VARIAS BASE DE DADOS
QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS EM DIVIDIR O SISTEMA EM VARIAS BASE DE DADOS? PODE HAVER PERDA DE PERFORMANCE?
POR EXEMPLO:
EU DESENVOLVO UM SISTEMA PARA UMA EMPRESA ONDE CRIO UMA BASE DE DADOS PRA RECURSOS HUMANOS, OUTRA PRA AREA DE LOGISTICA, E MAIS UMA PRA FINANCAS.
POR EXEMPLO:
EU DESENVOLVO UM SISTEMA PARA UMA EMPRESA ONDE CRIO UMA BASE DE DADOS PRA RECURSOS HUMANOS, OUTRA PRA AREA DE LOGISTICA, E MAIS UMA PRA FINANCAS.
Marcos Santos
Curtidas 0
Melhor post
Mariana Carvalho
14/08/2014
olá Marcos, tudo bem?
a questão de performance depende do servidor(as configurações) e acho bom as bases de dados estarem em hd´s diferentes, pelo menos ja me falaram isso, agora não sei se isso é possivel no Oracle.
a questão de performance depende do servidor(as configurações) e acho bom as bases de dados estarem em hd´s diferentes, pelo menos ja me falaram isso, agora não sei se isso é possivel no Oracle.
GOSTEI 1
Mais Respostas
João Françozo
14/08/2014
Boa tarde Marcos,
Não há necessidade de você separar os bancos a não ser que você comercializa a parte as aplicações.
O banco Oracle é uma grande ferramentas que você configurar o banco de dados para ter a melhor performance.
O que devemos nos atendar é fazer os redo-log em unidades diferentes para ter o melhor performance, de padrão o Oracle vem com três redo eu crio umas duas ficando com 5 redo.
Att.
João Antonio
Não há necessidade de você separar os bancos a não ser que você comercializa a parte as aplicações.
O banco Oracle é uma grande ferramentas que você configurar o banco de dados para ter a melhor performance.
O que devemos nos atendar é fazer os redo-log em unidades diferentes para ter o melhor performance, de padrão o Oracle vem com três redo eu crio umas duas ficando com 5 redo.
Att.
João Antonio
GOSTEI 1
Mariana Carvalho
14/08/2014
Vantagem, se as bases estiverem em HD´s diferentes, sim, mas falo isso com base no SQL Server não tenho certeza se serve para o Oracle.
GOSTEI 1
João Françozo
14/08/2014
Sim, é o mesmo critério.
No Oracle você configura o CONTROL FILE e os REDO também em HD diferentes.
Dessa forma temos um desempenho melhor.
Att
João Antônio.
Att
João Antônio.
GOSTEI 1
Mariana Carvalho
14/08/2014
Sim, é o mesmo critério.
Att
João Antônio.
Att
João Antônio.
Que bom, todos os bancos sao assim?
GOSTEI 1
Marisiana Battistella
14/08/2014
Complementando o que o João falou...
Você não precisa criar bancos diferentes, você pode trabalhar com schemas diferentes...
Cria um schema para o RH, outro para a logistica, outro para finanças, etc...
Assim, vc consegue facilmente acessar os dados de um schema em outro schema apenas controlando as permissões de acesso.
Você não precisa criar bancos diferentes, você pode trabalhar com schemas diferentes...
Assim, vc consegue facilmente acessar os dados de um schema em outro schema apenas controlando as permissões de acesso.
GOSTEI 1
Marcos Santos
14/08/2014
A UTILIZAÇÃO DE VARIOS ESQUEMAS PODE TORNAR AS CONSULTAS MAIS DEMORADAS?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
14/08/2014
QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS EM DIVIDIR O SISTEMA EM VARIAS BASE DE DADOS? PODE HAVER PERDA DE PERFORMANCE?
POR EXEMPLO:
POR EXEMPLO:
Bom, se as bases tem tabelas que se relacionam, ou seja, uma precisa consultar dados da outra, então pode haver perda de performance sim, mas se são aplicações totalmente diferentes, você está fazendo certo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
14/08/2014
A UTILIZAÇÃO DE VARIOS ESQUEMAS PODE TORNAR AS CONSULTAS MAIS DEMORADAS?
Não. Se vc configurar de acordo, criar os indices necessários e depois utilizá-los corretamente, não vai deixar a consulta demorada.
GOSTEI 1
Mariana Carvalho
14/08/2014
Complementando o que o João falou...
Verdade Marisiana, só para lembrar, é possivel separar as partes do banco com schemas, são arquivos diferente ou o mesmo?
GOSTEI 0
João Françozo
14/08/2014
Citação:
Sim, é o mesmo critério.
Att
João Antônio.
Sim alguns muda um pouco a forma de fazer.
Sim, é o mesmo critério.
Att
João Antônio.
Sim alguns muda um pouco a forma de fazer.
GOSTEI 0
Mauricio Silva
14/08/2014
Na versão 12c voce pode utilizar o multitenant e criar diversas bases
https://www.oracle.com/database/index.html
https://www.oracle.com/database/index.html
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
14/08/2014
POR EXEMPLO:
POR EXEMPLO:
Depende muito a interdependência desses módulos/sistemas. Se eles são totalmente separados (o que acho difícil) você pode separar as bases, mas se um usa a tabela de um outro como relacionamento, você terá que deixar tudo junto MAS pode criar "esquemas (schema)" diferentes, afinal essa é a finalidade do schema.
GOSTEI 0
Alex Lekao
14/08/2014
Me metendo onde nao fui chamado. kkkk
Acredito que a melhor opcao sejam os schemas distintos mesmo.
Embora pareceme nao haver muita necessidade da separacao, visto que as areas do exemplo sao interelacionadas, normalmente os acessos ficam basicamente com as permissoes dos usuarios nas aplicacoes.
Mas de qualquer forma, cada caso eh um caso.
Abraco.
Acredito que a melhor opcao sejam os schemas distintos mesmo.
Embora pareceme nao haver muita necessidade da separacao, visto que as areas do exemplo sao interelacionadas, normalmente os acessos ficam basicamente com as permissoes dos usuarios nas aplicacoes.
Mas de qualquer forma, cada caso eh um caso.
Abraco.
GOSTEI 0