Tamanho de um .JPG dentro do executável...
Bom dia pessoal!!!
Essa é minha primeira mensagem no grupo, e estou feliz por isso.
Bom, minha dúvida é a seguinte: Estou desenvolvendo uma aplicação que faz uso de muitas imagens. Logo, o .exe aumenta. Eu gostaria de saber o quanto do tamanho da imagem o .exe ´absorve´.
Ex: Tenho ao todo 1MB de imagens .JPG que fazem parte da minha aplicação. Se meu executável tiver 4MB, então com certeza 1MB é só de imagem?
Espero ter sido claro.
Desde já agradeço
Bruno Augusto[/code]
Essa é minha primeira mensagem no grupo, e estou feliz por isso.
Bom, minha dúvida é a seguinte: Estou desenvolvendo uma aplicação que faz uso de muitas imagens. Logo, o .exe aumenta. Eu gostaria de saber o quanto do tamanho da imagem o .exe ´absorve´.
Ex: Tenho ao todo 1MB de imagens .JPG que fazem parte da minha aplicação. Se meu executável tiver 4MB, então com certeza 1MB é só de imagem?
Espero ter sido claro.
Desde já agradeço
Bruno Augusto[/code]
Brunobaco
Curtidas 0
Respostas
Brunobaco
27/04/2005
SOBE
GOSTEI 0
Massuda
27/04/2005
...Tenho ao todo 1MB de imagens .JPG que fazem parte da minha aplicação. Se meu executável tiver 4MB, então com certeza 1MB é só de imagem?
A princípio sim. Como essas imagens estão sendo incluídas no seu programa (via TImage em um form ou é um resource embutido)?GOSTEI 0
Brunobaco
27/04/2005
Via TImage mesmo.
Naum teria outro modo para poder diminuir o .exe? Seria colocar num .res?
Obrigado
Naum teria outro modo para poder diminuir o .exe? Seria colocar num .res?
Obrigado
GOSTEI 0
Andremuller
27/04/2005
algumas imagens vc poderia carregar em runt time, tipo algum background da aplicação.
GOSTEI 0
Brunobaco
27/04/2005
como assim andremuller?
Me desculpe, mas naum tenho ideia de como fazer isso.
Desde ja agradeco.
Bruno Augusto
Me desculpe, mas naum tenho ideia de como fazer isso.
Desde ja agradeco.
Bruno Augusto
GOSTEI 0
Massuda
27/04/2005
Via TImage mesmo.
Nesse caso, talvez a imagem ocupe mais espaço pois existe a possibilidade do TImage estar convertendo o JPEG para BMP (que ocupa muito mais espaço) na hora de armazenar a imagem no DFM, mas não tenho certeza de que isso ocorra (teria de fazer alguns testes, mas não posso fazer isso agora).GOSTEI 0
Brunobaco
27/04/2005
Massuda e andremuller, se vcs puderem, me adicionem em msn de vcs.
bacoliv@hotmail.com
tenho muito interesse em diminuir o meu .exe.
Desde ja agradeco
bacoliv@hotmail.com
tenho muito interesse em diminuir o meu .exe.
Desde ja agradeco
GOSTEI 0
Andremuller
27/04/2005
Digo que algumas imagens não precisam ser compiladas junto.
Tipo digamos que você tem um imagem de background no seu form principal. Ao invés de ter a imagem adicionada ao TImage dá pra fazer algo como:
A imagem será carregada em Run Time.
Tipo digamos que você tem um imagem de background no seu form principal. Ao invés de ter a imagem adicionada ao TImage dá pra fazer algo como:
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); var sPath: string; begin sPath := ExtractFilePath(Application.ExeName) + ´Background.bmp´; if FileExists(sPath) then Image1.Picture.LoadFromFile(sPath); end;
A imagem será carregada em Run Time.
GOSTEI 0
Brunobaco
27/04/2005
Boa andre, mas o problema no meu caso, eh que a imagem eh 100¬ a interface. Entao se o usuario apagar essa img naum compilada, ferra com o programa.
Mas a ideia eh boa, e posso utilizar em outras coisas no mesmo prog.
Desde ja agradeco
Mas a ideia eh boa, e posso utilizar em outras coisas no mesmo prog.
Desde ja agradeco
GOSTEI 0
Andremuller
27/04/2005
no momento não estou conectado no msn.
se a sua intenção é diminuir drásticamente o tamanho do exe sugiro o estudo da viabilidade da modularização do sistema em DLLs ou BPLs.
Num primeiro momento, caso tenha realmente muitas imagens na aplicação, carregue-as em runtime e verifique se não houve um tempo excessivo no carregamento do form.
Existe bastante material disso na net.
se a sua intenção é diminuir drásticamente o tamanho do exe sugiro o estudo da viabilidade da modularização do sistema em DLLs ou BPLs.
Num primeiro momento, caso tenha realmente muitas imagens na aplicação, carregue-as em runtime e verifique se não houve um tempo excessivo no carregamento do form.
Existe bastante material disso na net.
GOSTEI 0
Marcelo Saviski
27/04/2005
Outro problema pode ser se vc estiver repetindo muito as imagens, tipo ter vários images com a mesma imagem, mas que façam coisas diferentes, o certo teria ter só um armazenado.
GOSTEI 0
Brunobaco
27/04/2005
Isso eu ja pensei, mas o prob eh que eu naum estou desenvolvendo sozinho, mas sim, dando continuidade a algo ja iniciado. A metodologia do outro desenvolvedor eh essa, e achei muito interessante, acaba ficando uma interface que eu nunca vi antes.
O que eu queria era poder customizar o exe. Verei quais ideias posso usar para que a app naum de problemas.
Se alguem tiver mais alguma ideia, sou todo ´ouvidos´
Desde ja agradeco
Bruno Augusto
O que eu queria era poder customizar o exe. Verei quais ideias posso usar para que a app naum de problemas.
Se alguem tiver mais alguma ideia, sou todo ´ouvidos´
Desde ja agradeco
Bruno Augusto
GOSTEI 0