URGENTE - Não consigo conectar mais de uma tabela

Firebird

17/09/2004

Gostaria de saber o motivo de eu não conseguir conectar mais de uma tabela pertencente a um banco de dados. Utilizo o delphi 7 com firebird 1.5 e conecxão dbexpress.

Quando utilizo o computador que tem o delphi instalado ele conecta todas as tabelas corretamente, mas quando tento rodar o programa em um outro computador que não possui o delphi instalado ele relata um erro ´operation not application´, o programa roda normalmente, mas não consigo fazer nenhum operação que ocorra no banco de dados, nem ao menos consultá-lo, junto com o executável eu tb coloco as dll dbexpint.dll e midas.dll, o gds32.dll coloco no diretório system.

Se alguem puder me ajudar eu agradeço, tenho urgencia, pois tenho que entregar um programa que ja esta quase pronto, mas não consigo instala-lo em outra máquina.

mode de conexção:
SQLConnection --> SQLQuery --> DataSetProvider --> ClientDataSet --> DataSource

Antecipadamente agradeco.

Lucianogar

Lucianogar

Curtidas 0

Respostas

Martins

Martins

17/09/2004

Veja o q diz o colega:[b:49ecc2cf05]uildenei
[/b:49ecc2cf05]
qdo se distribui uma aplicação com dbexpress, deve-se mandar junto a DLL de acesso ao banco (dbexpint -> IB/FB, dbexpora -> Oracle, etc ...) midas.dll, e principalmente nao esquecer de desconectar o SQCConnection antes de dar o ´build´ final no executavel da aplicação para evitar q gere erros na inicializacao do aplicativo. e depois ter uma rotina de configuração dos parametros de conexao bem escrita pra ser transparente pro cliente. feito isso eh soh esperar a grana no fim do mes. _________________ Uildenei Geverson Junior Uliana Gerente/Proprietario NETNews Informática Fco Beltrão - Paraná - Brasil (0..46) 524-8244 9974-6444

dicas do [b:49ecc2cf05]TOMAZ[/b:49ecc2cf05]

Tente copiar a biblioteca midas.Dll para a pasta windows\system32, e se não resolver, tente baixar a mesma da internet, pois existem alguns bugs que foram corrigidos. Esta da internet é do delphi 7 mas é compatível com Delphi5 e 6. http://www.distribucon.com/download/midas.dll Na página http://www.distribucon.com/download/midas.dll existem algumas atualizações para o caso do seu delphi ter versão inferior ao 5.

[b:49ecc2cf05]DEBUG[/b:49ecc2cf05] disse:
Copie o arquivo Midas.dll para o diretório C:\Windows\System ou C:\WINNT\system32; Clique em Iniciar e em seguida Executar, na janela digite regsvr32.exe midas.dll e clique em OK. Isso deve resolver

Talvez lhe ajude.

Boa sorte

GOSTEI 0
Lucianogar

Lucianogar

17/09/2004

Cara valeu pela dica, foi só atualizar o midas.dll que ocorreu tudo certo, valeu

GOSTEI 0
Tuskinhu

Tuskinhu

17/09/2004

Além disso se você quizer diminuir mais ainda, use na cláusula uses do projeto.dpr a lib MidasLib e você não irá precisar mandar a dll midas.lib

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

17/09/2004

Além disso se você quizer diminuir mais ainda, use na cláusula uses do projeto.dpr a lib MidasLib e você não irá precisar mandar a dll midas.lib

Ao menos no Delphi 6, esta possibilidade causa algumas incompatibilidades.

GOSTEI 0
Martins

Martins

17/09/2004

Kara, pelo q eu sei esse metodo não funciona 100¬ na vrs: 6 do Delphi, na 7 ainda não testei.

T +

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

17/09/2004

NUNCA façam isso. Nem com D6 e nem com o D7. Problemas insolúveis e inexplicáveis são frequentes ao incorporar a midas e/ou driver DBX à aplicação.
Além do que não ajuda em nada em termos de redução de tamanho do .exe final, já que este vai ficar maior por incorporar a(s) biblioteca(s).

T+

GOSTEI 0
Vivienrod

Vivienrod

17/09/2004

Venho aqui manifestar o meu contentamento e satisfação, pois utilizei o passo-à-passo deste tópico e consegui resolver os problemas que se arrastavam à um certo período no local onde trabalho.
Muito obrigado mesmo, e se eu puder ajudar de alguma maneira, contem comigo. :wink: :D

GOSTEI 0
POSTAR