Utilizando Procedures e Functions
1° Caso
Fiz uma function no fPrincipal. Mas para utiliza-la preciso colocar em outra unit o seguinte: fPrincipal.<função>
Existe uma maneira de eu apenas precisar colocar o nome da função?
Obs: declarei esta fuinção no Public acreditando que resolvia, mas não resolveu.
2° Caso
Gostaria de criar uma Unit com minhas funccions e procedures. Mas estou meio perdido quando tento manipular uma New.Unit
Se puder envie informações de como devo proceder.
Obrigado
Fiz uma function no fPrincipal. Mas para utiliza-la preciso colocar em outra unit o seguinte: fPrincipal.<função>
Existe uma maneira de eu apenas precisar colocar o nome da função?
Obs: declarei esta fuinção no Public acreditando que resolvia, mas não resolveu.
2° Caso
Gostaria de criar uma Unit com minhas funccions e procedures. Mas estou meio perdido quando tento manipular uma New.Unit
Se puder envie informações de como devo proceder.
Obrigado
Jonnymarques
Curtidas 0
Respostas
Eduprp
02/02/2004
Colega
Primeiro abra o seu projeto.
No menu faça: File/New selecione Unit.
Salve esta unit com um nome comum Ex. uFuncoes
Abaixo um exemplo:
unit UFuncoes;
interface
function soma(a,b: integer): integer;
implementation
begin
Result:= a+ b;
end;
end.
Observe as regras de declaração das funções após a INTERFACE.
Quando for utilizar a função em qualquer programa do seu projeto, bastarar acrescentar o nome (UFuncoes) na cláusula USES do programa. Se não fizer isso o programa não irá compilar.
Eduardo M.Pereira
Primeiro abra o seu projeto.
No menu faça: File/New selecione Unit.
Salve esta unit com um nome comum Ex. uFuncoes
Abaixo um exemplo:
unit UFuncoes;
interface
implementation
begin
Result:= a+ b;
end;
end.
Observe as regras de declaração das funções após a INTERFACE.
Quando for utilizar a função em qualquer programa do seu projeto, bastarar acrescentar o nome (UFuncoes) na cláusula USES do programa. Se não fizer isso o programa não irá compilar.
Eduardo M.Pereira
GOSTEI 0
Cebikyn
02/02/2004
Vejo que o segundo caso foi muito bem explicado a cima, então, vamos ao primeiro...
Basta colocar a declaração da procedure/function logo acima de [b:b46434a358]implementation[/b:b46434a358] ou abaixo de [b:b46434a358]interface[/b:b46434a358] na unit em que a função é implementada. Qnd vc declara ela em public ou published, vc declara ela como um método do form.
Basta colocar a declaração da procedure/function logo acima de [b:b46434a358]implementation[/b:b46434a358] ou abaixo de [b:b46434a358]interface[/b:b46434a358] na unit em que a função é implementada. Qnd vc declara ela em public ou published, vc declara ela como um método do form.
GOSTEI 0