Tratamento de Exceção
Olá,
Tenho em um formulário um DBEdit de um campo Data. Quando digito uma data inválida - por exemplo 99/99/9999 - e teclo TAB, o manipulador do delphi gera a seguinte mensagem : ´ ´99/99/9999´ is not a valid date ´. Que evento devo usar para colocar o meu tratamento de erro para que seja executado não permitindo que o manipulador padrão do Delphi entre em ação? Utilizei o código abaixo no evento onExit mas não funcionou,ou seja, este evento nem chegou a ser executado.
try
StrToDate(dbeSERV_DTNASC.Text);
except
on EConvertError do
ShowMessage (´Data Inválida!´);
end;
Tenho em um formulário um DBEdit de um campo Data. Quando digito uma data inválida - por exemplo 99/99/9999 - e teclo TAB, o manipulador do delphi gera a seguinte mensagem : ´ ´99/99/9999´ is not a valid date ´. Que evento devo usar para colocar o meu tratamento de erro para que seja executado não permitindo que o manipulador padrão do Delphi entre em ação? Utilizei o código abaixo no evento onExit mas não funcionou,ou seja, este evento nem chegou a ser executado.
try
StrToDate(dbeSERV_DTNASC.Text);
except
on EConvertError do
ShowMessage (´Data Inválida!´);
end;
Ila
Curtidas 0
Respostas
Raphael Oliveira
07/04/2003
NÃO tenho certeza mas vc tá pegando o erro errado, no caso naum está gerando um erro de conversão, seria outro tipo de erro, vc deve verificar o qual é o erro certo e testar se a mensagem de erro vai ser executa e mandar a sua mensagem antes da do Delphi
GOSTEI 0
Dilp
07/04/2003
olha, eu acho que isso pode te ajudar
existe um componente chamado ApplicationEvents, conhece?
ele fica na paleta Additional, e controla os eventos da aplicação inteira.
coloque um no seu formulario principal, e no evento onexception faca:
if Pos(Uppercase(´is not a valid date´),UpperCase(E.Message)) > 0 then
showmessage(´Data Inválida´);
E.Message é um parametro
este evento controla as excecoes da sua aplicação. Depois vc pode ate controlar outros erros por aqui.
espero ter ajudado.
existe um componente chamado ApplicationEvents, conhece?
ele fica na paleta Additional, e controla os eventos da aplicação inteira.
coloque um no seu formulario principal, e no evento onexception faca:
if Pos(Uppercase(´is not a valid date´),UpperCase(E.Message)) > 0 then
showmessage(´Data Inválida´);
E.Message é um parametro
este evento controla as excecoes da sua aplicação. Depois vc pode ate controlar outros erros por aqui.
espero ter ajudado.
GOSTEI 0