Substituição de Valores em Grid ou Semelhantes - IBO

Delphi

13/05/2005

Alow pessoal, tudo bem ?

Sei não, mas to achando que o nosso fórum deveria ter uma sessão específica pra trabalhar com componentes de acesso a dados, e dentro da mesma uma sessão trabalhando com IBO, só pra reunir as menssagens sobre o mesmo.

Vamos à minha questão:

PEssoal, sabemos que o FastReport tem um método que faz com que valores armazenados em campos possam ser substituídos na hora em que são exibidos ao usuário, (pra quem não conheçe, estou falando do GetValue), e estou em busca de uma solução parecida pra trabalhar com campos de uma base firebird, acessada pelo IB_query.

Tipow, atualmente to fazendo isso criando um campo calculado. Mas estou achando isso uma Gambiarra nada profissional, não é possivel que uma suíte de componentes de acesso a dados tão poderosa não tenha nada a respeito que solucione essa questão.

Alguem aqui conheçe algo sobre isso ?

Conhecimento é para ser divulgado.
Falowww

Technos

Technos

Technos

Curtidas 0

Respostas

Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

13/05/2005

Qual o componente do IBO estais utilizando ??? TIBOQuery ou TIBQuery ???

GOSTEI 0
Technos

Technos

13/05/2005

Componente Nativo
Ib_query

Mas... faz alguma diferença na utilização de componentes nativos ou não nesse caso ?

De toda Forma, um obrigado antecipado.

GOSTEI 0
Kotho

Kotho

13/05/2005

Você pode fazer isso no evento OnGetText que se encontra no FieldsEditor de qualquer componente que descenda de TDataSet...

GOSTEI 0
Technos

Technos

13/05/2005

Ae Kotho.

IBO Core (O Ibo Nativo), nao descende de Tdataset nao.

Ele é como se fose o Tdataset, ou seja, os outros componentes descenden dele, mais ou menos isso aí.

Ele não tem um fieldsEditor, tem outra maneira de fazer isso, só que eu nao sei como fazer.

GOSTEI 0
Nerdex

Nerdex

13/05/2005

...possam ser substituídos na hora em que são exibidos ao usuário...

Cara! é um pouco estranho esta requisição que vc necessita ... mas porque vc não faz esta ´transformação´ via código? Porque tu acha que os controles DataWare devem te fornecer esta funcionalidade de modificação de valores? Não entendo esta tua [i:d61142d0d0]condenação[/i:d61142d0d0]!? É problema de formatação do valor que tu tens problema?

GOSTEI 0
Technos

Technos

13/05/2005

Não pow.

Saca Só. no meio dos componentes Ibo, por exemplo, temos o componente ib_combobox, que neste componente tem uma propriedade Itens e outra chamada ItensValue...

pra quer serve essas propriedades: simples, digamos que voce tenha um campo que se chama dias da semana (segunda,terça, quarta...), só que na base de dados, o valor desse campo está assim: 1,2,3... ou seja, ao invés de eu guardar a string, eu salvo os números. Sacou ?

o que eu quero é exatamente isso, algum método que faça isso por min, simplesmente troque os valores na hora da exibição, para eu nao ficar dependente apenas dos comopnentes IBO que tem essa funcionalidade.

Falowww

GOSTEI 0
Nerdex

Nerdex

13/05/2005

Ahh sim... sem problemas agora ...: :idea: ... pode chamar os valores pela propriedade ´ItemIndex´s´ ... agora ficou fácil, pois cada valor 1,2,3... está concomitantemente interligado ao valor indexado/sequenciado na tabela...
Resolvido Thec? ... e na minha opinião! .. para isto, nem é necessário de um controle DataWare... nem mesmo tê-los na tabela! Tipo, para dias da semana ... o componente ComboBox provê uma lista interna de valores que podem ficar fixados...: :wink:

GOSTEI 0
Technos

Technos

13/05/2005

Eu sei caro amigo.

Só que, eu quero exibir esses valores em um componente IBO que não tem a propriedade ItemIndex, o componente onde eu quero exibir essas informações é em um Ib_grid.

Exatamente isso: trocar valores na hora da exibição, em componentes que tem essa propriedade acima citada, voce nem precisa fazer alguma rotina pra fazer isso, basta apenas preencher as propriedades Itemindex e ItemValues que o Ibo faz o restante pra voce.

Entendes o que falo e do que preciso agora ?

Technos.

GOSTEI 0
POSTAR