Tratamento de Erro em Multicamadas

Delphi

13/11/2003

Quando usavamos aplicação Desktop para fazer um tratamento de erro no momento de se salvar fazia-se no onposterror certo.
já na aplicação Multicamadas como faço para fazer o tratamento de erro que estaria na onposterror?

vale lembrar que os clientdatasets não possuem os TField no FieldList para facilitar manutenção no servidor sem envolver a aplicação cliente.

para ser mais especifico como envio um sinal de erro para o cliente após a tentativa de se atualizar os dados?

Mitsalito

Mitsalito

Curtidas 0

Respostas

Sam

Sam

13/11/2003

Amigão, não sei se é isso que vc pergunta mas vou responder o que eu entendi.

Você pode adicionar CONSTANTES E VERIFICAÇÃO.

Vc poderá adicionar constantes de verificação aos campos das tabelas, com mensagens que serão exibidas ao usuários caso haja violação de uma dessas constantes. As constantes são instruções SQL, como, por exemplo, Campo > 0 ou Campo is not null. A mnesamge que aparecerá é comum, como, por exemplo, ´O Campo deve ser positio ou O Campo não pode ser nulo´.

As constantes são adicionadas nas propriedados do objeto, selecione CONSTRAINTS;

Clique no botão ADD NEW para adicionar novas constantes. E no object inspector preencha as propriedados: CUSTOMCONSTRAINT, com a constante de verificação dos campos, e ERRORMESSAGE, com a mensagem que aparecerá para o usuário, caso seja quebrada a regra imposta pela constante.

Espero ter ajudado !!!

GOSTEI 0
Mitsalito

Mitsalito

13/11/2003

:D Beleza era exatamente o que eu precisava, inclusive vou usar sua dica para tratamento de outros tipos de erros também.
:?: Poré não consigo saber como executar a mensagem no cliente.
:idea: Eu encontrei um evento no ClienteDataSet que é OnReconcileError
que é executada toda vez que existe um erro na transação entre o cliente e o servidor de aplicação este evento é executado ... na sua declaração existe EReconcileError que funciona igual EDataBaseError, mas disso vc sabe e tem um parametro que é Action que funciona igual o Action do PostError.
:!: Porém o sistema num funciona muito bem do jeito que eu queria, porque depois que o erro é tratado o formulário está continundo a execução dos codigos normalmente.
:?: No action estou usando o raCancel ... tem alguma constante que seria mais recomendada?

GOSTEI 0
POSTAR