Thread de insercao e consulta no FireBird
Olá pessoal
Estou fazendo um sistema onde preciso consultar e gravar em algumas tabelas do FireBird
O problema é o seguinte
O sistema fica em um loop verificando uma tabela paradox vazia
Qdo existir algum registro nesta tabela crio uma instancia de uma thread passando alguns parametros... assim:
ThreadRodBel := TThreadRodBel.Create(True);
ThreadRodBel.Cod_Barra := tbCodBarra.FieldByName´CODBARRA´).Value;
ThreadRodBel.NumCatraca := tbCodBarra.FieldByName(´NRCAT´).Value;
ThreadRodBel.NumPortaria := NumeroPortaria;
ThreadRodBel.Resume;
tbCodBarra.Delete;
tbCodBarra.Refresh;
A ThreadRodBel faz algumas verificacoes fazendo chamadas de procedures, grava um registro em uma tabela ( Historicos ) e edita uma tabela ( Acessos ) e aind grava um registro em uma tabela paradox
Decidi usar thread pois o sistema deve controlar varias catracas
Fiz um programa q insere um registro na tabela paradox que o sistema fica monitorando.
O problema é que da um pau no FireBird.... simplesmente o sistema trava e o cursor fica em forma de ampulheta SQL.
Passei a usar o componente TIB_Transaction, para ver se dava certo, mas o probela continuou
Estou fazendo um sistema onde preciso consultar e gravar em algumas tabelas do FireBird
O problema é o seguinte
O sistema fica em um loop verificando uma tabela paradox vazia
Qdo existir algum registro nesta tabela crio uma instancia de uma thread passando alguns parametros... assim:
ThreadRodBel := TThreadRodBel.Create(True);
ThreadRodBel.Cod_Barra := tbCodBarra.FieldByName´CODBARRA´).Value;
ThreadRodBel.NumCatraca := tbCodBarra.FieldByName(´NRCAT´).Value;
ThreadRodBel.NumPortaria := NumeroPortaria;
ThreadRodBel.Resume;
tbCodBarra.Delete;
tbCodBarra.Refresh;
A ThreadRodBel faz algumas verificacoes fazendo chamadas de procedures, grava um registro em uma tabela ( Historicos ) e edita uma tabela ( Acessos ) e aind grava um registro em uma tabela paradox
Decidi usar thread pois o sistema deve controlar varias catracas
Fiz um programa q insere um registro na tabela paradox que o sistema fica monitorando.
O problema é que da um pau no FireBird.... simplesmente o sistema trava e o cursor fica em forma de ampulheta SQL.
Passei a usar o componente TIB_Transaction, para ver se dava certo, mas o probela continuou
Colerapunk
Curtidas 0
Respostas
Ericksasse
27/04/2005
Pelo menos no DBExpress, cada instância da thread precisa ter uma instância exclusiva da conexão com o banco:
http://www.ericksasse.com.br/?p=243
http://www.ericksasse.com.br/?p=243
GOSTEI 0
Colerapunk
27/04/2005
E ai ErickSasse vc poderia me dar uma exemplo de como posso faze isso?
A minha rotina de gravacao dentro da Thread esta assim
========================================
if not Form_Principal.IB_Transaction1.InTransaction then
Form_Principal.IB_Transaction1.StartTransaction;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.Append;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´COD_PESSOA´).Value := Cod_pessoa;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´NOME´).Value := Nome;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´DATA´).Value := Date;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´HORA´).Value := Time ;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´MOTIVO_DESCRICAO´).Value := Motivo;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´NUM_CARTEIRA´).Value := CodCarteira;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.Post;
if Form_Principal.IB_Transaction1.InTransaction then
Form_Principal.IB_Transaction1.CommitRetaining;
=======================================
Valeu cara
A minha rotina de gravacao dentro da Thread esta assim
========================================
if not Form_Principal.IB_Transaction1.InTransaction then
Form_Principal.IB_Transaction1.StartTransaction;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.Append;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´COD_PESSOA´).Value := Cod_pessoa;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´NOME´).Value := Nome;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´DATA´).Value := Date;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´HORA´).Value := Time ;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´MOTIVO_DESCRICAO´).Value := Motivo;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.FieldByName(´NUM_CARTEIRA´).Value := CodCarteira;
Form_Principal.tbHistoricoAcesso.Post;
if Form_Principal.IB_Transaction1.InTransaction then
Form_Principal.IB_Transaction1.CommitRetaining;
=======================================
Valeu cara
GOSTEI 0
Ericksasse
27/04/2005
Threads não é um assunto tão simples, recomendo ler os artigos indicados aqui: http://distribucon.com/blog/archive/2004/12/23/367.aspx