Utilizar DBExpress para criar uma base de dados

Delphi

10/12/2012

Ola, gostaria de saber como eu faço para criar uma base de dados nova utilizando o dbexpress.

obrigado!
"Deus abençoe!"
Wilton Júnior

Wilton Júnior

Curtidas 0

Respostas

Alvaro Vieira

Alvaro Vieira

10/12/2012

Bom dia.
O que você chama de "uma base nova" ?
Se você estiver mudando a maneira como acessa os dados (por ex. de client server p/ multi camadas) ou mesmo se estiver criando tudo do zero (banco de dados e aplicação) você deve partir do banco de dados e aí p/ poder te orientar melhor, descreva o que você está precisando: dica sobre uso da dbExpress ou crianção do banco de dados. Descreva também a versão do Delphi e do banco de dados.
Abraço.
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

10/12/2012

Boa tarde Sr. Alvaro,

O que estou tentando é seguinte, quando eu digitar em um componente memo "create database teste;", que essa base de dados seje criada.
Mas quero construir isso utilizando DBExpress e ñão o componente do Interbase.

Obrigado.
"Deus Abençoe"
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

10/12/2012

vc tem que utilizar a classes TDBXConnection e TDBXCommand . Aqui neste endereço tem muitas coisas "acho eu" sobre isto

http://marcosalles.wordpress.com/2011/06/15/manipulando-metadados-criando-tabelas-campos-chaves-estrangeiras-utilizando-o-framework-dbxexpress-sem-dataset-delphi-2010-parte-iii/
GOSTEI 0
Alvaro Vieira

Alvaro Vieira

10/12/2012

Cara, até hoje não tive a necessidade de criar o banco via código, mas como você diz não querer usar o TIBDataBase, talvez esse link te ajude.
http://stackoverflow.com/questions/423808/creating-a-database-using-dbexpress-in-delphi
Abraço.
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

10/12/2012

Sr Alvaro, estou tentando construir um software proprio para manipulação e criaçao de banco de dados em firebird, eu não entendi nada do codigo dolink que me passou, utilizando o tibdatabase como eu tenho que fazer.

obrigado.
"Deus Abençoe"
GOSTEI 0
Claudia Nogueira

Claudia Nogueira

10/12/2012

Pra criar com o IbDataBase:

var
  IBDatabase1: TIBDatabase;
begin
  IBDatabase1 := TIBDatabase.Create(Self);
  try
    IBDatabase1.DatabaseName := 'C:\TESTE2.FDB';
    IBDatabase1.Params.Add('USER ''SYSDBA''');
    IBDatabase1.Params.Add('PASSWORD ''masterkey''');
    IBDatabase1.Params.Add('PAGE_SIZE 4096');
    IBDatabase1.Params.Add('DEFAULT CHARACTER SET WIN1252');
    IBDatabase1.CreateDatabase;
  finally
    IBDatabase1.Free;
  end;
end;
GOSTEI 0
Deivison Melo

Deivison Melo

10/12/2012

[url]http://www.andreanolanusse.com/pt/como-criar-tabelas-utilizando-o-dbexpress-framework/[/url]

Exemplo citado acima no link abaixo:

[url]http://cc.embarcadero.com/Item/26210[/url]

GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

10/12/2012

Srs Marcos e Deivison vcs não entenderam que eu quero fazer, não quero criar tabela quero criar base de dados
(create database).

Claudadnh aparece a seguinte mensagem de erro "Unavailable database".

obrigado!
GOSTEI 0
Alisson Santos

Alisson Santos

10/12/2012

Deixa eu ver se entendi, você quer via programação criar um bando de dados novo utilizando em tempo de execução.
Tipo assim, você vai lá e digita os comandos para criação de uma base de dados nova?
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

10/12/2012

Isso Alisson
Me ajuda por favor.

O codigo que a Claudia passou esta dando Unvalidable Database.

Eu qero montar um software proprio gratuito para todos os desenvolvedores entendeu.
Pode me ajudar?

obrigado
GOSTEI 0
Claudia Nogueira

Claudia Nogueira

10/12/2012

Antes de responder eu testei umas 5 vezes e todas foi criado o banco de dados e depois registrei no IbExpert pra verificar se estava criando corretamente. Hehehehe.
Mas para o seu objetivo, realmente não é o mais indicado, pois você quer fazer uma coisa mais avançada.
O certo é rodar scripts.
Qual versão do Delphi você está usando?

Isso Alisson
Me ajuda por favor.

O codigo que a Claudia passou esta dando Unvalidable Database.

Eu qero montar um software proprio gratuito para todos os desenvolvedores entendeu.
Pode me ajudar?

obrigado
GOSTEI 0
Rodolpho Silva

Rodolpho Silva

10/12/2012

Wilson,

Concordo com a Cláudia. O que você está tentando fazer não é o melhor indicado. Existem diversos fatores que influenciam na criação de um banco de dados (mesmo o Firebird). Local do arquivo, alias para a instância, tipo de charset, etc... Rodar scripts (como foi indicado) é a melhor solução. Se você deseja distribuir a sua aplicação com um BD zerado, é melhor você criar um "modelo" e fazer a distribuição junto com a sua aplicação (em um instalador customizado). Bem, eu não faria isso...

Bem, reveja os exemplos citados pois como já foi dito, o exemplo da Cláudia funcionou em 5x.

É apenas minha opinião.
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

10/12/2012

Rodolfo, quais fatores vc ta cidtando?
Claudia estou desenvolvendo em delphi XE2

obrigado.
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

10/12/2012

Cara se o exemplo da claudia funcionou 5x e fiz a mesma coisa mas não funcionou, então é versão de delphi, ela pode esta usando o delphi 7 enquanto eu uso o Delphi XE2. Mas teria diferença nesse caso?
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

10/12/2012

Sr. Rodolpho e Sra(Srta) Claudia, obrigado pela ajuda, peço desculpa pelo meu questionamento, refiz igual ao exemplo que a Sra(Srta) Claudia passou e funcionou sim.

Peço desculpa pelo meu equivoco e muito obrigado pela ajuda.

"Deus o abençoe"
GOSTEI 0
Rodolpho Silva

Rodolpho Silva

10/12/2012

Sr. Rodolpho e Sra(Srta) Claudia, obrigado pela ajuda, peço desculpa pelo meu questionamento, refiz igual ao exemplo que a Sra(Srta) Claudia passou e funcionou sim.

Peço desculpa pelo meu equivoco e muito obrigado pela ajuda.

"Deus o abençoe"

O mais importante é ter funcionado....rsrsrsrsr
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

10/12/2012

Ola, gostaria de saber como eu faço para criar uma base de dados nova utilizando o dbexpress.

obrigado!
"Deus abençoe!"

so não entendi o que que o TIBDatabase tem haver com o DbExpress ????

para criar Base de Dados , Tabela com o DbExpress a classes TDBXConnection e TDBXCommand ou estou enganado ???

GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

10/12/2012

Marcos estou criando um software portatil para criar base de dados em firebird, Claudia e Rodolpho me indicaram os passos do IBDatabase para realizar a criação de uma base de dados.
Depois da mesma criada eu uso o dbexpress para conectar na base e criar as tabelas que eu quero.

Qualquer duvida me fala que eu te explico melhor.

obrigado!
"Deus Abençoe"
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

10/12/2012

Marcos estou criando um software portatil para criar base de dados em firebird, Claudia e Rodolpho me indicaram os passos do IBDatabase para realizar a criação de uma base de dados.
Depois da mesma criada eu uso o dbexpress para conectar na base e criar as tabelas que eu quero.

Qualquer duvida me fala que eu te explico melhor.

obrigado!
"Deus Abençoe"

Dúvida nenhuma . È porque vc pediu para utilizar o Framework DbExpress e depois foi para o IBDatabase ...So isso
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

10/12/2012

Eu tive que reconhecer que para fazer o que eu quero o melhor io IBDatabase, mas depois de criado a base de dados utilizo o DBExpress. Mesmo assim obrigado.
GOSTEI 0
POSTAR