travando um combobox

Delphi

23/05/2012

Gostaria de travar um combobox pra que ninguem altere nada dentro dele
apenas selecione uma das opções que estão ali previamente cadastrradas

ex: dentro do combo tenho dinheiro, cheque, cartao,

hoje se a pessoa escolhe dinheiro ela pode apagar o dinheiro e escrever a prazo no meio do parcelamento.

aguardo Respostas obrigado
Guilherme

Guilherme

Curtidas 0

Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

23/05/2012

Você pode fazer uma verificação:

//Se não tiver nada selecionado, seleciona o primeiro valor
if combo.ItemIndex < 0 then
combo.ItemIndex := 0;

E para recuperar o valor selecionado, não use o Text e sim faça da seguinte forma:
valor = combo.Items[combo.ItemIndex];
GOSTEI 0
Bruno Leandro

Bruno Leandro

23/05/2012

voce pode colocar na propriedade do componente Style csDropDownList ou csOwnerDrawFixed
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

23/05/2012

Acho que uma boa opção é tratar o Sytle como foi mencionado
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

23/05/2012

Ótima dica, senhores, faz tanto tempo que não uso um componente desses que não lembro de muitas de suas propriedades. Para não deixar o amigo sem resposta, mandei o que veio na cabeça na hora.
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

23/05/2012

Que isso Joel Rodrigues . Nos todos sabemos de sua capacidade e voluntariedade . O que voce disse tb é de muita valia
GOSTEI 0
Guilherme

Guilherme

23/05/2012

voce pode colocar na propriedade do componente Style csDropDownList ou csOwnerDrawFixed

Foi realmente uma otima opção.....deu certo, e agradeço muito................ mais ainda tenho um probleminha

Se eu usar este componente dentro de um dbgrid, mesmo mudando a propriedade para csDropDownList, ele deixa escrever
mas o que vc escreveu só aparece quando eu mudo de linha do dbgride
GOSTEI 0
Guilherme

Guilherme

23/05/2012

Foi realmente uma otima opção.....deu certo, e agradeço muito................ mais ainda tenho um probleminha

Se eu usar este componente dentro de um dbgrid, mesmo mudando a propriedade para csDropDownList, ele deixa escrever
mas o que vc escreveu só aparece quando eu mudo de linha do dbgride

Obrigado galera....pela grande ajuda..........deu tudo certo.............eu mudei o campo da grid pra
onlyread.......pra true.....................deu tudo certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
GOSTEI 0
POSTAR