String vazia no Firebird
Olá
Eu tenho uma tabela de usuários no Firebird, cujo campo senha é do tipo VARCHAR. Qdo alguém inserir um novo usuário pelo sistema, eu quero ajustar o valor da senha para uma string vazia ( ´´ ) , pra depois o usuário alterar sua senha qdo logar no sistema. Mas não dá certo, ele sempre grava o valor NULL no campo. Já testei com CHAR tb, e ele continua apresentando esse comportamento.
Como eu insiro uma string vazia em um campo CHAR ou VARCHAR no Firebird? Eu não quero que o valor seja NULL.
Abraços.
Eu tenho uma tabela de usuários no Firebird, cujo campo senha é do tipo VARCHAR. Qdo alguém inserir um novo usuário pelo sistema, eu quero ajustar o valor da senha para uma string vazia ( ´´ ) , pra depois o usuário alterar sua senha qdo logar no sistema. Mas não dá certo, ele sempre grava o valor NULL no campo. Já testei com CHAR tb, e ele continua apresentando esse comportamento.
Como eu insiro uma string vazia em um campo CHAR ou VARCHAR no Firebird? Eu não quero que o valor seja NULL.
Abraços.
Tnaires
Curtidas 0
Respostas
Sremulador
01/10/2005
bem amigo eu fasso uma sugestão para este caso, você poderia colocar o código do usuário pois se você cadastrar dois ou mais ao mesmo tempo como ficaria neste caso ???
GOSTEI 0
Tnaires
01/10/2005
Olá
Nesse caso não há problema, pq um novo usuário só é inserido por um administrador do sistema. Qdo o novo usuário entra no sistema, eu mostro uma tela pedindo pra ele definir sua senha.
Mas eu percebi q não adianta ficar lutando contra a natureza do Firebird... Já ajustei as consultas pra levar em conta qdo a senha for nula.
D qq forma, obrigado pela ajuda, abraços.
Nesse caso não há problema, pq um novo usuário só é inserido por um administrador do sistema. Qdo o novo usuário entra no sistema, eu mostro uma tela pedindo pra ele definir sua senha.
Mas eu percebi q não adianta ficar lutando contra a natureza do Firebird... Já ajustei as consultas pra levar em conta qdo a senha for nula.
D qq forma, obrigado pela ajuda, abraços.
GOSTEI 0
Afarias
01/10/2005
vc não deixou claro se o código q define a senha é no banco ou no Delphi (ou outra ferramenta) ...
numa trigger no firebird ficaria:
new.senha = ´´;
num procedimento ficaria:
insert into tabela (senha) values (´´); ou
update tabela set senha = ´´ where...;
no Delphi pode ser algo semelhante a:
Query.FieldByName(´senha´).AsString := ´´;
T+
numa trigger no firebird ficaria:
new.senha = ´´;
num procedimento ficaria:
insert into tabela (senha) values (´´); ou