Uso do DBCOMBOBOX

26/10/2009

OLá Pessoal

Como utilizar corretamente o DBCOMBOBOX

Gostaria de Colocar um campo como nome de Status, terei 3 opções: 

Ativo, Inativo e Bloqueado porem no banco eu quero gravar apenas A, I ou B, o dbcombobox me da esta opção, ou ele é a melhor alternativa para isto?

Abraços.

Rogério
Rogério Nascimento

Rogério Nascimento

Curtidas 0

Respostas

Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

26/10/2009

Olá Rogério, como vai ??

Na verdade o DBComboBox não seira o componente ideial. Ele e utilizado quando vc tem uma lista Fixa de valores e vai salvar este valor no banco. Exemplo, ums lista de UF onde o valor que aparece é RJ, SP, MG, etc e o que vai ser gravado no banco e exatamente RJ, SP, MG, etc.

Já o DBLookUpComboBox funciona de forma parecida, porém a lista virá de uma outra tabela. Por exemplo os dados vem da tabela de estados, eu mostro o nome do estado porem pego o ID do estado e gravo em outra tabela. Uma espécie de  De->Para.

Agora quando temos um numero pequeno de opções, onde mostraremos um valor e gravaremos outro podemos usar tanto o DBCheckBox (para apenas dois valores Ex: Ativo (S/N), Vendedor (S/N) UsuarioMaster(S/N) e por ai vai. Quando temos mais opções como e o seu caso então utilizado o DBRadioGroup.

Adicione um DBRadioGroup no seu projeto, aponte o DataSource e DataField para seu CDS e o campo. Feito isso vai na propriedade Items e coloque:

Ativo
Inativo
Bloqueado

Isso é o que vai ser mostrado no RadioGroup. Agora vai na propriedade values e coloque:

A
I
B

Repare que tem que ser na mesma ordem. Feito isso e só rodar a aplicação e sair pro abraço.

Espero ter ajudado.

Abraços !!

GOSTEI 0
Rogério Nascimento

Rogério Nascimento

26/10/2009

Valeu Rodrigo

Mais uma vez muito obrigado !!
GOSTEI 0
POSTAR