SUM
Caros colegas,
Possuo um select que retorna os seguintes valores na tabela abaixo:
|Nº NF | VALOR | CFOP |
|-----------------------|
|1 | 10,00| 1102 |
|1 | 10,00| 1102 |
|1 | 20,00| 1103 |
|5 | 30,00| 1104 |
|----------------------|
SOMAVALOR=??,?? |
|----------------------|
A minha dúvida é a seguinte, como faço para somar os valores da coluna ´VALOR´ obedecendo ao seguinte critério:
- Caso ocorra a repetição de todos os campos (´Nº NF´, ´VALOR´ e ´CFOP´) em mais de uma linha, considerar apenas a quantia do campo ´VALOR´ uma única vez.
Por exemplo:
Utilizei a função ´SUM´, deste modo obtive ´SOMAVALOR´ = 70,00, todavia o resultado que necessito é ´SOMAVALOR´ = 60,00. Pois como ´Nº NF´, ´VALOR´ e ´CFOP´ se repetem em mais de uma linha, quero considerar a quantia (10,00) de ´VALOR´ apenas uma única vez.
Atenciosamente,
Alex Ferreira de Almeida.
Possuo um select que retorna os seguintes valores na tabela abaixo:
|Nº NF | VALOR | CFOP |
|-----------------------|
|1 | 10,00| 1102 |
|1 | 10,00| 1102 |
|1 | 20,00| 1103 |
|5 | 30,00| 1104 |
|----------------------|
SOMAVALOR=??,?? |
|----------------------|
A minha dúvida é a seguinte, como faço para somar os valores da coluna ´VALOR´ obedecendo ao seguinte critério:
- Caso ocorra a repetição de todos os campos (´Nº NF´, ´VALOR´ e ´CFOP´) em mais de uma linha, considerar apenas a quantia do campo ´VALOR´ uma única vez.
Por exemplo:
Utilizei a função ´SUM´, deste modo obtive ´SOMAVALOR´ = 70,00, todavia o resultado que necessito é ´SOMAVALOR´ = 60,00. Pois como ´Nº NF´, ´VALOR´ e ´CFOP´ se repetem em mais de uma linha, quero considerar a quantia (10,00) de ´VALOR´ apenas uma única vez.
Atenciosamente,
Alex Ferreira de Almeida.
Alex.ueg
Curtidas 0
Respostas
Cpd_arim
17/04/2006
select Nº NF , CFOP, sum(valor) as valor from tabela group by Nº NF , CFOP
GOSTEI 0