Type mismatch for field XXX, expecting: String actual: WideString.

Delphi

27/06/2017

Recentemente eu alterei o Char set que era Win1251 por Win1252 no meu banco de dados Firebird 2.5
e agora não consigo abri o sistema pois apresenta a mensagem do Título.
Passei o dia quase tudo tentando resolver isso e nada... vi em varius fóruns e encontrei pessoas com a mesma situação que a minha e não consegue resolver...
já apaguei as tabele e refiz já apagues todos os dbEdites e refiz e nada funfou e sempre aprece a mensagem "Type mismatch for field 'NOME_EMPRESA', expecting: String actual: WideString."
se alguém tiver alguma outra solução por favor da uma ajudinha...
Eduardo Silva

Eduardo Silva

Curtidas 0

Respostas

Jones Granatyr

Jones Granatyr

27/06/2017

Olá Eduardo!

Você já tentou apagar e adicionar novamente os fields na sua query? (botão direito na query, fields editor)

Jones
GOSTEI 0
Wesley Yamazack

Wesley Yamazack

27/06/2017

Opa Eduardo, é exatamente como o Jones falou.. dessa forma vc atualiza o seu campo.. O que aconteceu é que houve alguma modificação neste campo "NOME_EMPRESA" no banco de dados e com isso você precisa atualizar o seu campo no DataSet.

1. clique duas vezes no DataSet q contem o campo "NOME_EMPRESA"
2. Localize esse campo "NOME_EMPRESA"
3. Remova usando a tecla delete
4. Mantendo o foco ainda nessa lista de campos aperto 'CTRL+A', será exibido uma lista com os campos da sua tabela.
5. Localiza nesta lista o campo "NOME_EMPRESA" e depois clique em "OK"

Desta forma seu campo será atualizo..

Obs: Caso você esteja usando uma Query e um ClientDataSet, faça o procedimento da seguinte forma:
a. No ClientDataSet você coloca a propriedade Active para False
b. Faça os 5 passos primeiro na sua Query
c. Na sequencia repetira os 5 passos no seu ClientDataSet.

Dessa forma você resolve esse problema :)

Qualquer dúvida, estamos por aki.

[]'
GOSTEI 0
Jefferson

Jefferson

27/06/2017

Boa Noite!
Estava com esse mesmo problema, mais usando o método 1 do amigo @Wesley Yamazack consegui resolver.
GOSTEI 0
Luan Bernardo

Luan Bernardo

27/06/2017

Recentemente eu alterei o Char set que era Win1251 por Win1252 no meu banco de dados Firebird 2.5
e agora não consigo abri o sistema pois apresenta a mensagem do Título.
Passei o dia quase tudo tentando resolver isso e nada... vi em varius fóruns e encontrei pessoas com a mesma situação que a minha e não consegue resolver...
já apaguei as tabele e refiz já apagues todos os dbEdites e refiz e nada funfou e sempre aprece a mensagem "Type mismatch for field 'NOME_EMPRESA', expecting: String actual: WideString."
se alguém tiver alguma outra solução por favor da uma ajudinha...

Isso geralmente ocorre quando você realiza uma modificação de 'Field' direto no banco, o seu DataSet ou melhor FdQuery precisa ser atualizado.
O mesmo serve para campos que utilizam recursos de AutoIncrement ou Current direto no banco (neste caso você pode remover o field ou desmarcar o required).
GOSTEI 0
POSTAR