Trigger
Bom dia
Cada vez que vou inserir um registro quero que coloque no dbedit a data de cadastro entao para isso fiz uma trigger conforme abaixo:
CREATE TRIGGER TI_CLI_FOR_BI0 FOR CLI_FOR
ACTIVE BEFORE INSERT POSITION 0
AS
begin
new.datcad_clifor=CURRENT_DATE;
end
Mas nao aparece nada no componente DBEDIT e quando vou salvar aparece a mensagem dizendo que tenho que preencher a data de cadastro.. O que devo fazer ?
Estou usando o Firebird 2.0 + Delphi 7.0 + conexao dbx
Fico no aguardo
Rogério
Cada vez que vou inserir um registro quero que coloque no dbedit a data de cadastro entao para isso fiz uma trigger conforme abaixo:
CREATE TRIGGER TI_CLI_FOR_BI0 FOR CLI_FOR
ACTIVE BEFORE INSERT POSITION 0
AS
begin
new.datcad_clifor=CURRENT_DATE;
end
Mas nao aparece nada no componente DBEDIT e quando vou salvar aparece a mensagem dizendo que tenho que preencher a data de cadastro.. O que devo fazer ?
Estou usando o Firebird 2.0 + Delphi 7.0 + conexao dbx
Fico no aguardo
Rogério
Rogeranalista
Curtidas 0
Respostas
Osocram
07/08/2009
Amigo.
Esta data esta na mesma tabela q esta inserindo os dados?
Se for pq vc não inicializa ele pelo delphi?
========
Sobre o seu erro provavelmente o campo de data esta como obrigatorio por isso da o erro.
Esta data esta na mesma tabela q esta inserindo os dados?
Se for pq vc não inicializa ele pelo delphi?
========
Sobre o seu erro provavelmente o campo de data esta como obrigatorio por isso da o erro.
GOSTEI 0
Rogeranalista
07/08/2009
Sim, o campo é da tabela onde estou inserindo os dados..
Penso eu que é melhor fazer uma trigger do que colocar no Delphi
GOSTEI 0
Osocram
07/08/2009
Pensa bem... Vc ja esta no delphi e esta inserindo o registro... o custo que vc vai ter p setar a data ae no cliente. Pois vc ja esta no cliente
Agora vc vai passar p o banco antes de gravar processar a data antes e depois gravar.
Minha opnião pessoal (um pouco redundante, ehehhe) acho mto melhor inicializar tudo que puder no delphi.
Agora vc vai passar p o banco antes de gravar processar a data antes e depois gravar.
Minha opnião pessoal (um pouco redundante, ehehhe) acho mto melhor inicializar tudo que puder no delphi.
Sim, o campo é da tabela onde estou inserindo os dados..
GOSTEI 0
Rogeranalista
07/08/2009
Bom vou dar uma analisada no caso
Mas obrigado pela atenção..
Um abraço
Mas obrigado pela atenção..
Um abraço
GOSTEI 0
Elip2008
07/08/2009
trigger executa a nível de servidor
o usuário não terá conexao com essa trigger. jah q vc tah inserindo ela automaticamente no banco. tenta mudar a propriedade dela
required para false na propriedade na sua tabela. pois no banco deve jah está com essa opção requerido.
//Mas d kualker forma ela não irá aparecer no delphi. Agora c vc kiser aparecer no delphi. soh colocar um edit.
e no onshow do form colocar assim:
Edit1.Text := DateToStr(Date); // vai parecer no edit.
então o usuario final naum vai ter o medo d q não está aparecendo o
valor.
o usuário não terá conexao com essa trigger. jah q vc tah inserindo ela automaticamente no banco. tenta mudar a propriedade dela
required para false na propriedade na sua tabela. pois no banco deve jah está com essa opção requerido.
//Mas d kualker forma ela não irá aparecer no delphi. Agora c vc kiser aparecer no delphi. soh colocar um edit.
e no onshow do form colocar assim:
Edit1.Text := DateToStr(Date); // vai parecer no edit.
então o usuario final naum vai ter o medo d q não está aparecendo o
valor.
GOSTEI 0