Sql para retornar mesês...
Bom dia...
Estou om dificuldades para montar uma SQL que retorne meses....
Na verdade quero apresentar em um combobox todos meses e ano que tiver registro no banco...
Ex: Combobox.items =
Jan-2009 {Se tiver algum registro de janeiro de 2009 }
Fev-2009 {Se tiver algum registro de fevereiro de 2009 }
Após isto apresentarei no DbGrid apenas os registros referentes ao mes e ano que for selecionado no combobox.... Isto consigo fazer...
Grato....
Estou om dificuldades para montar uma SQL que retorne meses....
Na verdade quero apresentar em um combobox todos meses e ano que tiver registro no banco...
Ex: Combobox.items =
Jan-2009 {Se tiver algum registro de janeiro de 2009 }
Fev-2009 {Se tiver algum registro de fevereiro de 2009 }
Após isto apresentarei no DbGrid apenas os registros referentes ao mes e ano que for selecionado no combobox.... Isto consigo fazer...
Grato....
Freed
Curtidas 0
Respostas
Joaoshi
08/04/2009
Colega, vê se ajuda:
Utilizando o Firebird.
SELECT DISTINCT EXTRACT(MONTH FROM DATA) AS MES, EXTRACT(YEAR FROM DATA) AS ANO FROM SUA_TABELA ORDER BY DATA
Utilizando o Firebird.
GOSTEI 0
Freed
08/04/2009
Obrigado pela dica..
Mas estou utilizando a base de dados do Acess, e o EXTRACT não funciona...
Tive pesquisando e encontrei uma forma de retornar todos registros de um mes, mas não vi possibilidade de implementar este codigo pra utilizar com meu proposito...
Nete caso retorna todos os registros de março(3).
Precisso povoar no combobox todos os meses/ano que possui registro no banco....(Dificuldade esta na SQL )
Grato
Mas estou utilizando a base de dados do Acess, e o EXTRACT não funciona...
Tive pesquisando e encontrei uma forma de retornar todos registros de um mes, mas não vi possibilidade de implementar este codigo pra utilizar com meu proposito...
SELECT * FROM Tabela WHERE MONTH([data]) =3´
Nete caso retorna todos os registros de março(3).
Precisso povoar no combobox todos os meses/ano que possui registro no banco....(Dificuldade esta na SQL )
Grato
GOSTEI 0
Pauloroger
08/04/2009
Tenho uma ADOQuery com SQL assim:
select * from TBL_ALUNOS
where datepart(´m´,[DATA_NASC] ) = :X
order by datepart(´d´, [DATA_NASC])
Ai você trabalha da melhor forma que quiser, eu simplesmente criei uma ComboBox com os meses de Janeiro a Dezembro na propriedade Itens, e um botão para consultar:
with DM.ADOQuery_Aniversariantes do
begin
Close;
Parameters.ParamByName(´X´).Value := ComboBoxMes.ItemIndex;
Open;
end;
lblAniversariantes.Caption := ´Total de Alunos encontrados : ´ + IntToStr(DM.ADOQuery_Aniversariantes.RecordCount);
select * from TBL_ALUNOS
where datepart(´m´,[DATA_NASC] ) = :X
order by datepart(´d´, [DATA_NASC])
Ai você trabalha da melhor forma que quiser, eu simplesmente criei uma ComboBox com os meses de Janeiro a Dezembro na propriedade Itens, e um botão para consultar:
with DM.ADOQuery_Aniversariantes do
begin
Close;
Parameters.ParamByName(´X´).Value := ComboBoxMes.ItemIndex;
Open;
end;
lblAniversariantes.Caption := ´Total de Alunos encontrados : ´ + IntToStr(DM.ADOQuery_Aniversariantes.RecordCount);
GOSTEI 0