Tamanho do arquivo do firebird

Firebird

07/10/2005

Olá! :D

Tenho um banco no firebird, q importa dados de outra base, esse registro são apagas e incluidos novamento todo dia. O ´problema´ é que o tamanho do arquivo do firebird está aumentando muito. Existe algum comando que compacte o banco ou alguma configuração que eu possa mudar para diminuir esse tamanho?

Obrigado.

Luizgaspa

Luizgaspa

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

07/10/2005

|Existe algum comando que compacte o banco ou alguma configuração
|que eu possa mudar para diminuir esse tamanho?

após apagar os registros, dê um SWEEP na base -- o banco não vai diminuir, mas o espaço dos registros deletados vai ser reaproveitado.

gfix -sweep -user sysdba -pass senha base.ib

T+

GOSTEI 0
Luizgaspa

Luizgaspa

07/10/2005

Muito Obrigado :D
Valeu

GOSTEI 0
Eduardo Pereira

Eduardo Pereira

07/10/2005

Para diminuir o tamanho físico do banco basta fazer um backup e depois um restore (usando o GBAK). Desta forma o espaço que era utilizado pelos registros apagados é liberado e o tamanho do arquivo FDB diminui bastante. Note, porém, que o fato do espaço dos registros apagados não ser liberado é proposital, pois é sempre custoso alocar mais espaço físico (pelo menos é o que acha a equipe que fez o Firebird/Interbase).

[]´s
Eduardo Pereira

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

07/10/2005

|pelo menos é o que acha a equipe que fez o Firebird/Interbase

não é o q eles acham, é assim q é.

Aliais, como se diminui um arquivo?? Não tem como, não existe no SO uma forma de fazer isso, vc só pode criar um arquivo e adicionar dados -- não pode tirar dados. Para reduzir um arquivo tem q (re)escrevê-lo novamente, e isso é inviável para bancos de dados.

T+

GOSTEI 0
POSTAR