tirar texto do DBGrid

Delphi

21/06/2005

Tenhu um DBGrid que em uma da colunas que se chama Retirado, tenho a opção d estar retirado ou devolvido. Quando está devolvido fica uma bolinha verde e quando está retirado fica uma bolinha vermelha. As bolinhas estou colocando com o ImageList. Este comando é mandado por um checkbox. Quando está ativado, é retirado e quando está desativado é devolvido. Coo que eu faço pra desaparecer o texto do DBGrid. Já troquei de cor, mas quando está selecionado no grid, aparece a palavra true ou false.

Franck.c

Franck.c

Curtidas 0

Respostas

Jairroberto

Jairroberto

21/06/2005

Olá, Franck!

Você precisa informar que a coluna é ReadOnly no Columns Editor do DBGrid. O resto é com o método DrawColumnCell.

Um abraço,
Jair

GOSTEI 0
Franck.c

Franck.c

21/06/2005

não deu certo cara.

GOSTEI 0
Jairroberto

Jairroberto

21/06/2005

Olá, Franck!

É difícil saber o que mais pode estar errado sem examinar mais detalhes do código que você está usando. Se quiser postar para analisarmos.

Você pode verificar também em outro item recente do fórum (Grid com colunas tipo checkbox) uma resposta minha onde apresento um código de exemplo sobre a utilização de imagens para simular um CheckBox no DBGrid.

Um abraço,
Jair

GOSTEI 0
Franck.c

Franck.c

21/06/2005

acabei d verificar esse topico...hehehe
vou explicar melhor o que estou fazendo por forms.

Primeiro Form: No form de cadastro preciso que sempre que inicie sempre com o DBCheckbox1 desativado, pois para o cliente este DBCheckBox ficará invisível.

Eu tentei assim:
DBCheckBox1.checked:=false;

mas sempre inicia com o campo do DBCheckBox1 com o campo meio cinza. Este DBCheckBox1 leva o nome de retirado. Se for retirado fica ativado caso contrario desativado.

Segundo Form:É um form de pesquisa, que será pesquisado os cadastros feito no form1. Neste possui um DBGrid, e recebe todos os campos do cadastro, e que ao inves de ficar com o campo no DBGrid aparecendo True ou False, eu queria fazer aparecer duas bolinhas. Estas estao aparecendo normal. Só que aparece também a palavra True ou False de acordo com o DBCheckBox. Quando ele está cinza fica todo campo em branco.

Como eu faço para resolver isso?

GOSTEI 0
Jairroberto

Jairroberto

21/06/2005

Franck:

Quando você utiliza componentes de dados como o DBCheckBox deve considerar que este componente sempre estará vinculado a uma fonte de dados, exibindo o valor de um campo. Portanto, sempre que você quiser alterar o valor do componente, deve fazê-lo através do campo vinculado a ele. Sendo assim, se o seu DBCheckBox1 estiver vinculado ao campo ´Retirado´ da tabela ´Query1´ use:

Query1.Edit;
Query1Retirado.AsBoolean := False;
Query1.Post;

Não conheço o seu código, por isso esse formato e o local onde você irá alterar o conteúdo do campo pode variar.

Sobre o grid, como eu já disse, para dar uma resposta mais exata só vendo o código.

Um abraço,
Jair

GOSTEI 0
POSTAR