Variavel e Objeto
Em Orientação a Objetos o bicho pega! Se puderem me ajudar com uma duvida bem elementar, na linguagem mais simples possivel, a diferença entre Variavel e Objeto.
Felipe Moreira
Curtidas 0
Melhor post
Randrade
14/09/2015
Vamos tentar lhe ajudar um pouco.
Antes de mais nada, a definição de variável e objeto:
Objeto.: De maneira geral, Objeto é uma classe sendo estanciada!! De maneira mais Conceitual, um objeto é algo distinguível que contém atributos (ou propriedades) e possui um comportamento. Cada objeto tem uma identidade e é distinguível de outro mesmo que seus
atributos sejam idênticos.
Uma variável referenciará sempre a um tipo primitivo de Java ou a qualquer outro objeto criado em nosso programa.
Digamos que possuímos a classe Conta. e ela possui os atributos: Numero, dono, saldo e limite. A declaração dessa classe seria algo assim:
Agora, precisamos trabalhar com essa classe. Para fazer isso, é necessário realizar uma instância dessa classe, gerando um objeto.
Neste exemplo, através da variável minhaConta, podemos acessar o objeto recém criado para alterar seu dono, seu saldo, etc:
Já uma variável, você pode definir ela de qualquer tipo, para qualquer funcionalidade. Exemplo:
Neste exemplo, estamos criando uma variável novoSaldo do tipo double e fazendo o que queremos com ela. Neste caso, estamos apenas subtraindo pela variável quantidade.
Não sei se consegui ser claro o bastante, mas se ainda possuir dúvidas poste quais são, que tento me expressar melhor.
Referências:
Caelum: Apostila java orientacao a objetos
Tipos primitivos e variável java
Antes de mais nada, a definição de variável e objeto:
Objeto.: De maneira geral, Objeto é uma classe sendo estanciada!! De maneira mais Conceitual, um objeto é algo distinguível que contém atributos (ou propriedades) e possui um comportamento. Cada objeto tem uma identidade e é distinguível de outro mesmo que seus
atributos sejam idênticos.
Uma variável referenciará sempre a um tipo primitivo de Java ou a qualquer outro objeto criado em nosso programa.
Digamos que possuímos a classe Conta. e ela possui os atributos: Numero, dono, saldo e limite. A declaração dessa classe seria algo assim:
class Conta {
int numero;
String dono;
double saldo;
double limite;
// ..
}Agora, precisamos trabalhar com essa classe. Para fazer isso, é necessário realizar uma instância dessa classe, gerando um objeto.
class Programa {
public static void main(String[] args) {
Conta minhaConta;
minhaConta = new Conta();
}
}Neste exemplo, através da variável minhaConta, podemos acessar o objeto recém criado para alterar seu dono, seu saldo, etc:
class Programa {
public static void main(String[] args) {
Conta minhaConta;
minhaConta = new Conta();
minhaConta.dono = "Duke";
minhaConta.saldo = 1000.0;
System.out.println("Saldo atual: " + minhaConta.saldo);
}
}Já uma variável, você pode definir ela de qualquer tipo, para qualquer funcionalidade. Exemplo:
class Conta {
double salario;
// ... outros atributos ...
void saca(double quantidade) {
double novoSaldo = this.saldo - quantidade;
this.saldo = novoSaldo;
}
}Neste exemplo, estamos criando uma variável novoSaldo do tipo double e fazendo o que queremos com ela. Neste caso, estamos apenas subtraindo pela variável quantidade.
Não sei se consegui ser claro o bastante, mas se ainda possuir dúvidas poste quais são, que tento me expressar melhor.
Referências:
Caelum: Apostila java orientacao a objetos
Tipos primitivos e variável java
GOSTEI 1
Mais Respostas
Felipe Moreira
12/09/2015
............
GOSTEI 0
Felipe Moreira
12/09/2015
Ótima explicação, vou entendi mas vou estudar mais um pouco! Obrigado.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
12/09/2015
Não lembro de ter algo tão bem explicado! Muito bom para tirar essa duvida e até fixar o assunto, para quem não pratica fica ruim.
GOSTEI 0