Unable to load fbclient.dll
Galera é o seguinte. Sou estreante em Delphi e comecei logo com o 2005. Estou começando a desenvolver um aplicativo que utilizará Firebird 1.5 e dbExpress. Configurei os acessos, alterei os 2 arquivos xml necessários. O meu driver de conexão com o servidor FB aparece na lista de conexões possíveis. Utilizo SQLConnection. Quando tento ativar a conexão, aparece a mensagem ´Unable to load fbclient.dll´. A dll está na pasta system32, na pasta bin e lib do Delphi, na pasta Arquivos Comuns e mais um monte de pastas. Já estive lendo outros post´s desse mesmo fórum mas nenhuma é igual a este problema. Estou necessitando de ajuda, pois não consigo resolver. Utilizo IBExpert para gerenciar o banco e aí funciona sem problema, então o problema é o Delphi que não lê a dll. Esperendo ansiosamente por uma resposta, agradeço a compreensão com que nada sabe. Obrigado, Jair.
Jotadeefe
Curtidas 0
Respostas
Gandalf.nho
30/03/2005
Vc está usando um driver DBExpress específico pro Firebird?
GOSTEI 0
Jotadeefe
30/03/2005
Acredito que sim: utilizo o FirebirdBDP1.0-Alpha4 e FirebirdNETProvider-1.7-RC2-NET.1.1
GOSTEI 0
Jotadeefe
30/03/2005
Mais uma coisa: estou desenvolvendo VCL Forms Application.
GOSTEI 0
Jotadeefe
30/03/2005
Galera, consegui resolver: baixei as dll´s da UIB, alterei o arquivo C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\BDS\dbExpress\dbxdrivers.ini, setando a LibraryName para dbexpUIBfire15.dll, que está na pasta System32 e pronto, o Delphi já consegue abrir a conexão. Valeu pela atenção. Obrigado, Jair.
GOSTEI 0