UDF - FB DELPHI
[color=red:17356fa24d]Título editado por Massuda
Remvido: ´Duvida para os craques´[/color:17356fa24d]
Olá galera....
Primeiramente, gostaria de agradecer a força que vcs me deram até hoje quanto a disponibilização de conhecimento... (já aprendi muito aqui)
Estou com uma dúvida sobre UDFs do FB....
Na verdade tenho que fazer algo que não estou conseguindo e gostaria de pedir novamente a ajuda de vcs...
Bom...
Tenho em um mesmo servidor, 2 arquivos (base1.fdb e base2.fdb)
estas bases armazenam dados de produtos, vendas e algumas outras tabelas. No entanto, a estrutura das tabelas é completamente diferente...
ex :
[b:17356fa24d]base1.clientes[/b:17356fa24d]
clienteID
nome
endereco
bairro
cep
[color=red:17356fa24d][i:17356fa24d](repare na base1.clientes, que o endereço fica na mesma tabela)[/i:17356fa24d][/color:17356fa24d]
e na base 2 temos
[b:17356fa24d]base2.clientes[/b:17356fa24d]
clienteID
cnpj
nomeCliente
...
[b:17356fa24d]base2.enderecos[/b:17356fa24d]
clienteID
rua
bairro
cep
...
[color=red:17356fa24d][i:17356fa24d](repare na base2 temos 2 tabelas(clientes e enderecos) que guardam os mesmos dados só que de maneira diferente)[/i:17356fa24d][/color:17356fa24d]
bom isso acontece, pq cada uma dessas bases são de sistemas diferentes e de fabricantes diferentes (Por isso a estrutura diferente)
o que eu precisaria fazer era manter essas duas bases sincronizadas... de modo que quando fosse incluido um cliente na base1, esse mesmo registro seria incluido na base 2 (respeitando as estruturas)...
[b:17356fa24d]Eu pensei em fazer isso usando Triggers + UDF...[/b:17356fa24d]
por exemplo....
quando um cliente fosse incluido na base1, um trigger After Insert é disparado executando uma UDF e passando parametros que identificasse qual é o registro que estou falando...
com isso minha udf(feita em Delphi), abriria as 2 bases e na unha faria a leitura do registro na base 1(que foi identificado pelo parametro passado) e a incluiria na base 2 respeitando a estrutura...
e o mesmo para triggers after update, delete, nas duas bases...
uffffa.... acho que deu pra explicar bem o problema...
GOSTARIA DE SABER SE ESSE É O CAMINHO CERTO PARA UM PROBLEMA COMO ESSE...?
E SE NÂO FOR, QUAL SERIA A MELHOR MANEIRA DE FAZER ISSO?
SUPER ABRAÇO A TODOS!!!!
E VIVA O DELPHI... RSRS
FABIO ALVES :D
Stratofabius
Curtidas 0
Respostas
Thomaz_prg
08/06/2006
Não sei se funcionará.... mas já tentou criar uma tabela (External File) que, quando fosse inserido na tabela de clientes (bd1) disparasse uma trigger que iria inserir dados na nessa tabela externa. E no banco 2, você teria a mesma tabela externa, só que, com uma trigger que iria inserir dados na tabela de clientes, após a inserção na tabela externa....
GOSTEI 0
Stratofabius
08/06/2006
Esse External File seria um 3 banco firebird de troca de informações?
Existe como acessar um outro banco através de uma stored procedure?
exemplo...
é possivel ter no banco1 uma Stored procedure que inclua dados em um banco 2?
ABRAÇO
FABIO :D
Existe como acessar um outro banco através de uma stored procedure?
exemplo...
é possivel ter no banco1 uma Stored procedure que inclua dados em um banco 2?
ABRAÇO
FABIO :D
GOSTEI 0
Thomaz_prg
08/06/2006
Na verdade o External File é um arquivo externo que na verdade será uma tabela. Eu não sei se o Firebird permite que se use um mesmo arquivo externo (External File) para mais de um banco.
GOSTEI 0
Stratofabius
08/06/2006
Grande....!!!!!!!!!!
Cara... mutcho obrigado... acho que isso vai resolver meu problema...
Abraço!!!
Fabio
Cara... mutcho obrigado... acho que isso vai resolver meu problema...
Abraço!!!
Fabio
GOSTEI 0