Tabela Pedido X Tabela Nota Fiscal
Olá a todos,
Estou com uma dúvida, tenho uma tabela PEDIDO que possui a ITEM PEDIDO e a tabela NOTA FISCAL com a ITEM NOTA FISCAL, minha dúvida é a seguinte:
1. - Na tabela NOTA FISCAL, eu posso carregar a tabela ITEM NOTA FISCAL com as informações da ITEM PEDIDO, ou seja , na tabela Item Nota Fiscal eu NÃO terei um relacionamento com a tabela PRODUTO, pois os ítens já irão vir da ITEM PEDIDO, que esta sim, tera relacionamento com a PRODUTO!
2. - Vamos ver se consigo me expressar bem nesta dúvida... Se eu quiser deixar poder ser gerada uma NOTA FISCAL( nota fiscal AVULSA), sem a necessidade de se ter um PEDIDO, eu irei precisar que a Tabela ITEM NOTA FISCAL se relacione com a Produto, ou posso fazer uma função de busca na tabela PRODUTO , para no caso à parte de NOTA FISCAL AVULSA, o usuário possa carregar a ITEM NOTA FISCAL sem ter relacionamento com a produto??
3. - E por fim, tenho uma Tabela ICMS que esta relacioanda com a Produto, ou seja, quando vou cadastrar um produto, eu já coloco lá o icms do mesmo para se poder gerar os valores de icms da NOTA FISCAL, esta certo isso?? Como se é feito para se ter o icms da nota, pode ser assim mesmo como fiz??
Não tenho expertisse em vendas, mas se alguém tiver e independente do que estou bolando, poder me orientar do que seria o correto com relçao a vendas, eu agradeceria.. porque as vezes eu penso em algo, mas este algo não é viável ou não funciona em termos de lógica de venda.
att
Claudio
Claudio Gonçalves
Curtidas 0
Respostas
Wilson Junior
29/10/2010
Na sua tabela ITEM_NOTA_FISCAL, coloque todos os campos necesários para emitir uma nota avulsa, e inclua uma chave estrangeira apontando para a tabela ITEM_PEDIDO, se caso o item for gerado a partir do pedido, preencha o campo da chave estrangeira e os campos necessários (mesmo que seja uma repetição), caso contrário deixe-o como NULL.
O porque disto?
Quando for emitir relatórios da Nota Fiscal, pegara somente os dados da NOTA_FISCAL e ITEM_NOTA_FISCAL. Já se você não colocar os dados repetidos, você terá que verificar, para cada campo que é repetido, se o campo deve ser pego da tabela ITEM_NOTA_FISCAL ou ITEM_PEDIDO.
Espero ter colaborado.
O porque disto?
Quando for emitir relatórios da Nota Fiscal, pegara somente os dados da NOTA_FISCAL e ITEM_NOTA_FISCAL. Já se você não colocar os dados repetidos, você terá que verificar, para cada campo que é repetido, se o campo deve ser pego da tabela ITEM_NOTA_FISCAL ou ITEM_PEDIDO.
Espero ter colaborado.
GOSTEI 0
Claudio Gonçalves
29/10/2010
Fala Paulista,
seguinte vou colocar a imagem de como esta minha tabela, porque já faço
uma relação NÃO obrigatória da PEdido com a NOTA FISCAL, mas fiquei com o que disse...
se puder dar uma olha na imagem e me instrir, agradeço!!
segue imagem..
GOSTEI 0
Claudio Gonçalves
29/10/2010
Fala Paulista,
segue outra imagem pois a 1ª ficou meio ruim...
GOSTEI 0
Claudio Gonçalves
29/10/2010
Ufa.... acho que agora consegui melhorar a imagem!!!!
GOSTEI 0