Validação entre duas datas
Amigos,
Tenho duas datas: Data Cadastro e Data Retorno.
Como faço para que o meu aplicativo não permita que o usuário digite uma Data Retorno menor que a data Cadastro na hora da gravação de um registro?
Valeu,
Tenho duas datas: Data Cadastro e Data Retorno.
Como faço para que o meu aplicativo não permita que o usuário digite uma Data Retorno menor que a data Cadastro na hora da gravação de um registro?
Valeu,
Jrcosmoluis
Curtidas 0
Respostas
Sremulador
20/05/2006
só e fazer a comparação entre elas data1 < data2...
GOSTEI 0
Ffc
20/05/2006
Se você estiver usando TEdit deve converter de StrToDate() para realizar a comparação.
[b:7bb08319a0]Exemplo:[/b:7bb08319a0]
[b:7bb08319a0] if [/b:7bb08319a0]StrToDate(edData2.Text) < StrToDate(edData1.Text) [b:7bb08319a0]then[/b:7bb08319a0]
Application.MessageBox(´Data de retorno menor que data de cadastro´,´Erro!´, + MB_ICONERROR);
Espero ter ajudado, abraço.
[b:7bb08319a0]Exemplo:[/b:7bb08319a0]
[b:7bb08319a0] if [/b:7bb08319a0]StrToDate(edData2.Text) < StrToDate(edData1.Text) [b:7bb08319a0]then[/b:7bb08319a0]
Application.MessageBox(´Data de retorno menor que data de cadastro´,´Erro!´, + MB_ICONERROR);
Espero ter ajudado, abraço.
GOSTEI 0
Jrcosmoluis
20/05/2006
Primeiramente quero agradecer pelas dicas, mas esqueci de dizer o seguinte: que a comparação destas data seja feita somente se houver uma data no Edit DATA RETORNO. Então fiz o seguinte no meu botão gravar:
-If EdDATA_RETORNO.Text<>´´Then
--begin
---If EdDATA_RETORNO.Text<EdDATA_CADASTRO.Text Then
----begin
------MessageDlg(´DATA NÃO PODE SER MENOR´+#13+´QUE DATA DE ENVIO´,mtError,[mbok],0);
------EdDATA_RETORNO := EdDATA_CADASTRO;
------EdDT_R.SetFocus;
------Exit;
----end;
--end;
Então, fazendo dessa forma está certo? Amigos testei e funcionou beleza, mas estou na dúvia quanto o uso do IF -- THEN.... esta faltando alguma coisa? (duvidas de novato)
Valeu e novamente obrigado pela atenção
-If EdDATA_RETORNO.Text<>´´Then
--begin
---If EdDATA_RETORNO.Text<EdDATA_CADASTRO.Text Then
----begin
------MessageDlg(´DATA NÃO PODE SER MENOR´+#13+´QUE DATA DE ENVIO´,mtError,[mbok],0);
------EdDATA_RETORNO := EdDATA_CADASTRO;
------EdDT_R.SetFocus;
------Exit;
----end;
--end;
Então, fazendo dessa forma está certo? Amigos testei e funcionou beleza, mas estou na dúvia quanto o uso do IF -- THEN.... esta faltando alguma coisa? (duvidas de novato)
Valeu e novamente obrigado pela atenção
GOSTEI 0
Ffc
20/05/2006
Sim amigo esta certo sim, qualquer dúvida e so postar...
Abraços e sucesso.
Abraços e sucesso.
GOSTEI 0
Jrcosmoluis
20/05/2006
Valeu amigos obrigados pela atenção.
GOSTEI 0