UML: besteira ou vale a pena?
[b:7ae8e15fac]Tenho 2 duvidas (e acredito q haja mais um monte de gente interessada em saber tbm) que sao:
[i:7ae8e15fac]1- alguem poderia me dizer um uso PRÁTICO da uml com delphi (em aplicacoes de pequeno/medio porte)? Tipo, de que forma aqueles diagramas realmente ajudam na pratica?
2- onde arrumo um MATERIAL BASICO pra iniciar o aprendizado em UML (mas nao UML generico/analitica, algo mais pratico ou relacionado diretamente com o delphi tipo o Bold) ? [/i:7ae8e15fac][/b:7ae8e15fac]
Outra coisa tbm, eh q me parece q a UML ta se tornando um padrao novo de planejamento, soh q nao achei ainda um software acessivel (legalmente), tipo o delphi7 tem o BOLD mas soh a partir da versao ENTERPRISE q se nao me engano custa apenas a bagatela de quase R$10.000,00 e nem q seja a empresa onde vc for trabalhar q vai pagar, acho q o mais comum eh PROFESSIONAL, e essa nao tem o bold.
Tem tbm o RATIONAL ROSE, da ibm mas softw da ibm acho q eh mais
salgado ainda :shock:
[i:7ae8e15fac]1- alguem poderia me dizer um uso PRÁTICO da uml com delphi (em aplicacoes de pequeno/medio porte)? Tipo, de que forma aqueles diagramas realmente ajudam na pratica?
2- onde arrumo um MATERIAL BASICO pra iniciar o aprendizado em UML (mas nao UML generico/analitica, algo mais pratico ou relacionado diretamente com o delphi tipo o Bold) ? [/i:7ae8e15fac][/b:7ae8e15fac]
Outra coisa tbm, eh q me parece q a UML ta se tornando um padrao novo de planejamento, soh q nao achei ainda um software acessivel (legalmente), tipo o delphi7 tem o BOLD mas soh a partir da versao ENTERPRISE q se nao me engano custa apenas a bagatela de quase R$10.000,00 e nem q seja a empresa onde vc for trabalhar q vai pagar, acho q o mais comum eh PROFESSIONAL, e essa nao tem o bold.
Tem tbm o RATIONAL ROSE, da ibm mas softw da ibm acho q eh mais
salgado ainda :shock:
Delphor
Curtidas 0
Respostas
Bon Jovi
01/05/2003
Tudo depende da necessidade. Uses cases, diagramas de use cases, diagrama de sequência, diagrama de estados e diagrama de classes acho indispensáveis para um projeto médio. Uses cases é indispensável para qualquer porte.
No momento, de forma direta, só uso UML para a fase de análise e projeto de sistemas.
Realmente são caras, e não uso nenhuma ferramenta de UML... Mas faço o q posso pra seguir UML. Uses cases e diagrama de use cases faço em editor de texto. Diagrama de sequência fica difícil..., só usei muito na faculdade. Diagrama de estados uso um editor de flowchart..., Diagrama de classes não tenho usado, uso relacional.
No momento, de forma direta, só uso UML para a fase de análise e projeto de sistemas.
Realmente são caras, e não uso nenhuma ferramenta de UML... Mas faço o q posso pra seguir UML. Uses cases e diagrama de use cases faço em editor de texto. Diagrama de sequência fica difícil..., só usei muito na faculdade. Diagrama de estados uso um editor de flowchart..., Diagrama de classes não tenho usado, uso relacional.
GOSTEI 0
Hhhhhh
01/05/2003
... e quanto ao material básico...
GOSTEI 0
Delphor
01/05/2003
tipo, ainda nao saquei, tah meio vago... onde eu encontro um exemplo pratico disso?
tenho toneladas de docs a respeito e todos sao extremamente teoricos!
por acaso conhece alguma dica de um link/artigo que fale mais a respeito pra indicar?
tenho toneladas de docs a respeito e todos sao extremamente teoricos!
por acaso conhece alguma dica de um link/artigo que fale mais a respeito pra indicar?
GOSTEI 0
Bon Jovi
01/05/2003
O q não falta é UML na Internet.
http://www.omg.org/uml/
O melhor pra praticar é ter um livro do lado e fuçar a uma ferramenta CASE UML.
http://www.omg.org/uml/
O melhor pra praticar é ter um livro do lado e fuçar a uma ferramenta CASE UML.
GOSTEI 0
Delphor
01/05/2003
mas qual ferramenta usar ? alguma indicacao?
de preferencia free/open se houver alguma...
de preferencia free/open se houver alguma...
GOSTEI 0
Kandrus
01/05/2003
Tem o site www.uml.com.br tem diversas dicas e artigos
GOSTEI 0
Cic.pop
01/05/2003
Veja esse livro: Desenvolvendo Aplicações co UML - do conceito à implementação. Autora Ana Cristina Melo.
Ferramenta Open Source veja em: http://www.gentleware.com
Ferramenta Open Source veja em: http://www.gentleware.com
GOSTEI 0
Nigro
01/05/2003
Rational Rose reconhece FB/IB?
GOSTEI 0
Maxwell_monteiro
01/05/2003
Existe uma otimo livro sobre UML que é:
´Utilizando UML e padrões´ do Graig Larman
Quanto a ferramentos existe o model maker que vem junto com o Delphi 7 que é razoável!
A principal vantagem é que vc planeja antes de fazer e tudo que é pensado antes de ser executar sai bem feito!
Em segundo lugar o desenvolvimento de software baseado em planejamento, analise, projeto, etc.. é usado em qualquer país de primeiro mundo. E se demostrou bastante eficiente!
Em terceiro lugar, no final do projeto vc tem toda uma documentacao e diagramacao do seu projeto o que facilita em muito a manutencao que corresponde de 40¬ a 60¬ no tempo gasto para se desenvolver software.
E há mais outras N vantagens...
Ou seja vc só tem a ganhar utilizando UML e ferramentas CASE!
´Utilizando UML e padrões´ do Graig Larman
Quanto a ferramentos existe o model maker que vem junto com o Delphi 7 que é razoável!
A principal vantagem é que vc planeja antes de fazer e tudo que é pensado antes de ser executar sai bem feito!
Em segundo lugar o desenvolvimento de software baseado em planejamento, analise, projeto, etc.. é usado em qualquer país de primeiro mundo. E se demostrou bastante eficiente!
Em terceiro lugar, no final do projeto vc tem toda uma documentacao e diagramacao do seu projeto o que facilita em muito a manutencao que corresponde de 40¬ a 60¬ no tempo gasto para se desenvolver software.
E há mais outras N vantagens...
Ou seja vc só tem a ganhar utilizando UML e ferramentas CASE!
GOSTEI 0