Trabalhando com o DBX e FireBird

Firebird

17/01/2004

Sempre utilizei para acesso ao IB e FB os componentes IBDatabase, IBTransaction para a conexão do Banco IB ou FB. Para conectar as tabela sempre utilizo os componentes IBDataSet, DataSource isto para cada tabela, ou seja, se for 10 tabela utilizo 10 pares destes componente e para stored utilizo IBStoredProc.

Só que agora estou começando a utiliza os componentes da paleta DBExpress e gostaria de saber como que se utiliza estes componentes se é um SQLConnection para cada GDB e para cada tabela utilizo os componentes SQLDataSet, DataSetProvider, DataSetProvider e DataSource, ou seja, será que tenho que utilizar para cada tabela um quarteto destes?

Como utilizar corretamente os componentes para cada tabela?

Grato

Joeusil.

Multinfo

Multinfo

Curtidas 0

Respostas

Pedih

Pedih

17/01/2004

Sempre utilizei para acesso ao IB e FB os componentes IBDatabase, IBTransaction para a conexão do Banco IB ou FB. Para conectar as tabela sempre utilizo os componentes IBDataSet, DataSource isto para cada tabela, ou seja, se for 10 tabela utilizo 10 pares destes componente e para stored utilizo IBStoredProc. Só que agora estou começando a utiliza os componentes da paleta DBExpress e gostaria de saber como que se utiliza estes componentes se é um SQLConnection para cada GDB e para cada tabela utilizo os componentes SQLDataSet, DataSetProvider, DataSetProvider e DataSource, ou seja, será que tenho que utilizar para cada tabela um quarteto destes? Joeusil.

Olá
Tive as mesmas dificuldades no início, eu utilizo assim :

TSQLConnection ... para conectar ao banco (somente 1)
TSQLDataSet.... onde ficara a instrucao SQL (ligado ao TSQLConnection)
TDataSetProvider ... ligado ao TSQLDataSet
TClientDataSet.... para abrir a tabela (exemplo num GRID), ligada ao TDataSerProvider.
TDataSource... ligado ao TClientDataSet (componente comum para varios componentes q utilizam tabelas), exemplo (TQUERY, TTABLE e outros...)

Obs.