TNSNames não resolve o handler Ora-12516

Oracle

05/06/2006

Bem, pessoal, o meu erro e que as vezes a conexão de um aplicativo com o banco falha, e a mensagem de erro e ora-12516, onde ele informe que o TNSNames não resolve o handler do serviço.

As confifurações estão corretas, o sqlplus abre normalmente,e o TNSPing ping sem problemas.

Se alguem puder me ajudar.agradeço.

Rogeriorock

Rogeriorock

Curtidas 0

Respostas

Rosterne

Rosterne

05/06/2006

Caso vc esteja usando um servidor compartilhado e o listener em uma porta não ´default´, ou seja, diferende da 1521, deverá ser configurado o parâmetro LOCAL_LISTENER no arquivo de parâmetros de inicialização (init<SID>.ora) e resolver o nome do ouvidor através de um método de nomeação;

Isso pq o processo pmon, por default procura o listener pra registrar informações do servidor pela porta default.

Você poderá mudar via linha de comando também.

alter system set local_listener = ´metodo de nomeação´;

Espero ter ajudado.

GOSTEI 0
Rogeriorock

Rogeriorock

05/06/2006

Obrigado Amigo, mas esta configurado na porta padrão sim,ja olhei com o lsnrctl os caminhos e estão todos como padrão.Ainda estou brigando com este problema.O servidor estar como dedicado e no momento estou tentando avaliar se isto poderia influenciar.

GOSTEI 0
Rosterne

Rosterne

05/06/2006

As minhas sugestões são essas:

Pode ser problema de versão.

- 9.0.1 listener, 8.1.7 database

ou

pode ser problema na configuração da instancia.

- Tenha certeza que a instancia esta configurada corretamente e defina esses parametros abaixo como exemplo.

Ex:
db_name = ´wilma´
db_domain = us.oracle.com
instance_name = wilma
service_names = wilma.us.oracle.com
local_listener=list1.us.oracle.com

No tnsnames.ora

LIST1.US.ORACLE.COM=
(ADDRESS= (PROTOCOL=TCP)(HOST=<hostname>)(port=1521))

Vc precisa parar e reiniciar a instancia.

No mais é isso.

Abraço.

GOSTEI 0
POSTAR