Topólogia de um Servidor de Impresao

Infraestrutura

28/01/2014

Tenho 5 impressoras na empresa alguns possui dhcp ativo na mesma maquina outras nao ,as vezes as impressoras some do nada e as maquina não consegue imprimir ,alguem poderia me ajudar de como montar um rede com um servidor de impressão .Onde eu teria um monitoramento eficaz sobre cada impressora....?
Guilherme Henrique

Guilherme Henrique

Curtidas 0

Respostas

Alex Lekao

Alex Lekao

28/01/2014

Oi Guilherme, boa tarde!!!

A impressora usar DHCP eh furada, mude para ip fixo.

No seu servidor de DCHP mude o range para nao usar a faixa de ips fixos que vc precise usar, impressoras de rede, servidores de impressao, e outros aquipamentos que precisem de ip fixo.

Agora para montar um servidor de Impressao eh tranquilo, se estiver usando IP fixo, vc nao tera problemas.

Aqui na empresa so temos impressoras de rede e servidores de impressao da DLink, mas se vc quiser usar um computador como servidor de impressao, acho que valeria a pena discutirmos um pouco mais a respeito para definir o que seria o melhor e o ideal.

Abraco.

Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/01/2014

impressoras de rede e servidores de impressao da DLink

esse servidor de impressão que vc citou, seria uma maquina?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/01/2014

Eh um equipamento que faz a funcao de maquina.

Eh mais simples e mais barato e normalmente atende as espectativas... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/01/2014

interessante, mas seria limitado? por exemplo, atende um setor com umas 10 maquinas?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/01/2014

A limitacao esta apenas na memoria do Servidor(print server).

No meu caso aqui, antes de uma mudanca que fiz, eu tinha mais ou menos 15 maquinas imprimindo simultaneamente neles, uma media de 800 vendas por dia.

E conseguiu usar normalmente.

A minha estrutura tem algumas questoes diferentes, nao eh so o servidor de impressao, servidor fisico, tem as instalacoes nos servidores e os direcionamentos da impressoras, ou compartilhamentos, e nestes servidores essas impressoras estao todas com uma porta especifica definida.

nestes print server que uso, eles tem capacidade para ate 3 impressora conectadas nele, os que uso sao simples, e nas configuracoes das estacoes ou nos servidores o direcionamento eh feito por porta de impressao e fila de impressao.

Falando assim parece complicado mas eh bem simples. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

28/01/2014

nesse caso, foi sucesso hein, baixo investimento, que deu certo.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

28/01/2014

confesso que não conhecia o artefato!!!
GOSTEI 0
Guilherme Henrique

Guilherme Henrique

28/01/2014

Lekão ,nao entendi como você fez para cada maquina acessar uma porta especifica na impressora,como voce fez isso
ou entendi errado?
Aqui temos 10 impressoras na empresa toda,grande parte ja esta na rede,somente as maquinas que sao compartilhadas pela maquina,essas estão dando problemas devido ao dhcp da rede ,então eu coloquei as mesma com ip fixo ,mas o que acontece é o seguinte algumas maquinas consegue imprimir outras já não....o que sera que deve estar ocorrendo?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/01/2014

nesse caso, foi sucesso hein, baixo investimento, que deu certo.

Sim... aqui trabalho com investimento baixo e tento trabalhar com o melhor que eu consigo.. rsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/01/2014

Eu tenho mais ou menos uns 20, contando todas as lojas, se forem usar, ou se interessarem e precisar de alguma dica ou ajuda, me falem que to aqui... rsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/01/2014

Lekão ,nao entendi como você fez para cada maquina acessar uma porta especifica na impressora,como voce fez isso
ou entendi errado?
Aqui temos 10 impressoras na empresa toda,grande parte ja esta na rede,somente as maquinas que sao compartilhadas pela maquina,essas estão dando problemas devido ao dhcp da rede ,então eu coloquei as mesma com ip fixo ,mas o que acontece é o seguinte algumas maquinas consegue imprimir outras já não....o que sera que deve estar ocorrendo?

Oi Guilherme, teriamos que analisar melhor, mas de qqr forma qdo vc configura um servidor de impressao, ou um print server simples, vc configura nele as portas dele, por exemplo: lpt1, lpt2, usb1, usb2, etc, isso eh estrutural dele.

Para vc configurar as maquinas para essa impressao, vc tera que adicionar uma porta tcp/ip e indicar o ip do servidor de impressao e em configuracoes escolher entre raw e lpr, na configuracao lpr vc informa qual a fila de impressao naquele ip, essa fila eh a porta do servidor.

Esse principio eh o mesmo tanto nas impressoras de rede, qto nos print servers.

Agora maquinas com impressoras compartilhadas eu nao recomendo, recomendo um print server com IP fixo no print server, pq vc retira a necessidade da maquina ficar ligada entre outras questoes.

Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

28/01/2014

Eu tenho mais ou menos uns 20, contando todas as lojas, se forem usar, ou se interessarem e precisar de alguma dica ou ajuda, me falem que to aqui... rsrsr

a configuração dele é simples?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

28/01/2014

Muito!!!

na vdd vc nao precisa fazer quase nada... a nao ser configurar os ips, e identificar as portas nele, que essa identificacao sera usado como fila na configuracao dos micros para direcionar as impressoes.

Basicamente eh isso.

sem stress e sem trabalho... rsrsr
GOSTEI 0
POSTAR