Teste de concorrencia

Delphi

04/07/2003

Tenho a seguinte situacao:
-um sistema para rede
-acesso a banco mysql
-componentes dbexpress para acesso
- uma agenda na tela principal que eh atualizada com evento de um timer
-opcoes de agenda:
-reagendar
-marcar como cumprida

o q acontece:
qdo varios usuarios tentam ao mesmo tempo marca a agenda como cumprida (nao o mesmo registro, registros diferentes mas ao mesmo tempo) dah o seguinte erro:
[b:6fe4596f95]Variant array is locked.[/b:6fe4596f95]

tenho uma tabela da agenda onde sao feitas as alteracoes, insercoes
e para exibi-la na tela principal uso uma query (pois tem condicoes de filtro)

alguem tem alguma ideia do que pode ser e como resolver.....?
serah q em outras rotinas q mais usuarios chamarem ao mesmo tempo vai dar o mesmo erro?

obrigada,
K-ROL

K-rol

K-rol

Curtidas 0

Respostas

K-rol

K-rol

04/07/2003

fiz alguns testes com varios usuarios entrando no sistema e tentando executar a mesma operacao ao mesmo tempo.....
esse erro q descrevi no outro topico postado acontece soh qdo entro com um usuario em mais de uma maquina......se os usuarios sao todos diferentes nao dah erro....

alguem tem alguma ideia de como posso verificar os usuarios logados no banco pra nao deixar q o mesmo entre em outra maquina?

PS: o mesmo usuario q entra no sistema eh o usuario q coloco como parametro de conexao (SQLConnection). Pois qdo incluo um usuario dou um grant pra ele......

K-ROL

GOSTEI 0
K-rol

K-rol

04/07/2003

serah q ninguem pode me ajudar?

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

04/07/2003

pelo que deu para entender pelo erro gerado de variant array is locked (veja o help do delphi sobre arrays variantes, é um verdadeiro jornal!), significa que quando vc conecta com um computador utilizando um array de tamanho variável, o mesmo fica ´travado´ pelo seu computador e quando vc tenta acessar novamente este array já está sendo utilizado, vc tem 2 opções liberar o primeiro array ou o mais correto evitar a segunda conecção

GOSTEI 0
POSTAR