Vendas Balcão
Bom dia :P
estou com a seguinte dúvida como faço um sistema para venda em balcão tipo de supermercado, tenho uma tabela de venda e uma de item de venda.
gostaria que ficasse assim, o usuário digita o produto (código de barra) e a quantidade, com isso eu busco o valor unitário no banco e calculo o valor total do item e quando ele apertar o enter seria outro item.... e tb teria que ir somando em um label com o total da compra. algém teria alguma ideia? algum exemplo prático ou uma ideia melhor...
agradecida
Andressa
estou com a seguinte dúvida como faço um sistema para venda em balcão tipo de supermercado, tenho uma tabela de venda e uma de item de venda.
gostaria que ficasse assim, o usuário digita o produto (código de barra) e a quantidade, com isso eu busco o valor unitário no banco e calculo o valor total do item e quando ele apertar o enter seria outro item.... e tb teria que ir somando em um label com o total da compra. algém teria alguma ideia? algum exemplo prático ou uma ideia melhor...
agradecida
Andressa
Dessa
Curtidas 0
Melhor post
Tremonti
30/01/2006
Pra mim também por favor
fernando_tremonti@yahoo.com.br
fernando_tremonti@yahoo.com.br
GOSTEI 1
Mais Respostas
Edilcimar
14/10/2005
seguindo a sua idéia, vc coloca os produtos indexados pelo codigo de barra (para ficar mais rápido), se o código for encontrado pega o preço unitário e coloca na tela, ao digitar a quantidade calcula o valor total do produto e coloca na tela o total do produto , ao dar o enter ou qualquer outra tecla que vc queira, soma o valor total do produto ao valor total da venda e mostra o total da venda, depois arranja uma tecla para finalizar a venda, um campo para o valor pago e fornece o valor do troco
GOSTEI 0
Lindomar.des
14/10/2005
Andressa,
Pensando no futuro do sistema, seria bom já pensar nele rodando em vários caixas ao mesmo tempo. Logo seria mais seguro e rápido a base ser acessada localmente. Digo isso pq trabalho com sistema para supermercados.
1-Tempo 02 tabelas principais: cliente e produto (paradox).
2-As vendas são gravadas em arq. texto seguindo o padrão: dyddmmyy.ncx onde:
´dy´ é um identificador do meu arq. (abreviação de Daily)
dd = dia
mm = mes
yy = ano
ncx = numero do caixa
esse arquivo de venda é gravado localmente e no servidor (quando a rede está ativa).
3-no servidor tenho uma aplicação que fica importando as vendas desse arquivo para o meu retaguarda (Firebird).
Essa é a lógica básica da integração do meu frente com o retaguarda. Agora seguindo sua solicitação e o post do eldicimar:
1-o usuário passa o cod. de barras no leitor.
2-o sistema já interpreta como sendo quantidade = 1;
3-caso a quantidade seja diferente de 1, o usuario digita a quantidade e pressiona a letra X. Depois passa o cod. de barras no leitor.
4-o sistema procura o produto na tabela, multiplica a quantiadade pelo preço unitario e mostra no label.
4.1-em se tratando de impressão fiscal, essa totalização só é feita após
impressão com sucesso da informação na ecf.
4.2-para produtos pesados, a quantidade não vem no codigo da etiqueta,
deve-se pesquisar o produto, dividir o valor total da etiqueta pelo
preço unitário para obter a quantidade.
5-terminado a compra é chamada a tela de subtotal onde será informada
a forma de pagamento, valor pago e possívelmente o troco.
6-após a finalização da compra é gravado o arq. de venda.
A grosso modo(resumido), é assim q meu frente de loja trabalha.
Pensando no futuro do sistema, seria bom já pensar nele rodando em vários caixas ao mesmo tempo. Logo seria mais seguro e rápido a base ser acessada localmente. Digo isso pq trabalho com sistema para supermercados.
1-Tempo 02 tabelas principais: cliente e produto (paradox).
2-As vendas são gravadas em arq. texto seguindo o padrão: dyddmmyy.ncx onde:
´dy´ é um identificador do meu arq. (abreviação de Daily)
dd = dia
mm = mes
yy = ano
ncx = numero do caixa
esse arquivo de venda é gravado localmente e no servidor (quando a rede está ativa).
3-no servidor tenho uma aplicação que fica importando as vendas desse arquivo para o meu retaguarda (Firebird).
Essa é a lógica básica da integração do meu frente com o retaguarda. Agora seguindo sua solicitação e o post do eldicimar:
1-o usuário passa o cod. de barras no leitor.
2-o sistema já interpreta como sendo quantidade = 1;
3-caso a quantidade seja diferente de 1, o usuario digita a quantidade e pressiona a letra X. Depois passa o cod. de barras no leitor.
4-o sistema procura o produto na tabela, multiplica a quantiadade pelo preço unitario e mostra no label.
4.1-em se tratando de impressão fiscal, essa totalização só é feita após
impressão com sucesso da informação na ecf.
4.2-para produtos pesados, a quantidade não vem no codigo da etiqueta,
deve-se pesquisar o produto, dividir o valor total da etiqueta pelo
preço unitário para obter a quantidade.
5-terminado a compra é chamada a tela de subtotal onde será informada
a forma de pagamento, valor pago e possívelmente o troco.
6-após a finalização da compra é gravado o arq. de venda.
A grosso modo(resumido), é assim q meu frente de loja trabalha.
GOSTEI 0
Dessa
14/10/2005
valeu, mas como faço para salvar no banco quando ele clicar enter, pois ainda não salvei a venda, e se ele cancelar.. coloquei o commit.. esta certo?
GOSTEI 0
Edilcimar
14/10/2005
o commit é pra finalizar, pra cancelar o rollback
GOSTEI 0
Dessa
14/10/2005
valeu pela ajuda, mas quando devo salvar no banco o item e a venda?
eu consigo dar vários insert em item mesmo quando ainda não deu commit? como faço para capturar a tecla enter?
eu consigo dar vários insert em item mesmo quando ainda não deu commit? como faço para capturar a tecla enter?
GOSTEI 0
Marcio Santos
14/10/2005
Olá
tenho uma aplicação que é basicamente o q vc quer . entre em contato que posso mandar uma copia para vc.
Marcio Santos
GOSTEI 0
Dessa
14/10/2005
ok, eu quero sim.. vai me ajudar muito, mas não posso enviar e-mail daqui da empresa... entro em contato com vc a noite se conseguir entrar na internet em casa.
email: dessapetroli@yahoo.com.br
Valeu a todos
Andressa
email: dessapetroli@yahoo.com.br
Valeu a todos
Andressa
GOSTEI 0
Sistemald
14/10/2005
oi, me envie tb, pois poderei disponibilizar em um ftp, para que todos tenham acesso!
sistemald@donato.inf.br
sistemald@donato.inf.br
GOSTEI 0
Martins
14/10/2005
Quanto a salvar no banco, cancelar venda, excluir intem, para tornar esse trabalho menos complicado o melhor seria vc trabalhar com Tabela Temporaria, e so gravar definitivamente no banco quando fechasse a venda, acho q assim seria melhor.
E caro colega.
[quote:6e6a6a79ce=´Marcio Santos´]Olá
tenho uma aplicação que é basicamente o q vc quer . entre em contato que posso mandar uma copia para vc.
Marcio Santos[/quote:6e6a6a79ce]
vc poderia enviar uma cópia para martinsbios@gmail.com?
Gostaria de estudar esse código.
Obrigado!!
Dessa espero q lhe ajude!!!
GOSTEI 0
Monteirog12
14/10/2005
Márcio, tem como vc enviar pro meu e-mail uma cópia desse exemplo que vc citou? Tô com esse problema também de enviar vários itens para a tabela. Tô usando o StringGrid, ele grava os itens no banco mas sempre aparece a msg (´ não é um valor inteiro válido).
Agradeço desde já!!!
monteirog12@gmail.com
Agradeço desde já!!!
monteirog12@gmail.com
GOSTEI 0
Pereiramarcos
14/10/2005
se nao se importa pode me enviar tb... estou migrando meu Dbf para fire bird e to meio perdiro, ja fix ate em ADS....
maape@superig.com.br
maape@superig.com.br
GOSTEI 0
Scotchtriplo
14/10/2005
Se possível gostaria que me enviassem o programa ou o código para eu analisar parecer ser o que eu estou precisando, Abrigado!!!
E-mail: scotchtriplo@hotmail.com
Valeu
E-mail: scotchtriplo@hotmail.com
Valeu
GOSTEI 0
Adelor Silva
14/10/2005
Se possível poderia mandar para mim também... estou estudando... e justamente estou entrando nesta etapa... onde tenho que entender como se grava vários produtos de vendas...
adelor@gmail.com
adelor@gmail.com
GOSTEI 0
Mahdak
14/10/2005
por favor, se voce puder mandar pra mim tambem
jpxst@hotmail.com
jpxst@hotmail.com
GOSTEI 0
Pro-luck
14/10/2005
Nesses sistemas de PDV, é necessário que todos os produtos vendidos fiquem gravados numa outra tabela, ou apenas o nº do pedido, com total e data ficam armazenados?
GOSTEI 0
Marjonio
14/10/2005
Marcio Santo por gentileza o amigo poderia enviar o código deste programa para meu<br />
e-mail pois estou desenvolvendo uma aplicação e preciso para estudo.já agradeço antecipadamente.
e-mail pois estou desenvolvendo uma aplicação e preciso para estudo.já agradeço antecipadamente.
GOSTEI 0
Marjonio
14/10/2005
Se possível poderia mandar codigo deste programa para mim também... estou estudando... e justamente estou entrando nesta etapa
marjonio41@gmail.com
marjonio41@gmail.com
GOSTEI 0
Marjonio
14/10/2005
Se possível poderia mandar para mim também... estou estudando... e justamente estou entrando nesta etapa
marjonio41@gmail.com
marjonio41@gmail.com
GOSTEI 0
Marjonio
14/10/2005
Se possível poderia mandar para mim também... estou estudando... e justamente estou entrando nesta etapa
marjonio41@gmail.com
marjonio41@gmail.com
GOSTEI 0
Marjonio
14/10/2005
Olá
Marcio Santos
marjonio41@gmail.com
GOSTEI 0