Verificar quais botões exite no Form?
Pessoal,
Estou criando uma aplicação que cria os botões em tempo de execução de acordo com o banco de dados, ou seja, da um loop no banco de dados e a cada registro que ele acha pega o nome cria um botão e no caption do botão coloca o nome que estava no banco de dados...
Beleza! Funciona que é uma blz.
Mais tem um problema, agora preciso saber quais botões existe nesse form.
Como faço isso?
Abraço
Estou criando uma aplicação que cria os botões em tempo de execução de acordo com o banco de dados, ou seja, da um loop no banco de dados e a cada registro que ele acha pega o nome cria um botão e no caption do botão coloca o nome que estava no banco de dados...
Beleza! Funciona que é uma blz.
Mais tem um problema, agora preciso saber quais botões existe nesse form.
Como faço isso?
Abraço
Redoctober
Curtidas 0
Respostas
Paulo_amorim
15/06/2004
Olá
VocÊ poderia, quando criar o botão, setar a tag para um valor de teu conhecimento...p.ex. 10
Dai faz
Claro, isso se vc tem outros botões além dos que vc já criou...
se nao, eh soh fazer
Espreo que ajude
Até+
VocÊ poderia, quando criar o botão, setar a tag para um valor de teu conhecimento...p.ex. 10
Dai faz
for i := 0 to ComponentCount -1 do if Components[i].Tag = 10 then ShowMessage(´Esse eh um dos meus botões´);
Claro, isso se vc tem outros botões além dos que vc já criou...
se nao, eh soh fazer
for i := 0 to ComponentCount-1 do if Components[i] is TButton then ShowMessage(´Esse eh um dos meus botões´);
Espreo que ajude
Até+
GOSTEI 0
Omar Cury
15/06/2004
Bom dia colegas,
Aproveitando o tópico, como eu poderia deixar os botoes com TAG 1 = enabled=false, e os botoes com a TAG 2 = True.
Seria bom pra facilitar a manipulação de botoes.
Ex. qdo eu clicar no botao INCLUIR(tag 1), desativar todos os botoes c/ TAG 1 exceto o GRAVAR(tag 2) e o CANCELAR(tag 2).
Valeu
Aproveitando o tópico, como eu poderia deixar os botoes com TAG 1 = enabled=false, e os botoes com a TAG 2 = True.
Seria bom pra facilitar a manipulação de botoes.
Ex. qdo eu clicar no botao INCLUIR(tag 1), desativar todos os botoes c/ TAG 1 exceto o GRAVAR(tag 2) e o CANCELAR(tag 2).
Valeu
GOSTEI 0
Paulo_amorim
15/06/2004
Olá
for i := 0 to ComponentCount -1 do
case Components[i].Tag of
1: TButton(Components[i]).Enabled := FALSE;
2: TButton(Components[i]).Enabled := TRUE;
end;
Eu não testei esse código, mas deve funcionar...
Até+
for i := 0 to ComponentCount -1 do
case Components[i].Tag of
1: TButton(Components[i]).Enabled := FALSE;
2: TButton(Components[i]).Enabled := TRUE;
end;
Eu não testei esse código, mas deve funcionar...
Até+
GOSTEI 0
Omar Cury
15/06/2004
Nao funcionou Paulo, qdo digitado o ´ 1: TButton(Components[i]).Enabled := FALSE; ´ o delphi nao enxerga o ENABLED.
Caso tenha mais sugestões, mande-me por favor.
Obrigado
Caso tenha mais sugestões, mande-me por favor.
Obrigado
GOSTEI 0