teclas de função! isso pode ser feito?
Olá all,
estou com uma dúvida cruel. tipo eu tenho as teclas de função F5 a F8, ok
agora eu quero que quando for pressionada a tecla F6 (por exemplo) ela fique desabilitada, caso o cliente pressiona-la uma 2a. vez.
e só volte a ser habilitada se ele sair do form.
tipo F6 - Clientes --> ele entra no form clientes e se ele pressionar a tecla F6 novamente não acontece nada, mas se ele sair do form e tecla F6 novamente ai sim chama de novo o form Clientes.
muito grato,
Carlos
agora eu quero que quando for pressionada a tecla F6 (por exemplo) ela fique desabilitada, caso o cliente pressiona-la uma 2a. vez.
tipo F6 - Clientes --> ele entra no form clientes e se ele pressionar a tecla F6 novamente não acontece nada, mas se ele sair do form e tecla F6 novamente ai sim chama de novo o form Clientes.
muito grato,
Carlos
Cjs6331
Curtidas 0
Respostas
Flaviosan
29/04/2004
coloque um actionlist da paleta standart no form que chama o formulario de clientes. dê dois cliques no actionlist, aparecera uma caixa para voce criar as ações. pressione a tecla Insert para inserir uma nova ação. clique na nova ação e no object inspector do delphi, altere a propriedade ShortCut para F6. de dois clique sobre a ação e insira o codigo que irá chamar o formulario de clientes (se nao souber como fazer é so falar).
Agora no formulario de clientes, na propriedade oncreate do form inclua o seguinte codigo:
E na propriedade onclose do form:
Isso deve resolver.
Qualquer duvida é só perguntar
Agora no formulario de clientes, na propriedade oncreate do form inclua o seguinte codigo:
Action1.Enabled := false;
E na propriedade onclose do form:
Action1.Enabled := true;
Isso deve resolver.
Qualquer duvida é só perguntar
GOSTEI 0
Jsaraujo
29/04/2004
Bom dia,
Neste a caso pode-se criar uma variável para vericar se a tecla foi pressionada ou não, ou seja, quando vc pressionar a tecla F6 e o formulario for aberto a variavel aberto por exemplo recebe 1, no evento onclose do formulario aberto:=0, então ao pressionar F6 se aberto <> 1 então abre formulario senão não acontece nada.
Espero ter sido útil...
Neste a caso pode-se criar uma variável para vericar se a tecla foi pressionada ou não, ou seja, quando vc pressionar a tecla F6 e o formulario for aberto a variavel aberto por exemplo recebe 1, no evento onclose do formulario aberto:=0, então ao pressionar F6 se aberto <> 1 então abre formulario senão não acontece nada.
Espero ter sido útil...
GOSTEI 0
Flaviosan
29/04/2004
deixa eu corrigir uma coisa:
e
Form1.Action1.Enabled := False; //form1 é o formulario que onde esta o Actionlist
e
Form1.Action1.Enabled := True; //form1 é o formulario que onde esta o Actionlist
GOSTEI 0
Cjs6331
29/04/2004
Olá a todos novamente.
testei a opção do flaviosan e achei muito interessante. além de ter dado certo parece que é bem rápido.
Agradeço ao jsarujo pela colaboração também ok.
muito grato
Carlão
testei a opção do flaviosan e achei muito interessante. além de ter dado certo parece que é bem rápido.
Agradeço ao jsarujo pela colaboração também ok.
muito grato
Carlão
GOSTEI 0
Jonasaf
29/04/2004
Olá all,
muito grato,
Carlos
Vc ta usando o atalho F5 OU F6 para botoes de inserção ou edição...? pq tenho uma otima dica para resolver o problema....!
GOSTEI 0
Cjs6331
29/04/2004
Olá,
deixa eu explicar melhor, eu queria algo semelhante a, tipo: f5 - incluir, f6 - excluir, etc.
Assim que o cliente teclar f5 a rotina é iniciada, mas se o mesmo apertar f5 novamente ela deve estar desabilitada, senão executa 2 vezes.
essas rotinas são para usa o teclado ao invés do mouse ok. é mas rápido.
muito obrigado
carlão
deixa eu explicar melhor, eu queria algo semelhante a, tipo: f5 - incluir, f6 - excluir, etc.
Assim que o cliente teclar f5 a rotina é iniciada, mas se o mesmo apertar f5 novamente ela deve estar desabilitada, senão executa 2 vezes.
essas rotinas são para usa o teclado ao invés do mouse ok. é mas rápido.
muito obrigado
carlão
GOSTEI 0