Unavailable Database
Vez ou outra, vem essa mensagem. Tenho que reiniciar a máquina, para voltar a normalidade. Hoje, por exemplo, reiniciei 3 vezes. É como se algum processo do SO ou algum software, estar matando o servidor FB. Uso FB 1.5. Será isso mesmo, ou um bug do FB? Gostaria de uma opinião sincera, pois eu mandei um email para uma pessoa que trabalha com FB, e ele me disse que o FB nunca dá pau. Não gosto desse tipo de opinião. Gostaria de uma avaliação real, se realmente é um problema do FB, se existe algum patch de atualização para resolver isso, enfim, uma solução. Imagine esse problema no cliente? Seria um transtorno sério.
Paulo
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
21/10/2005
Não. Isto não é um problema do FB 1.5.x.
Verifique se a sua versão não é Release Candidate. A última versão final é 1.5.2.4731.
1. Antes de reiniciar a máquina vc está verificando se o serviço está parado?
2. Já observou se existe algo registrado no log do servidor e/ou no log do FB que possa identificar a causa?
T+
Verifique se a sua versão não é Release Candidate. A última versão final é 1.5.2.4731.
1. Antes de reiniciar a máquina vc está verificando se o serviço está parado?
2. Já observou se existe algo registrado no log do servidor e/ou no log do FB que possa identificar a causa?
T+
GOSTEI 0
Gandalf.nho
21/10/2005
Veja se não tem alguma consulta ou UDF que possa estar derrubando o servidor
GOSTEI 0
Paulo
21/10/2005
A minha versão é a final: 1.5.2.4731. Isso acoontece quando eu ligo a máquina, mas pode ser sim, após uma instrução, pois aconteceu após eu ter executado uma SP. Mas, hoje por exemplo, eu apenas liguei a máquina pela manhã e quando abri o IBExpert e o Banco, deu o erro, o que tive que reiniciar a máquina 3 vezes para normalizar. Posso ter a certeza que não é pau do FB? Só quero ter esta certeza.
GOSTEI 0
Afarias
21/10/2005
|Posso ter a certeza que não é pau do FB?
bom, se fosse pau no FB teríamos dezenas de mensagens como a sua no fórum, e não apenas essa... além do mais, esse é um problema muito grave para um SGBD tão estabelecido e utilizado.
como o Vina falou, dê uma olhada no arquivo de log do FB (firebird.log), qualquer dúvida, post as últimas entradas do arquivo aqui.
tb pode ser interessante ver o log do SO
T+
bom, se fosse pau no FB teríamos dezenas de mensagens como a sua no fórum, e não apenas essa... além do mais, esse é um problema muito grave para um SGBD tão estabelecido e utilizado.
como o Vina falou, dê uma olhada no arquivo de log do FB (firebird.log), qualquer dúvida, post as últimas entradas do arquivo aqui.
tb pode ser interessante ver o log do SO
T+
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
21/10/2005
seu FB está instalado como serviço ou como aplicação?
vc deu o devido tempo para que o FB fosse inicializado? (sei lá, você pode ter aberto IBExpert antes do iniciar o FB...)
obs.: se seu FB está instalado como serviço, somente o primeiro usuário que logar no Windows terá acesso a ele. se vc fizer logoff desse usuário e tentar logar como outro usuário ou simplesmente trocar de usuário o FB não estará disponível. só reiniciando a máquina. para funcionar com todos os usuários que se logarem, inicie-o como aplicação. (eu precisei fazer assim pra poder fazê-lo funcionar no Windows XP com SP2).
vc deu o devido tempo para que o FB fosse inicializado? (sei lá, você pode ter aberto IBExpert antes do iniciar o FB...)
obs.: se seu FB está instalado como serviço, somente o primeiro usuário que logar no Windows terá acesso a ele. se vc fizer logoff desse usuário e tentar logar como outro usuário ou simplesmente trocar de usuário o FB não estará disponível. só reiniciando a máquina. para funcionar com todos os usuários que se logarem, inicie-o como aplicação. (eu precisei fazer assim pra poder fazê-lo funcionar no Windows XP com SP2).
GOSTEI 0
Afarias
21/10/2005
|se seu FB está instalado como serviço, somente o primeiro usuário que
|logar no Windows terá acesso a ele. se vc fizer logoff desse usuário e
|tentar logar como outro usuário ou simplesmente trocar de usuário o FB
|não estará disponível
isso não confere.
Um serviço está SEMPRE disponível, mesmo quando nenhum usuário está logado. Um serviço tb não é amarrado ao logon de qualquer usuário.
Acho q vc deve ter confundido. Isso pode ocorrer quando se instala como Aplicação, mas como serviço não.
T+
|logar no Windows terá acesso a ele. se vc fizer logoff desse usuário e
|tentar logar como outro usuário ou simplesmente trocar de usuário o FB
|não estará disponível
isso não confere.
Um serviço está SEMPRE disponível, mesmo quando nenhum usuário está logado. Um serviço tb não é amarrado ao logon de qualquer usuário.
Acho q vc deve ter confundido. Isso pode ocorrer quando se instala como Aplicação, mas como serviço não.
T+
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
21/10/2005
não, afarias. é exatamente como eu disse.
se instalar como serviço, esse serviço é ´levantado´ pelo primeiro usuário e os demais não enxergam (a menos que haja alguma configuração específica para isso).
como aplicação, cada usuário levanta a sua instância do aplicativo e o ´trem´ funciona.
se instalar como serviço, esse serviço é ´levantado´ pelo primeiro usuário e os demais não enxergam (a menos que haja alguma configuração específica para isso).
como aplicação, cada usuário levanta a sua instância do aplicativo e o ´trem´ funciona.
GOSTEI 0
Afarias
21/10/2005
|se instalar como serviço, esse serviço é ´levantado´ pelo primeiro
|usuário e os demais não enxergam (a menos que haja alguma
|configuração específica para isso).
o serviço é ´levantado´ *ANTES* de qualquer usuário logar no micro. Inclusive vc pode ligar o micro e antes de logar conectar remotamente e verá isso.
|como aplicação, cada usuário levanta a sua instância do aplicativo e
|o ´trem´ funciona.
sim, se a execução do server estiver no RUN compartilhado. mas pode estar no RUN privativo de cada usuário, assim só aqueles com essa entrada teriam o serviço rodando automático
T+
|usuário e os demais não enxergam (a menos que haja alguma
|configuração específica para isso).
o serviço é ´levantado´ *ANTES* de qualquer usuário logar no micro. Inclusive vc pode ligar o micro e antes de logar conectar remotamente e verá isso.
|como aplicação, cada usuário levanta a sua instância do aplicativo e
|o ´trem´ funciona.
sim, se a execução do server estiver no RUN compartilhado. mas pode estar no RUN privativo de cada usuário, assim só aqueles com essa entrada teriam o serviço rodando automático
T+
GOSTEI 0