SQLDATASET Generico DATASETPROVIDER CLIENTDATASET SQLSTOREDP

Delphi

08/03/2008

Pessoal, simples mais pra iniciante como eu... estou usando esses componentes SQLDATASET Genérico+DATASETPROVIDER genérico+CLIENTDATASET+SQLSTOREDP, seguindo uma video-aula de Luciano Pimenta, mas todas as vezes que chamo o formulário o último registro ainda esta visível, então pergunto: Em qual evento fecho o clientdataset na hora que for incluir ou atualizar?

procedure TDM.cdsOrgaoBeforePost(DataSet: TDataSet); //Executa SP incluir e atualizar arquivo direto na tabela ÓRGÃO do banco//
begin
Start;
try
with spOrgao do
begin
Params[0].AsInteger := cdsOrgaoID_ORGAO.AsInteger;
Params[1].AsString := cdsOrgaoNOME_ORGAO.AsString;
Params[2].AsString := cdsOrgaoSIGLA.AsString;
ExecProc;
Comit;
end;
except
Rollback;
end;
end;

obrigado

Jrcosmoluis

Jrcosmoluis

Curtidas 0

Respostas

Brunolspp

Brunolspp

08/03/2008

Olha,

utilizar de forma generica o sqldataset e demais componentes não é algo muito seguro e também não é muito prático.

No meu link de downloadsgratuitso tem uam apostila bem básica e bem passo a passo que mostra como fazer uso destes componentes.

Bem como tem vários exemplos implementados lá.

http://cc.codegear.com/author/795118

GOSTEI 0
T3r3son

T3r3son

08/03/2008

Desculpe-me, Bruno, mas sou iniciante nesse assunto e gostaria q vc fosse mais específico qdo diz que não é muito seguro trabalhar com sqldataset + provider genericos.
[]´s
Evaristo

GOSTEI 0
Brunolspp

Brunolspp

08/03/2008

Quando voce utiliza prvider genericos, onde se permite envio de comandos sql pelo clientdataset, acaba podendo ocorrer problemas de sql injection, sem falar na dificuldade de manutenção e complexidade do código.

E como acaba tendo baixa especificidade nos objetos, perde-se muito em reusabilidade, adaptabiliade. Há um aumento considerável de trabalho para desenvolvimento e manutenção.

GOSTEI 0
T3r3son

T3r3son

08/03/2008

Quer dizer entao que, pra facilitar a manutenção,..., se faz necessário usar o trio de componentes (pra cada tabela/consulta um conjunto)? E pra usar Trigger, SP, há alguma regra geral???
[]´s
Evaristo

GOSTEI 0
Brunolspp

Brunolspp

08/03/2008

A vantagem de se utilizar desta forma não é comente a manutenção, mas para descrever todas teria que demandar muito tempo e seria um livro... hehehe.

Para uso com procedure é a mesma coisa, coloca a procedure em um sqlproc ou em um sqldataset que prefiro mais, e o resto e ligaçao com provider e clientdataset.

no meu link de downloads, o primeiro exemplo, tem isso bem didático.

http://cc.codegear.com/author/795118

GOSTEI 0
POSTAR