Verificar se cadastro já existe antes de salvar Cadastro.
Olá,
Peço encarecidamente a ajuda de vocês! Estou com um formulário de cadastro de cidade pronto!
Neste formulário devo verificar antes de salvar o cadastro se ele existe. Já tentei criar uma
Procedure dentro da tabela no BeforePost, porém não consegui sucesso nesta, então se eu con-
seguir um exemplo ou algum link onde já tenha essa dúvida agradeço!
Obrigado!
Peço encarecidamente a ajuda de vocês! Estou com um formulário de cadastro de cidade pronto!
Neste formulário devo verificar antes de salvar o cadastro se ele existe. Já tentei criar uma
Procedure dentro da tabela no BeforePost, porém não consegui sucesso nesta, então se eu con-
seguir um exemplo ou algum link onde já tenha essa dúvida agradeço!
Obrigado!
Ariel Morgan
Curtidas 0
Respostas
Marisiana Battistella
15/06/2015
Olá Ariel!
Você tem que fazer essa verificação antes de inserir.
BeforePost é o único evento que você pode utilizar para fazer essa verificação antes da inserção?
Faz tempo q não trabalho com Delphi e não lembro exatamente como é.
Você tem que fazer essa verificação antes de inserir.
BeforePost é o único evento que você pode utilizar para fazer essa verificação antes da inserção?
Faz tempo q não trabalho com Delphi e não lembro exatamente como é.
GOSTEI 0
Ariel Morgan
15/06/2015
É o BeforePost, só que não estou conseguindo fazer, desculpa! Esqueci de falar que estou usando a tabela no dataModule que dei o nome de dmDados e o nome da tabela é tbl_cidades, então se a cidade e o estado(UF) forem iguais ele apresenta uma mensagem dizendo que já existe o cadastro da cidade e retorna para tela de cadastro...
não estou conseguindo fazer isso diretamente no dataModule
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
15/06/2015
Você tem que fazer isso no botão de Inserção e Edição do formulário..
Que tipo de button vc utiliza? É o DBSpeedButton?
Eu lembro que tem um evento que se executa antes da inserção, mas tem que ser com o DBSpeedButton...
Que tipo de button vc utiliza? É o DBSpeedButton?
Eu lembro que tem um evento que se executa antes da inserção, mas tem que ser com o DBSpeedButton...
GOSTEI 0
Ricardo Araujo
15/06/2015
Colegar, primeiro fazer uma pesquisa no banco de dados do que está querendo salvar, se o resultado for positivo então você apresenta a mensagem, se o valor for negativo então grava as informações na base de dados.
Espero ter ajudado!!
Espero ter ajudado!!
GOSTEI 0
Alexsandro
15/06/2015
É o BeforePost, só que não estou conseguindo fazer, desculpa! Esqueci de falar que estou usando a tabela no dataModule que dei o nome de dmDados e o nome da tabela é tbl_cidades, então se a cidade e o estado(UF) forem iguais ele apresenta uma mensagem dizendo que já existe o cadastro da cidade e retorna para tela de cadastro...
não testei mas tenta assim...
no botão de salvar
if dmdados.tbl_cidades.locate('cidade',edit1.text,[lopartialkey,loCaseInsensitive]) = '' and dmdados.tbl_cidades.locate('uf',edit2.text,[lopartialkey,loCaseInsensitive]) = '';
begin
post;
end
else
begin
showmessage('Cidade/UF Já cadastrado');
end;declarar na uses --> DB
edit1 local onde você informa a cidade, e edit2 local onde você informa o UF
GOSTEI 0
Ariel Morgan
15/06/2015
Eu fazia isso e apresentava a mensagem mas ainda postava os dados, porém após várias tentativas
criei uma table dentro do formulário e fiz tudo a partir deste! Inserindo a validação no BeforePost, ai consegui concluir!
procedure TfrCadCidade.qry_cidadesBeforePost(DataSet: TDataSet);
begin
if (qry_cidades.Locate('CID_NOME; CID_UF; CID_PAIS; CID_ATIVO', VarArrayOf([edt_nome.Text, edt_uf.Text, cb_pais.Text, 'False']), [])) then
MessageDlg('Verifique!' + #13 + 'O Item já está cadastrado e inativo!', mtWarning, [mbOK], 0)
else if (qry_cidades.Locate('CID_NOME; CID_UF; CID_PAIS; CID_ATIVO', VarArrayOf([edt_nome.Text, edt_uf.Text, cb_pais.Text, 'True']), [])) then
MessageDlg('Verifique!' + #13 + 'O Item já está cadastrado e Ativo!', mtWarning, [mbOK], 0)
else
qry_cidades.Post;
MessageDlg('Sucesso!' + #13 + 'Cadastrado com sucesso!', mtWarning, [mbOK], 0)
Close;
end;
Obrigado gente ;)
criei uma table dentro do formulário e fiz tudo a partir deste! Inserindo a validação no BeforePost, ai consegui concluir!
procedure TfrCadCidade.qry_cidadesBeforePost(DataSet: TDataSet);
begin
if (qry_cidades.Locate('CID_NOME; CID_UF; CID_PAIS; CID_ATIVO', VarArrayOf([edt_nome.Text, edt_uf.Text, cb_pais.Text, 'False']), [])) then
MessageDlg('Verifique!' + #13 + 'O Item já está cadastrado e inativo!', mtWarning, [mbOK], 0)
else if (qry_cidades.Locate('CID_NOME; CID_UF; CID_PAIS; CID_ATIVO', VarArrayOf([edt_nome.Text, edt_uf.Text, cb_pais.Text, 'True']), [])) then
MessageDlg('Verifique!' + #13 + 'O Item já está cadastrado e Ativo!', mtWarning, [mbOK], 0)
else
qry_cidades.Post;
MessageDlg('Sucesso!' + #13 + 'Cadastrado com sucesso!', mtWarning, [mbOK], 0)
Close;
end;
Obrigado gente ;)
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
15/06/2015
Por nada Ariel!
Participe do fórum sempre que puder!
Participe do fórum sempre que puder!
GOSTEI 0