ter dois S.Os na maquina
Eduardo Pessoa
Respostas
Alex Lekao
15/11/2013
Tem Sim, vc pode criar uma nova particao no Seu HD e fazer a instalacao do Linux.
A Sua maquina ficara com dual Boot, dando a opcao de escolha no windows ou no linux.
Agora a sua maquina nao suporte virtualizacao?
Normalmente eh possivel utilizar VMs em praticamente todo tipo de maquina.
Eu usava o Virtual Box com um core 2 duo com 3 GB de ram, e me serviu durante muito tempo.
Espero ter ajudado.
Abraco.
Alex - Lekao
Eduardo Pessoa
15/11/2013
sobre colocar os dois s.o´s, para fazer essa divisão do HD posso utilizar o proprio programa do windows 7?
Mauricio Padua
15/11/2013
Eduardo Pessoa
15/11/2013
Mauricio Padua
15/11/2013
Eduardo Pessoa
15/11/2013
ja tinha achado. obrigado.
Mauricio Padua
15/11/2013
Alex Lekao
15/11/2013
No Windows 7 vc tambem consegue fazer a divisao.
eh so fazer em gerenciador de discos.
Escolhe a opcao de diminuicao do disco e criar uma nova particao, pronto ta feito.
Existe uma excelente opcao que sao aplicativos do Hirens Boot, neles vc consegue fazer tudo isso com modo grafico, vc consegue inclusive descolar as particoes e recuperar particoes que vc nao consegue ajustar nem adiciona-las a particoes existentes.
Abraco.
Alex Lekao
15/11/2013
sobre colocar os dois s.o´s, para fazer essa divisão do HD posso utilizar o proprio programa do windows 7?
Entao na questao da lentidao, so que sera notado se ela existir ja no cenário atual, caso contrario nao sera perceptivel essa lentidao.
Pq o Windows nao "enchergara" a particao Linux e nao tratara a parte do HD particionado com fazendo parte do SO, em contrapartida o Linux ve a particao windows e vc consegue inclusive alterar arquivos seus que estao la, sem a necessidade de fazer o boot em windows, talvez vc consiga inclusive ter um outlook instalado no linux usando o Wine e gravando os e-mails na pst no windows, nunca testei mas acredito que seja possivel sim. rsrsr
Roniere Almeida
15/11/2013
ja tinha achado. obrigado.
ja usei esse system rescue em um curso, realmente, mas deve-se tomar cuidado quando for formatar(tipo: ntfs, fat, xt...)
Eduardo Pessoa
15/11/2013
Escolhe a opcao de diminuicao do disco e criar uma nova particao, pronto ta feito.
Existe uma excelente opcao que sao aplicativos do Hirens Boot, neles vc consegue fazer tudo isso com modo grafico, vc consegue inclusive descolar as particoes e recuperar particoes que vc nao consegue ajustar nem adiciona-las a particoes existentes.
Abraco.
esse hirens boot é gratuito?
Eduardo Pessoa
15/11/2013
Entao na questao da lentidao, so que sera notado se ela existir ja no cenário atual, caso contrario nao sera perceptivel essa lentidao.
Pq o Windows nao "enchergara" a particao Linux e nao tratara a parte do HD particionado com fazendo parte do SO, em contrapartida o Linux ve a particao windows e vc consegue inclusive alterar arquivos seus que estao la, sem a necessidade de fazer o boot em windows, talvez vc consiga inclusive ter um outlook instalado no linux usando o Wine e gravando os e-mails na pst no windows, nunca testei mas acredito que seja possivel sim. rsrsr
to estudando e quero fazer isso...ter os dois na minha maquina, obrigado hein alex.
Alex Lekao
15/11/2013
Abraco.
esse hirens boot é gratuito?
Sim... eh uma colecao de softwares... vc consegue a ISO na internet e queima o cd ou cria o pendrive bootavel e eh so mandar bala... so tome cuidado que alguns podem ferrar a maquina... srsrsr
Alex Lekao
15/11/2013
to estudando e quero fazer isso...ter os dois na minha maquina, obrigado hein alex.
Disponha...
precisando eh so falar...
ou fazer contato direto... no forum tem meu contato em algum lugar... rsrsrsr
Mariana Carvalho
15/11/2013
Eduardo Pessoa
15/11/2013
Alex Lekao
15/11/2013
Nao, o problema sera que quando vc quiser deixar de usar o linux por exemplo, praticamente tera que formatar a maquina, pq o windows nao consegue fazer esse gerenciamento de boot igual o linux e ele nao reconhece a estrutura criada pelo linux.
E para fazer o procedimento de dual boot, vc tem que instalar o windows primeiro e depois o linux, no processo de instalacao do linux ele pergunta se vc quer instalar os dois SOs lado a lado.
Alex Lekao
15/11/2013
Blz.
qqr coisa da um toque, nao manjo muito nao, mas tenho me virado bem... rsrsr
Mariana Carvalho
15/11/2013
Nao, o problema sera que quando vc quiser deixar de usar o linux por exemplo, praticamente tera que formatar a maquina, pq o windows nao consegue fazer esse gerenciamento de boot igual o linux e ele nao reconhece a estrutura criada pelo linux.
E para fazer o procedimento de dual boot, vc tem que instalar o windows primeiro e depois o linux, no processo de instalacao do linux ele pergunta se vc quer instalar os dois SOs lado a lado.
é por causa do tipo de arquivo não é? o xts ou xtf, não lembro.
Alex Lekao
15/11/2013
mas a principal diferenca eh que o linux usa um tipo de dados diferente, o Windows trabalha com NTFS e FAT e somente esses basicamente.
e o Linux tem alguns opcoes de arquvios se nao me engano EXT3, EXT3, e mais umas outras duas que nao me recordo agora.
e o linux consegue ler os do windows e o windows nao consegue ler do linux.
Mariana Carvalho
15/11/2013
me referi pq um não reconhece o outro, não é?(windows e linux.)
Eduardo Pessoa
15/11/2013
Mariana Carvalho
15/11/2013
Alex Lekao
15/11/2013
sim...
o Windows nao reconhece agora o Linux reconhece o NTFS normal.
Eduardo Pessoa
15/11/2013
Mariana Carvalho
15/11/2013
sim...
coisa doida isso...imagino quem trabalhar com as duas diretamente.
Alex Lekao
15/11/2013
Ate entendo...
a Microsoft tem por habito padronizar e restringir algumas coisas para fechar o uso apenas com eles. rsrsr
Alex Lekao
15/11/2013
sim...
coisa doida isso...imagino quem trabalhar com as duas diretamente.
aqui na empresa o meu parque eh misto...
eu tenho maquinas na plataforma windows 98, XP, 7, 2003, 2008...
e tenho maquinas com Linux... rsrsr
Mariana Carvalho
15/11/2013
Roniere Almeida
15/11/2013
Alex Lekao
15/11/2013
Mariana e Roniere, eh pq a estacao esta como terminal burro, usamos TS para usar o ERP da empresa e a estacao esta funcionando sem apresentar problemas ja fazem quase 10 anos... rsrsr
ela nao tem nada instalado a nao ser o SO, nao tem impressora, nada, tudo fica em servidores especificos justamente para nao ter nada instalado em estacoes, pq se der problema na estacao temos que refazer configuracoes, da mais trabalho, se der problema no servidor, eh so trocar o servidor com as mesmas caracteristicas e pronto, resolvido tudo no ar novamente. rsrsr
Roniere Almeida
15/11/2013
Mariana Carvalho
15/11/2013
Alex Lekao
15/11/2013
em breve ficara ainda melhor... rsrsr