Stored Procedure com componentes ADO????
Pessoal.
Construi um Banco em SQL 200 e estou usando os componentes ADO.
Como faço para passar os parametros necessarios da tabela pro ADO para executar a Stored Procedure:
Ex: Interbase: sp_Insert_clientes. parambyname(´NOME DO CAMPO´).ASstring := edtNome.text.
Usando ADO como faço?
Ex: sp_Insert_Clientes.????????
[]´s
Marcos
Construi um Banco em SQL 200 e estou usando os componentes ADO.
Como faço para passar os parametros necessarios da tabela pro ADO para executar a Stored Procedure:
Ex: Interbase: sp_Insert_clientes. parambyname(´NOME DO CAMPO´).ASstring := edtNome.text.
Usando ADO como faço?
Ex: sp_Insert_Clientes.????????
[]´s
Marcos
Marcosmp
Curtidas 0
Respostas
Vanius
20/01/2004
Boa tarde.
Estou usando as Stored Procedure no Delphi 3.
Em testes feitos no Delphi 5, utilizo um ADOQuery e no texto SQL dele coloco
EXEC SP_LocalizaCliente :Cliente
Acho q isto deve resolver seu problema.
a instrução EXEC executa uma ´rotina´ do sql.
Vc pode testar isto tambem no Query Analyser do SQL.
Abraços,
Vanius
Estou usando as Stored Procedure no Delphi 3.
Em testes feitos no Delphi 5, utilizo um ADOQuery e no texto SQL dele coloco
EXEC SP_LocalizaCliente :Cliente
Acho q isto deve resolver seu problema.
a instrução EXEC executa uma ´rotina´ do sql.
Vc pode testar isto tambem no Query Analyser do SQL.
Abraços,
Vanius
GOSTEI 0
Vanius
20/01/2004
Opa, acabei de lembrar do componente ADOStoredProc1.
Nele vc faz a conexao normalmente, igual ao adoquery.
Nele existe a propriedade ProcedureName. É so escolher a StoredProcedure do banco de dados.
Depois temos a propriedade Parameters. Depois que estes foren definidos, é so colocar Active = True;
Abraços,
Vanius
Nele vc faz a conexao normalmente, igual ao adoquery.
Nele existe a propriedade ProcedureName. É so escolher a StoredProcedure do banco de dados.
Depois temos a propriedade Parameters. Depois que estes foren definidos, é so colocar Active = True;
Abraços,
Vanius
GOSTEI 0
Cbritojunior
20/01/2004
Uma observação sobre procedures.
Um componente TADOStoredProc pode ser usado para executar uma determinada tarefa em um servidor ou retornar resultsets em um grid de dados. Ou seja no segundo caso vc pode conectar um DataSource a ele.
Para usá-lo dessa forma, como DataSet vc precisa usar o método Open e não o ExecProc que somente executa uma tarefa em um servidor.
Lembre-se de apontar a propriedade Connection para o ADOConnection corrente, automaticamente a propriedade ProcedureName se preencherá e escolha a procedure que vc criou no SGBD.
Exemplo de utilização de procedures com ADO;
with ADOStoredProc do
begin
Parameters.ParamByName(´@id_aluno´).value := Algo...;
ExecProc; ou Open;
end;
Um componente TADOStoredProc pode ser usado para executar uma determinada tarefa em um servidor ou retornar resultsets em um grid de dados. Ou seja no segundo caso vc pode conectar um DataSource a ele.
Para usá-lo dessa forma, como DataSet vc precisa usar o método Open e não o ExecProc que somente executa uma tarefa em um servidor.
Lembre-se de apontar a propriedade Connection para o ADOConnection corrente, automaticamente a propriedade ProcedureName se preencherá e escolha a procedure que vc criou no SGBD.
Exemplo de utilização de procedures com ADO;
with ADOStoredProc do
begin
Parameters.ParamByName(´@id_aluno´).value := Algo...;
ExecProc; ou Open;
end;
GOSTEI 0