Todo programador Java Jr. deve aprender...
Olá a todos.
O [b]cv[/b] abriu um [b][url=http://www.guj.com.br/posts/list/61615.java]post lá no GUJ[/url][/b] para [i]criticar/zoar/caçoar/falar mal/etc[/i] de todo tipo programador ruim. O post foi um sucesso, tendo mais de 10,000 visitas e sendo amplamente citado em diversos blogs! :shock:
Isso prova que [b]criticar/zoar/caçoar/falar mal/etc é fácil, e disso ninguém duvida. Difícil mesmo é orientar/ensinar/apontar o caminho/etc para aqueles que têm pouca ou nenhuma experiência prática[/b] . Algumas pessoas chegam a pensar algo do tipo: [i]"Como ninguém me orientou quando eu era Jr., então que se f* todo programador Jr!".[/i]
Tenho certeza que aqui tem gente que não pensa assim, e que sempre está disposto a ajudar aqueles que estão nesta vida a pouco tempo, ralando. [b]Se você está neste grupo, no grupo daqueles que sempre que pode, compartilha o que sabe e, mais importante, aponta "o caminho das pedras", para que o Jr. possa se desenvolver por si só, então você deve responder a este post.[/b] :wink:
[color=red][b]Fazendo um link com o post do cv, gostaria de lançar aqui o seguinte desafio: [/b][/color]
[b]Complete a frase: [color=blue][i]"Todo programador Java Jr. deve aprender..."[/i][/color][/b]
Não vale escrever coisas do tipo: [i]"... deve aprender Orientação a Objetos, Design Patterns etc"[/i], pois isso não acrescenta p* nenhuma na vida daqueles que estão estudando a linguagem, os conceitos, os frameworks etc. Saber OO, por exemplo, é pré-requisito básico e obrigatório. O que muitas vezes nos falta são [b] conselhos extremamente práticos[/b], relacionados não só à teoria, mas muito mais à prática.
Será que eu e os demais Jr's. podemos contar com seus[b] conselhos extremamente práticos[/b]? :roll:
Forte abraço,
Paulo Cassiano
Curtidas 0
Respostas
Daniel Martins
09/04/2009
Vou ser o primeiro, então! :D
Todo programador Java Jr deve aprender... a não usar o 'Jr' que existe no título do seu cargo como desculpa para não melhorar aquilo que estiver ao seu alcance, bem como tirar o (.) da reta quando algo der errado.
Não li o tópico no GUJ pra ver se alguém já postou algo do tipo, mas essa é uma boa dica para quem não deseja ser júnior a vida inteira...
GOSTEI 0
Dalton
09/04/2009
Não li também o tópico no GUJ, mas acredito ..
que deve aprender a parar para pensar em uma solução e sempre pesquisar antes de sair condificando.
GOSTEI 0
Leandro Artiaga
09/04/2009
Acho que todos os que estão começando em programação java, como eu, querem dicas de estudo.
Ou seja, por onde começar o estudo em java.
Como conseguir um bom aproveitamento estudando sózinho.
Como fixar as metas de estudo
E outras coisas assim...
E não ficar com essas filosofias baratas que colegas acima colocaram...que apesar de serem óbvias, não acrescentam nada em termos de estudo.
Abraço a todos.
GOSTEI 0
Dalton
09/04/2009
[quote="lmartiaga"]Acho que todos os que estão começando em programação java, como eu, querem dicas de estudo.
Ou seja, por onde começar o estudo em java.
Como conseguir um bom aproveitamento estudando sózinho.
Como fixar as metas de estudo
E outras coisas assim...
E não ficar com essas filosofias baratas que colegas acima colocaram...que apesar de serem óbvias, não acrescentam nada em termos de estudo.
Abraço a todos.
Tu quer que te pegue pela mão e te dê todos ensinamentos assim como o Senhor Miaggi fez com o Daniel San?
Fala sério!
Já me dei o trabalho de organizar todos os tópicos em diversas partes do fórum [url=http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=850964]como esta[/url] e ainda tenho que ler isso.
hehehe, eu mereço.
GOSTEI 0
Daniel Martins
09/04/2009
Todo programador Java Jr deve aprender a parar de chorar quando receber críticas... deve aprender a usar essas críticas para conduzir um processo contínuo de melhora - pessoal e profissional - em vez de ficar se lamentando e pedindo que tudo caia do céu.
GOSTEI 0
Dalton
09/04/2009
[quote="TriTonE"]Todo programador Java Jr deve aprender a parar de chorar quando receber críticas... deve aprender a usar essas críticas para conduzir um processo contínuo de melhora - pessoal e profissional - em vez de ficar se lamentando e pedindo que tudo caia do céu.
:evil:
GOSTEI 0
João Júnior
09/04/2009
Também concordo com Dalton e Daniel, mas vai ai minha visão.
[b]Todo programador Java Jr. deve aprender...[/b]
a responder as seguintes perguntas:
1 - o que é uma classe?
2 - o que é um objeto?
3 - o que é herança?
4 - qual a diferença entre um objeto e um tipo primitivo?
...
Além de varias outras coisas, acho que esses conceitos básicos devem estar claros na mente do programador Jr., bem como saber implementá-los...
é isso ai...
GOSTEI 0
Marcos Pereira
09/04/2009
1. Deve ser curioso
2. Deve experimentar antes de perguntar
3. Deve saber mais do que Java
4. Deve tomar umas com a galera. Putz, ainda é terça feira e eu já estou pensando nisso... :-P
valeuz...
GOSTEI 0
Marcos Pereira
09/04/2009
[quote="jack_-_ganzha"]1. Deve ser curioso
2. Deve experimentar antes de perguntar
3. Deve saber mais do que Java
4. Deve tomar umas com a galera. Putz, ainda é terça feira e eu já estou pensando nisso... :-P
valeuz...
Poderia ser mais fácil tomar uma cana através de video-conferência. :mrgreen:
Programador Jr. tem que estudar antes de perguntar. Só se tem dúvida quando voce está aprendendo e prestando atenção no que está fazendo. Pessoas que não atentam pra isso só fazem estressar os outros.
Cansei de ver gente mais experiente que responde tópico reclamando da pergunta ao invés de dar uma resposta, porque dá pra perceber que a pessoa que perguntou está, no minimo, com preguiça de raciocinar.
T+
GOSTEI 0
Marcos Pereira
09/04/2009
[quote="tjca1"]para quem esta com dificuldades de aprender JAVASE OO , ou JAVA EE ai vai o link de super Video Aulas do renomado Prof NERI ,, o cara é fera para explicar e tudo na tela do pc ,, programas como IDE como Eclipse , Netbins , Jcreator , GEL ... Ow malandro te explica passo a passo entre outro cursos , mais tem um preço , mais na boa vale a pena ....ai vai o link .
http://informaticon.com.br/site/mod/resource/view.php?id=6
Até daria crédito que não fossem tão fracas as aulas do cara. Além de extremamente amadoras (pula de um assunto ao outro sem muita noção), ensina anti-patterns aos montes.
Não recomendo por faltar um pouco mais de esforço profissional, ao que parece estar mesmo é lutando para ganhar dinheiro as custas dos desavisados.
Tomara que não seja assim como professor.
GOSTEI 0
Alexandre Viriato
09/04/2009
a pesquisar:
- [url="http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=tutorial+java&btnG=Pesquisar&meta="]Java[/url]
a ler:
- [url="http://www.javafree.org/topic-850964-Iniciando-em-Java.html"]Iniciando em Java[/url]
- [url="http://java.sun.com/"]java.sun.com[/url]
- [url="http://java.sun.com/javase/6/docs/api/"]Java 6 API[/url]
- [url="http://java.sun.com/docs/books/tutorial/"]Java tutorial[/url]
- [url="http://www.ic.unicamp.br/~cmrubira/aacesta/java/javatut.html"]Java tutorial (em português)[/url]
e a fazer perguntas
[url="http://wiki.dcc.ufba.br/bin/view/PSL/ComoFazerPerguntasInteligentes"]Como fazer perguntas de maneira inteligente[/url]
GOSTEI 0
Marcos Pereira
09/04/2009
[quote="ajaxinaction"][quote="tjca1"]para quem esta com dificuldades de aprender JAVASE OO , ou JAVA EE ai vai o link de super Video Aulas do renomado Prof NERI ,, o cara é fera para explicar e tudo na tela do pc ,, programas como IDE como Eclipse , Netbins , Jcreator , GEL ... Ow malandro te explica passo a passo entre outro cursos , mais tem um preço , mais na boa vale a pena ....ai vai o link .
http://informaticon.com.br/site/mod/resource/view.php?id=6
Até daria crédito que não fossem tão fracas as aulas do cara. Além de extremamente amadoras (pula de um assunto ao outro sem muita noção), ensina anti-patterns aos montes.
Não recomendo por faltar um pouco mais de esforço profissional, ao que parece estar mesmo é lutando para ganhar dinheiro as custas dos desavisados.
Tomara que não seja assim como professor. GOSTEI 0
Vitor Pamplona
09/04/2009
Todo o programador Jr deve aprender a ter audácia para pensar grande, humildade para começar pequeno, paciência para caminhar passo a passo e persistência para refazer seu código quantas vezes forem necessárias.
GOSTEI 0
Vitor Pamplona
09/04/2009
VALOS LÁ ... O QUE O PRGRAMADOR JR PRECISA :
NÃO PRECISO NEM FALAR VONTADE, GOSTAR DO QUE FAZ, ISSO É FUNDAMENTAL.
NA PARTE TÉCNICA UMA COISA IMPORTANTE, É CONHECER UMA OUTRA LÍGUA DE MEDIA/BAIXO NIVEL ., COMO O C C++, PRA TER UMA NOÇÃO MELHOR DO PC EM SI .
GOSTEI 0
Vitor Pamplona
09/04/2009
[quote="tjca1"]
VALOS LÁ ... O QUE O PRGRAMADOR JR PRECISA :
NÃO PRECISO NEM FALAR VONTADE, GOSTAR DO QUE FAZ, ISSO É FUNDAMENTAL.
NA PARTE TÉCNICA UMA COISA IMPORTANTE, É CONHECER UMA OUTRA LÍGUA DE MEDIA/BAIXO NIVEL ., COMO O C C++, PRA TER UMA NOÇÃO MELHOR DO PC EM SI .
Você não acha que uma lógica de programação já seria o suficiente? Tipo, os conceitos de pascal?
GOSTEI 0
Vitor Pamplona
09/04/2009
[quote="tjca1"]
BOA, POSE SER ...
EU FALO ISSO PQ QUANDO ENTREI NA FACULDADE COMECEI APREDENDO O C/C++ E ISSO ME DEU MUITA FACILIDADE QUANDO VEIO O JAVA, FORA QUE EU APRENDI OO , NO C++ QUE É MUITO MAIS COMPLEXO QUE O JAVA E BEM MAIS PODEROSO TB , PENA Q NÃO TEM MERCADO.
Concordo com você. Apenas uma observação que eu faço para a galera que começa com Java depois de vir do c++ ou c (como por ex, o meu ex coordenador lá no UOL no projeto do FOrum do UOL Games). Ele era paranóico por performance em nível de bite byte, coisas absurdas que só um nerd se preocupava. Dito e feito, hoje o fórum está rodando na boa mas está apresentando alguns bugs lá porque ele dava muito mais valor para suportar o planeta terra todo no fórum do que fazer as features como elas deveriam ser feitas. Idiotisse de um nerd que veio do c++ :mrgreen:
Ps: Não estou dizendo que todos pensam assim, mas naquele caso, aconteceu..
Ps2: Ponhas suas mensagens em caixa baixa, por favor :!:
GOSTEI 0
Vitor Pamplona
09/04/2009
Parabéns por sua observação sobre a nulidade das críticas.
GOSTEI 0
Paulo Cassiano
09/04/2009
curioso como que o tópico 'renasceu' :shock:
GOSTEI 0
Vitor Pamplona
09/04/2009
Acho que deve aprender a ser uma pessoa mais sociável e não apenas alguém que fica codificando com a bunda presa na cadeira o dia todo. Saber lidar com pessoas é realmente um diferencial que pode alavancar a carreira de qualquer profissional.
GOSTEI 0
Cristian Barriquello
09/04/2009
hehe bem interessante o tópico, realmente os conceitos é importante já sei todos já implemento vários... Agora vou começar dar uma bandas aq no fórum, óo coisa boa para aprender... E como os amigos falaram google é essencial antes de sair perguntando, ter bom senso...
Só uma pergunta 19 anos, 4º semestre de computação e propriamente com o computador, digo tenho há uns 4 anos... Deves estar em tempo ainda??
Uma dica importante q eu gosto é não ache tudo difícil, há sempre um jeito, há sempre uma volta, quando vc acha díficil é bem capaz de desistir, sempre procure depois pergunte e siga aprendendo...
PS: Sou programador JR, mas nem trabalhei ainda, cidade pequena...
Talvez eu peque gravemente no 3 passo do colega. Mas eu acho q talvez o passo 4 eu tenho de sobra :P
Abraço
GOSTEI 0
Jeckson Bernardino
09/04/2009
Acredito que precisa de um professor que ensine não como se deve fazer, mas sim como se deve pensar. O Java é apenas uma lingugem como tantas outras, aprender java tem apostila, foruns, video-aula etc..
Um programador acima de tudo deve saber pensar, se concentrar, saber estruturar um problema, fazer da maneira eficaz e persistir até ficar eficiente.
A linguagem é algo que podemos chamar de detalhe.
GOSTEI 0
Jonathan
09/04/2009
Estou mexendo com programação a +/- uns 3-4 meses , mais sempre pensei tipow assim.
Nada e díficil ou impossível de aprender VC so não sabe ainda,pq dps que aprender vai ver como e easy...
Dica e um JR pra outros JR :P :P :P
GOSTEI 0