void é tipo de dado?

Java

09/04/2009

:twisted: Fomentem nossa discussão: [b]void é ou não é um tipo de dado?[/b] :arrow: Por gentileza, fundamentem suas opiniões! Vale link, citação de livros....etc...etc.... :wink:
Francine

Francine

Curtidas 0

Respostas

Murilo Lopes

Murilo Lopes

09/04/2009

void é uma palavra chave ? se é serve para abrir ,exemplo= "void main" o void abre o main , como uma chave abre uma porta , sei lá eu acho que é isso , eu votei no "Depende do ponto de vista" por que não sei e é sim ou não . :wink:
GOSTEI 0
Murilo Lopes

Murilo Lopes

09/04/2009

Bom.... até q consigam me provar o contrario.... minha resposta é: "De modo algum!" :?: :?: :?: :?: :?: Se métodos fossem criados para retornarem apenas objetos (tirando a necessidade do 'void') os metodos sem retorno retornariam null...
GOSTEI 0
Murilo Lopes

Murilo Lopes

09/04/2009

Void Indica que um método não tem retorno. Não existe, nunca existiu e nunca vai existir outra utilidade pra ele. [color=white:28f8c5a085]Mais tem gente que pensa que eh neh Fran.[/color:28f8c5a085]
GOSTEI 0
Murilo Lopes

Murilo Lopes

09/04/2009

[quote="Murilosl"]void é uma palavra chave ? se é serve para abrir ,exemplo= "void main" o void abre o main , como uma chave abre uma porta , sei lá eu acho que é isso , eu votei no "Depende do ponto de vista" por que não sei e é sim ou não . :wink:
Ou é ou não é? Se for em algum caso então é. :oops:
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

Não é! Se fosse vc poderia declarar variaveis void tambem. Agora imaginem:
void minhaVariavel = // o que vai aqui?!
valeuz...
GOSTEI 0
.christiano.

.christiano.

09/04/2009

Nunca. void segundo a Sun: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/information/glossary.html#void int segundo a Sun: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/information/glossary.html#int Tipos literais de dados, novamente, segundo a Sun: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/nutsandbolts/datatypes.html
public class Teste{

void a; //nao funciona pois void não é um tipo de dados

void a =null; //nao funciona pois void não é um tipo de dados

void a(){ //funciona pois void é uma keyword que indica que não há retorno para métodos

}
}
GOSTEI 0
Vitor Pamplona

Vitor Pamplona

09/04/2009

Não pode fazer isso??? :)
void minhaVariavel = null;
void minhaVariavel = void;

public minhaVariavel setNome(String nm) {
    nome = nm;
}
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
GOSTEI 0
.christiano.

.christiano.

09/04/2009

Socorro, socorro!!!!! Estão assassinando o Java!!!!! aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh [img]http://forum.streetsampa.com.br/images/smiles/new_2gunsfiring_v1.gif[/img] [img]http://forum.streetsampa.com.br/images/smiles/new_snipersmilie.gif[/img] [img]http://forum.streetsampa.com.br/images/smiles/eusa_wall.gif[/img]
GOSTEI 0
Vitor Pamplona

Vitor Pamplona

09/04/2009

kkkkkkkkk :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: Era bem isso mesmo.... Ah... qualé... somente uns xunxos a mais :) :!: :!: :!: :!:
GOSTEI 0
Vitor Pamplona

Vitor Pamplona

09/04/2009

É Volnei....tem gente que TEM CERTEZA que é tipo de dado, a ponto de me falar que se eu mostrar que a Sun falou que não é, vai me provar mesmo assim que é. Ai meu Deus. "- Francine, mas como é a sintaxe? - Public, tipo de retorno, nom... - Não não. É o tipo de dado. - Tá, vou te provar que não é. - Mas é sim. " :?: :?: :?: :?: :?: :?:
GOSTEI 0
.christiano.

.christiano.

09/04/2009

Já tenho dois posts pendentes no meu blog a respeito disso. 1- A mesma pessoa afirmou que não existe cast de Objetos em Java. Então escrevi um "mini-tutorial" a respeito de cast em Java 2- void é tipo de dados. Escrevi mais uma coisinha pra provar que não é. Só estou esperando o blog voltar pro ar pra colocar lá. O link pra ele tá no fim da minha assinatura.
GOSTEI 0
.christiano.

.christiano.

09/04/2009

[quote=".Christiano."]Já tenho dois posts pendentes no meu blog a respeito disso. 1- A mesma pessoa afirmou que não existe cast de Objetos em Java. Então escrevi um "mini-tutorial" a respeito de cast em Java 2- void é tipo de dados. Escrevi mais uma coisinha pra provar que não é. Só estou esperando o blog voltar pro ar pra colocar lá. O link pra ele tá no fim da minha assinatura.
Que tal mudar o titulo do blog? [color=red:0aaf72e9e9][size=18:0aaf72e9e9][b]"Pérolas em Java"[/b][/size:0aaf72e9e9][/color:0aaf72e9e9]
GOSTEI 0
.christiano.

.christiano.

09/04/2009

[quote="lucastex"]Que tal mudar o titulo do blog? [color=red:303173300c][size=18:303173300c][b]"Pérolas em Java"[/b][/size:303173300c][/color:303173300c]
Pérolas nada... Pelo que me contam (tem muita gente me falando) isso ta tão batido que parece até cascalho em estrada de terra. Fácil, fácil de achar...
GOSTEI 0
Francine

Francine

09/04/2009

Pessoal, foi admitido que void não é um tipo de dado. (Ganhei meus 5 pontos na prova :P ) Porém ainda fica martelando na minha cabeça a seguinte frase que ouvi: "- Realmente, void em JAVA não é tipo de dado, mas em outra linguagem que eu usava, era sim." :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

[quote="francine"] "- Realmente, void em JAVA não é tipo de dado, mas em outra linguagem que eu usava, era sim."
A lnguagem em quetão é o C/C++. Nela você poderia fazer isso:
void* v = "string";
String *s = (String*) v;
O "*" indica um ponteiro. Grato,
GOSTEI 0
Flávio Bianchi

Flávio Bianchi

09/04/2009

No caso o void indica que a variável pode ser de qualquer tipo e não que tenha um tipo específico chamado void. :roll:
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

É quase como o Object no Java
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

Bom, ontem perguntei pra prof de C se void era tipo de dado...ela fez que não com a cabeça [size=9:7ca1c51782](não vou por palavras na boca dela pra depois não me complicar mais ainda)[/size:7ca1c51782] :censored: [b] [size=7:7ca1c51782][color=white:7ca1c51782]E depois do seu post eu ia escrever....mas na verdade meus prof não são muito confiáveis não...[/color:7ca1c51782][/size:7ca1c51782][/b]
GOSTEI 0
Flávio Bianchi

Flávio Bianchi

09/04/2009

[quote="rafael_afonso"]É quase como o Object no Java
Bem colocado esse "quase", pois o Object apesar de ser a classe-pai do Java ainda é um tipo de dado. :!:
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

Hum..... pra ressucitar e apimentar um pouquinho... O que acham disto? [url=http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/java/lang/Void.html]Classe java.lang.Void[/url]
The Void class is an uninstantiable placeholder class to hold a reference to the Class object representing the Java keyword void.
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

Olá: Esse cara existe desde o java 1.1. Mas... Alguem já usou esse cara para alguma coisa??? Grato,
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

[quote="rafael_afonso"]Olá: Esse cara existe desde o java 1.1. Mas... Alguem já usou esse cara para alguma coisa??? Grato,
Talvez um programador JavaScript, VBScript tenha usado já 8)
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

[quote="rafael_afonso"]Esse cara existe desde o java 1.1. Mas... Alguem já usou esse cara para alguma coisa???
Isso é pra quando usamos reflection de métodos que retornam void.
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

[quote="ronaldtm"][quote="rafael_afonso"]Esse cara existe desde o java 1.1. Mas... Alguem já usou esse cara para alguma coisa???
Isso é pra quando usamos reflection de métodos que retornam void.
Pode ser considerado um tipo de dado?
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

Boa pergunta... e alem disso o void ate tem uma classe:
Class v = void.class;
assert v != null : "void has no class";
:arrow: só não dá para instanciar:
Class v = void.class;
Object o = v.newInstance();
:twisted:
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

Void é uma coisa, void é outra! Void v = new Void(); //O construtor não é visível!!!! void v; void é um tipo de dado inválido para a Variavel c; Alguém já usou uma variável void? Tem uma coluna no banco de dados como o tipo void? Existe o ResultSet.getVoid()? Existe System.out.prinrln(void)? Pra mim não é tipo de dado!!
GOSTEI 0
Flávio Bianchi

Flávio Bianchi

09/04/2009

Volnei, eu já usei variáveis definidas como void em programas em C. Como não tinha condição de controlar o tipo de dado que a variável receberia, acabei utilizando o void e por incrível que pareça funcionou muito bem.
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

[quote="Flavio R. Bianchi"]Volnei, eu já usei variáveis definidas como void em programas [b][size=18:5c08bed24a]em C[/size:5c08bed24a][/b].
Em C, a gente pode dar cast de qualquer variável pra qualquer coisa, por isso uma variável 'sem tipo' tem sentido. Como dizem, C é mais um 'assembly estruturado' que qualquer outra coisa :) Em C, void era um tipo de dado, porque ele podia guardar qualquer dado. Em java, ele não é um tipo de dado, simplesmente porque não pode guardar dado algum! [size=3:5c08bed24a](afe, que discussão inútil... :))[/size:5c08bed24a] Tetsuo
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

[quote="volnei"] Pra mim não é tipo de dado!!
heheheheheh eita Volnei! :!: ce ainda lembra dela?
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

Nussa... nem quero lembrar.... [quote="francine"][quote="volnei"] Pra mim não é tipo de dado!!
heheheheheh eita Volnei! :!: ce ainda lembra dela?
GOSTEI 0
Rafael Afonso

Rafael Afonso

09/04/2009

Segundo a teoria de tipos (pode verificar lendo o livro do Pierce sobre linguagens de programação) existe um tipo chamado Unit cujo único valor possivel é unit. Não confunda o termo unit com o tipo Unit. Em haskell, esse tipo Unit é Unit mesmo e esse único elemento unit é o (). Em java, VOID representa o tipo Unit e o elemento unit no java nao é transparente para nós programadores. O tipo Unit quer dizer que há um tipo de retorno, que para os programadores significa nenhum retorno, mas que para o compilador tem um retorno sim, como o () do haskell. Em java, como dito acima, nao sabemos qual é esse elemento unit. Espero ter ajudado...
GOSTEI 0
Jonatas Moraes

Jonatas Moraes

09/04/2009

é uma palavra-chave da linguagem de programação de Java usada em declarações do método para especificar que o método não retorna nenhum valor. " void" pode igualmente ser usado como uma indicação não funcional
GOSTEI 0
POSTAR