Utilizar um Alias no componente ADO.
Tenho um banco acess e estou utilizando o componente ADO para acessa-lo no acess, contudo queria criar um alias para apontar o caminho do banco ao inves de digitá-lo, como fazer?
Obrigado,
Cfino.
Obrigado,
Cfino.
Cfino
Curtidas 0
Respostas
Bon Jovi
23/05/2004
Lê de um arquivo INI o path do banco. Ou então use UDL. Prefiro INI na maioria dos casos.
Ex. com UDL:
Cria um arquivo texto com extensao .udl. Daí vc abre o arquivo e configura. E no Delphi faz por ex.:
ADOConnection.ConnectionString := ´FILE NAME=´ + ExtractFileDir(Application.ExeName) + ´\teste.udl´;
Ex. com UDL:
Cria um arquivo texto com extensao .udl. Daí vc abre o arquivo e configura. E no Delphi faz por ex.:
ADOConnection.ConnectionString := ´FILE NAME=´ + ExtractFileDir(Application.ExeName) + ´\teste.udl´;
GOSTEI 0
Cfino
23/05/2004
Ao usar o *.udl criado no bloco de notas apresentou o erro: ´O formato da sequência de caracteres de inicialização não está de acordo com a especificação OLE DB´. O que será que eu fiz de errado?
Grato,
Cfino
Grato,
Cfino
GOSTEI 0
Bon Jovi
23/05/2004
Estranho isso..., mesmo se o arquivo .udl estiver em branco ele deveria abrir o Data Link Properties, pelo menos aqui funciona (Windows 2000/MDAC 2.8).
Mas então tente outra maneira... escrevendo diretamente a configuração no arquivo .udl:
[size=9:bbd728f559][b:bbd728f559][oledb]
; Everything after this line is an OLE DB initstring
Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\ArquivoDados.mdb;Persist Security Info=False[/b:bbd728f559][/size:bbd728f559]
Mas então tente outra maneira... escrevendo diretamente a configuração no arquivo .udl:
[size=9:bbd728f559][b:bbd728f559][oledb]
; Everything after this line is an OLE DB initstring
Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\ArquivoDados.mdb;Persist Security Info=False[/b:bbd728f559][/size:bbd728f559]
GOSTEI 0
Cfino
23/05/2004
:lol: Valeu! Funcionou perfeitamente!!!
GOSTEI 0