress (ainda estou analizando a melhor opção) mas suponhamos que use o ADO, eu tiraria o componente Tsession? Ficaria somente com o ADO ligado ao DCom?


GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

23/09/2008

ADO e dbExpress não usam o TSession.
TSession é um componente do BDE.


GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

23/09/2008

complementando...
Não haverá a nescessidade do Session da BDE, pois, você trabalhará com osdados em memória e irá ultilizar o tratamento de transações ganhará mais velocidade e melhor desempenho em suas aplicações... dê uma olhada sobre o assunto no portal da [urlhttps://www.devmedia.com.br/canais/default.asp?site=36]ClubeDelphi[/url] lá vocâ vai encontrar vários artigos sobre o assunto e inclusive video-aulas do Guinther Pauli, Luciando Pimenta dentre outros feras...


GOSTEI 0
Nilsonalvernaz

Nilsonalvernaz

23/09/2008

galera valeu pela força e já tomei as decisões, mas cai em um problema que coloquei no seguinte topico. Se alguém puder ajudar...

[url]http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=97619&sid=2b98b12482c35bcf6232c2769685183e[/url]


GOSTEI 0
POSTAR