Stored Procedure

Firebird

21/08/2003

Olá pessoal.

Quais as vantagens e desvantagens de usar Stored procedures para , por exemplo, incluir, alterar e excluir ao invés de usar TIBquery ou IBsql?
Como passar valores NULL para parametros em uma Stored Procedure?

Matche

Matche

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

21/08/2003

|Quais as vantagens e desvantagens de usar Stored procedures para ,
|por exemplo, incluir, alterar e excluir ao invés de usar TIBquery ou
|IBsql?

Eu *particularmente* não vejo nenhuma.

|Como passar valores NULL para parametros em uma Stored Procedure?

No Delphi??

ParamByName(´tal´).Clear;

T+

GOSTEI 0
Torres Delphi

Torres Delphi

21/08/2003

Em um ambiente que funcione realmente na arquitetura CLIENTE/SERVIDOR faz diferenca em processamento.

A Stored Procedure ficando no banco, o processo pesado fica la. Teoricamente essa maquina tem mais poder de processamento que as estacoes.

Em simples manutencoes de cadastros, pode nao causar efeito, mas se vc se propoe a fazer um sistema C/S entao use as procedures.

Mas imagine que vc tem um processo de faturamento que baixa estoque, cria notas fiscais para os pedidos e ainda gera duplicatas no contas a receber!! Sao muitos processos encadeados, se o volume for grande fara diferenca se todo esse processo acontecer localmente, na maquina do usuario.

Outro ponto positivo que vejo, eh a necessidade de fazer um ajuste.

Alterar uma procedure de processamento, pode ser mais rapido do que ajustar o programa Delphi.

Se vc tiver as procedures no seu cliente, ele te reclama de algum processamento incorreto e vc nao esta proximo de seu maquina com o Delphi. Ele pode ter mandar um e-mail com a procedure, vc ajusta com qq editor de texto, e no maximo, ele dropa a procedure antiga e cria com a nova versao.

[]´s

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

21/08/2003

|Em um ambiente que funcione realmente na arquitetura
|CLIENTE/SERVIDOR faz diferenca em processamento.

Que diferença fáz para o banco, receber e processar um comando INSERT INTO {...} ou um comando EXECUTE PROCEDURE que contenha um INSERT INTO ???

|A Stored Procedure ficando no banco, o processo pesado fica la.
|Teoricamente essa maquina tem mais poder de processamento que as
|estacoes.

Quando se trata de processamento, vc está certo, entretanto INSERT INTO {...} não é exatamente um ´processamento´

|Mas imagine que vc tem um processo de faturamento que baixa estoque,
|cria notas fiscais para os pedidos e ainda gera duplicatas no contas a
|receber!! {...}

Totalmente diferente de se efetuar um INSERT por stored procedures. No caso q vc menciona SIM deve-se lançar mão de STORED PROCS e TRIGGERS -- esse é o poder de SGBDRs.

|Outro ponto positivo que vejo, eh a necessidade de fazer um ajuste.
|Alterar uma procedure de processamento, pode ser mais rapido do que
|ajustar o programa Delphi.

Claro, más se vc usa a procedure para colocar somente um código insert, não fáz diferença na hora da manutenção.

Veja o q ele perguntou::

||´Quais as vantagens e desvantagens de usar Stored procedures para ,
||por exemplo, incluir, alterar e excluir ao invés de usar TIBquery ou
||IBsql?´

No que eu entendi, ele quer saber se deve criar stored procedures para fazer INSERTS, DELETES e UPDATES (únicos) no banco -- neste caso, não vejo nenhum ganho nisso.

T+

GOSTEI 0
Torres Delphi

Torres Delphi

21/08/2003

A. Farias,

Eu entendi muito bem que ele se referia a simples INSERT´s, DELETE´s ou UPDATE´s.

Quando costumo responder perguntas nos foruns, procuro passar minhas experiencias para os outros.
E nesse caso fui alem da pergunta, na intencao de poder acrescentar mais conhecimento para os que fazem as perguntas e para quem ler.

No meu comentario, fui claro (acho!!!), que existe um ganho consideravel em processamentos, veja bem, em processamentos!!!

Na empresa onde trabalho, sao desenvolvidos sistemas 100¬ procedurais. Ou seja, mesmo que seja um simples SELECT, ou INSERT, sera feito com procedures!!!!

Se vc fez uma procedure de insercao, atualizacao e der um erro no cliente, eh evidente que vc o detectaria antes de liberar a versao pra ele.

Talvez vc poderia ter feito suas consideracoes, mas sabendo que nao fantasie nada!!!

Concordo, para INSERT´s, DELETE´s ou UPDATE´s, realmente vc nao teria ´ganho´, mas realmente existe esse uso!

[]´s

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

21/08/2003

|Concordo, para INSERT´s, DELETE´s ou UPDATE´s, realmente vc nao
|teria ´ganho´, mas realmente existe esse uso!

Vc não deixou isso claro na sua resposta anterior.

Não se estresse, 8)

T+

GOSTEI 0
Torres Delphi

Torres Delphi

21/08/2003

Tranquilao!!! Nao esquenta!!!

GOSTEI 0
POSTAR