Vamos discutir o assunto... Backup de dados!

Delphi

02/06/2004

Amigos, venho neste tópico desenvolver um assunto de muita importância em muitos aplicativos desenvolvidos em delphi, por exemplo. Isso se dá a todas as empresas darem importâncias ao procedimento de backup de dados para a sua própria segurança.

Gostaria com a ajuda de todos do fórum com conhecimentos práticos e técnicos, desenvolver neste tópico, situações e formas de se fazer um backup confiável, até mesmo independente da base de dados.

Eu particulamente utilizo o sqlserver, onde o mesmo já faz o backup pré-configurado para dentro do mesmo hd, sendo portanto a necessidade de se fazer um backup em um outro tipo de midia, lembrando q backup geralmente tem q ser feito todo dia e às vezes mais de uma vez ao dia, relativamente a quantidade de dados manipulados.

Uma das opções q podemos discutir são, o CD-RW e a fita DAT.

Vamos lá!!! Pessoal. Tenho certeza depois da conclusão deste tópico muitas dúvidas estarão sendo tiradas, para maior proveito da nossa comunidade, que já acho q é muito unida.

Abraços!! Vamos lá!! Poste o seu conhecimento.

Universodosoftware

Universodosoftware

Curtidas 0

Respostas

Nildo

Nildo

02/06/2004

Olá!
Eu alterei o título pois fugia das regras de conduta do fórum, eu só não bloqueei o tópico porque o assunto é interessante. Espero que entenda. Por favor, seja objetivo no título do tópico!

Obrigado!
Abraços!

GOSTEI 0
Universodosoftware

Universodosoftware

02/06/2004

Olá! Eu alterei o título pois fugia das regras de conduta do fórum, eu só não bloqueei o tópico porque o assunto é interessante. Espero que entenda. Por favor, seja objetivo no título do tópico! Obrigado! Abraços!

Esquecí deste detalhe! Obrigado.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

02/06/2004

Nos meus sistemas, usando Interbase, primeiro uso o componente IBBackup (paleta IBX), depois compacto o backup usando o componente ZipMaster e coloco uma cópia no HD e outra na mídia removível disponível (geralmente disquete, mas, para quem tem, CD-RW).

GOSTEI 0
Rodolpho123

Rodolpho123

02/06/2004

Nos meus sistemas, usando Interbase, primeiro uso o componente IBBackup (paleta IBX), depois compacto o backup usando o componente ZipMaster e coloco uma cópia no HD e outra na mídia removível disponível (geralmente disquete, mas, para quem tem, CD-RW).

Idem ao Gandalf.nho, só com uma pequena diferença: Uso CD-R.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

02/06/2004

[quote:7a530ec4c5=´gandalf.nho´]Nos meus sistemas, usando Interbase, primeiro uso o componente IBBackup (paleta IBX), depois compacto o backup usando o componente ZipMaster e coloco uma cópia no HD e outra na mídia removível disponível (geralmente disquete, mas, para quem tem, CD-RW).

Idem ao Gandalf.nho, só com uma pequena diferença: Uso CD-R.[/quote:7a530ec4c5]

Que componente você usa pra gravação em CD-R?

GOSTEI 0
Eniorm

Eniorm

02/06/2004

OK, pra quem usa o Interbase/Firebird, o esquema
de backup/restore usando o IBBackupService e
IBRestoreService vem muito a calhar..... funciona!

Uma vez fiz um esquema de backup, ibx tbm, que
depois de feito, ele usava o componente SplitFile
pra quebrar o arquivo no tamanho próprio do
disquete, pois o tamanho do gbk jah é pequeno.

Mas, e no caso do MySQL ???

GOSTEI 0
Alex Maia

Alex Maia

02/06/2004

Ultimamente consegui criar um esquema de backup e de restauração de dados do mysql. Ele é simples, mas efeciente. Funciona com mysql para windows, pois uso o mysqldump para jogar os dados para um arquivo texto, compactando depois com zipmaster, e uso o mysqlimport para importação do dados.
O bom é que até as imagens armazenadas são restauradas perfeitamente. Até mais.

GOSTEI 0
POSTAR