ter dois S.Os na maquina

Off Topic

15/11/2013

sem que isso foge um pouco da realidade do forum, mas atualmente uso o windows como s.o principal, queria iniciar os estudos na plataforma linux, porem minha maquina não suporta virtualização, bem chato isso, queria saber se tem como fazer isso ja com o windows instalado?
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

Curtidas 0

Respostas

Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

Oi Bom dia!!

Tem Sim, vc pode criar uma nova particao no Seu HD e fazer a instalacao do Linux.

A Sua maquina ficara com dual Boot, dando a opcao de escolha no windows ou no linux.

Agora a sua maquina nao suporte virtualizacao?

Normalmente eh possivel utilizar VMs em praticamente todo tipo de maquina.

Eu usava o Virtual Box com um core 2 duo com 3 GB de ram, e me serviu durante muito tempo.

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

15/11/2013

Alex, mas o problema é a lentidão. infelizmente.

sobre colocar os dois s.o´s, para fazer essa divisão do HD posso utilizar o proprio programa do windows 7?
GOSTEI 0
Mauricio Padua

Mauricio Padua

15/11/2013

usa o system rescue, ele é muito bom.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

15/11/2013

vou atras desse programa, obrigado.
GOSTEI 0
Mauricio Padua

Mauricio Padua

15/11/2013

[url]http://www.sysresccd.org/SystemRescueCd_Homepage[/url]
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

15/11/2013

ja tinha achado. obrigado.
GOSTEI 0
Mauricio Padua

Mauricio Padua

15/11/2013

OK Eduardo, qualquer coisa posta aew.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

Ola Bom dia!!!

No Windows 7 vc tambem consegue fazer a divisao.

eh so fazer em gerenciador de discos.

Escolhe a opcao de diminuicao do disco e criar uma nova particao, pronto ta feito.

Existe uma excelente opcao que sao aplicativos do Hirens Boot, neles vc consegue fazer tudo isso com modo grafico, vc consegue inclusive descolar as particoes e recuperar particoes que vc nao consegue ajustar nem adiciona-las a particoes existentes.

Abraco.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

sobre colocar os dois s.o´s, para fazer essa divisão do HD posso utilizar o proprio programa do windows 7?

Entao na questao da lentidao, so que sera notado se ela existir ja no cenário atual, caso contrario nao sera perceptivel essa lentidao.

Pq o Windows nao "enchergara" a particao Linux e nao tratara a parte do HD particionado com fazendo parte do SO, em contrapartida o Linux ve a particao windows e vc consegue inclusive alterar arquivos seus que estao la, sem a necessidade de fazer o boot em windows, talvez vc consiga inclusive ter um outlook instalado no linux usando o Wine e gravando os e-mails na pst no windows, nunca testei mas acredito que seja possivel sim. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

15/11/2013

ja tinha achado. obrigado.

ja usei esse system rescue em um curso, realmente, mas deve-se tomar cuidado quando for formatar(tipo: ntfs, fat, xt...)
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

15/11/2013

Ola Bom dia!!!

Escolhe a opcao de diminuicao do disco e criar uma nova particao, pronto ta feito.

Existe uma excelente opcao que sao aplicativos do Hirens Boot, neles vc consegue fazer tudo isso com modo grafico, vc consegue inclusive descolar as particoes e recuperar particoes que vc nao consegue ajustar nem adiciona-las a particoes existentes.

Abraco.

esse hirens boot é gratuito?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

15/11/2013

Entao na questao da lentidao, so que sera notado se ela existir ja no cenário atual, caso contrario nao sera perceptivel essa lentidao.

Pq o Windows nao "enchergara" a particao Linux e nao tratara a parte do HD particionado com fazendo parte do SO, em contrapartida o Linux ve a particao windows e vc consegue inclusive alterar arquivos seus que estao la, sem a necessidade de fazer o boot em windows, talvez vc consiga inclusive ter um outlook instalado no linux usando o Wine e gravando os e-mails na pst no windows, nunca testei mas acredito que seja possivel sim. rsrsr

to estudando e quero fazer isso...ter os dois na minha maquina, obrigado hein alex.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

Ola Bom dia!!!

Abraco.

esse hirens boot é gratuito?

Sim... eh uma colecao de softwares... vc consegue a ISO na internet e queima o cd ou cria o pendrive bootavel e eh so mandar bala... so tome cuidado que alguns podem ferrar a maquina... srsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

to estudando e quero fazer isso...ter os dois na minha maquina, obrigado hein alex.

Disponha...

precisando eh so falar...

ou fazer contato direto... no forum tem meu contato em algum lugar... rsrsrsr
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/11/2013

isso me interessa para um futuro não tão distante...existem riscos de ter dois s.o´s?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

15/11/2013

obrigado Alex. vou baixar e testar.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

isso me interessa para um futuro não tão distante...existem riscos de ter dois s.o´s?

Nao, o problema sera que quando vc quiser deixar de usar o linux por exemplo, praticamente tera que formatar a maquina, pq o windows nao consegue fazer esse gerenciamento de boot igual o linux e ele nao reconhece a estrutura criada pelo linux.

E para fazer o procedimento de dual boot, vc tem que instalar o windows primeiro e depois o linux, no processo de instalacao do linux ele pergunta se vc quer instalar os dois SOs lado a lado.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

obrigado Alex. vou baixar e testar.

Blz.

qqr coisa da um toque, nao manjo muito nao, mas tenho me virado bem... rsrsr
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/11/2013

Nao, o problema sera que quando vc quiser deixar de usar o linux por exemplo, praticamente tera que formatar a maquina, pq o windows nao consegue fazer esse gerenciamento de boot igual o linux e ele nao reconhece a estrutura criada pelo linux.

E para fazer o procedimento de dual boot, vc tem que instalar o windows primeiro e depois o linux, no processo de instalacao do linux ele pergunta se vc quer instalar os dois SOs lado a lado.

é por causa do tipo de arquivo não é? o xts ou xtf, não lembro.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

nao entendi...

mas a principal diferenca eh que o linux usa um tipo de dados diferente, o Windows trabalha com NTFS e FAT e somente esses basicamente.

e o Linux tem alguns opcoes de arquvios se nao me engano EXT3, EXT3, e mais umas outras duas que nao me recordo agora.

e o linux consegue ler os do windows e o windows nao consegue ler do linux.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/11/2013

era isso mesmo, o EXT3...errei feio...
me referi pq um não reconhece o outro, não é?(windows e linux.)
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

15/11/2013

o Linux reconhece a partição do windows, ja o contrario, não acontece.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/11/2013

poxa...complicado demais essas coisas...imagino um parque tecnologico com diversos so´s.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

sim...

o Windows nao reconhece agora o Linux reconhece o NTFS normal.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

15/11/2013

estranho essa situação, do windows não reconhecer o tipo de formatação, apenas o NTFS E FAT.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/11/2013

sim...

coisa doida isso...imagino quem trabalhar com as duas diretamente.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

estranho essa situação, do windows não reconhecer o tipo de formatação, apenas o NTFS E FAT.

Ate entendo...

a Microsoft tem por habito padronizar e restringir algumas coisas para fechar o uso apenas com eles. rsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

sim...

coisa doida isso...imagino quem trabalhar com as duas diretamente.

aqui na empresa o meu parque eh misto...

eu tenho maquinas na plataforma windows 98, XP, 7, 2003, 2008...

e tenho maquinas com Linux... rsrsr
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/11/2013

windows 98? por que?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

15/11/2013

poxa, até o windows 98? como assim? é algum serviço que roda nele?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

Ola Bom dia!!!

Mariana e Roniere, eh pq a estacao esta como terminal burro, usamos TS para usar o ERP da empresa e a estacao esta funcionando sem apresentar problemas ja fazem quase 10 anos... rsrsr

ela nao tem nada instalado a nao ser o SO, nao tem impressora, nada, tudo fica em servidores especificos justamente para nao ter nada instalado em estacoes, pq se der problema na estacao temos que refazer configuracoes, da mais trabalho, se der problema no servidor, eh so trocar o servidor com as mesmas caracteristicas e pronto, resolvido tudo no ar novamente. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

15/11/2013

boa hein, hehehe.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

15/11/2013

nesse caso, aew sim...rsrsrsrs
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

15/11/2013

ja faz um tempinho que estou fazendo alguns ajustes para ter esse tipo de "comodidade"... rsrsr

em breve ficara ainda melhor... rsrsr
GOSTEI 0
POSTAR